Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1792 |
Resumo: | Este estudo foca o conhecimento de conteúdo de Geometria de professores do 1.º ciclo do ensino básico portugueses e as suas perspetivas sobre o ensino deste tema nos primeiros anos de escolaridade. Os dados foram recolhidos através de um teste sobre tópicos de Geometria e de um questionário, que foi respondido por 14 professores. O estudo revela que os professores têm acentuadas dificuldades em tópicos como transformações geométricas, propriedades da mediatriz e dos quadriláteros e também na determinação dos valores das grandezas área e volume. Sobre as perspetivas relativas ao ensino de Geometria, a maioria dos professores valoriza estratégias de ensino centradas na sua própria atividade e na repetição de exercícios pelos alunos. Para ultrapassarem dificuldades que os alunos apresentam na aprendizagem de tópicos de Geometria, alguns professores agrupam esses alunos com outros que revelam melhor compreensão, enquanto outros recorrem à repetição de exercícios. As dificuldades e limitações que os professores revelam no seu conhecimento de conteúdo matemático sobre tópicos da Geometria elementar refletem-se acentuadamente nas suas perspetivas sobre o ensino e aprendizagem da Matemática. |
id |
RCAP_02f59d9f5bd7a2e3fe6f82dd3922ba28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1792 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensinoGeometry’s knowledge and teachers’ perspectives of the 1st basic education's cycle about its teachingConhecimento do conteúdo de Geometria.Professores.Primeiros anos de escolaridadeEste estudo foca o conhecimento de conteúdo de Geometria de professores do 1.º ciclo do ensino básico portugueses e as suas perspetivas sobre o ensino deste tema nos primeiros anos de escolaridade. Os dados foram recolhidos através de um teste sobre tópicos de Geometria e de um questionário, que foi respondido por 14 professores. O estudo revela que os professores têm acentuadas dificuldades em tópicos como transformações geométricas, propriedades da mediatriz e dos quadriláteros e também na determinação dos valores das grandezas área e volume. Sobre as perspetivas relativas ao ensino de Geometria, a maioria dos professores valoriza estratégias de ensino centradas na sua própria atividade e na repetição de exercícios pelos alunos. Para ultrapassarem dificuldades que os alunos apresentam na aprendizagem de tópicos de Geometria, alguns professores agrupam esses alunos com outros que revelam melhor compreensão, enquanto outros recorrem à repetição de exercícios. As dificuldades e limitações que os professores revelam no seu conhecimento de conteúdo matemático sobre tópicos da Geometria elementar refletem-se acentuadamente nas suas perspetivas sobre o ensino e aprendizagem da Matemática.REVEMAT. eISSN 1981-1322. Florianópolis (SC)Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuViseu, FlorianoMenezes, LuísAlmeida, Júlia2013-09-18T12:42:57Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1792porViseu, F., Menezes, L. & Almeida, J. (2013). Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1.º ciclo do ensino básico1 sobre o seu ensino. REVEMAT. v. 08, n. 1, p. 156-178.ISSN 1981-1322info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:05Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:05.052560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino Geometry’s knowledge and teachers’ perspectives of the 1st basic education's cycle about its teaching |
title |
Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino |
spellingShingle |
Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino Viseu, Floriano Conhecimento do conteúdo de Geometria. Professores. Primeiros anos de escolaridade |
title_short |
Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino |
title_full |
Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino |
title_fullStr |
Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino |
title_full_unstemmed |
Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino |
title_sort |
Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino |
author |
Viseu, Floriano |
author_facet |
Viseu, Floriano Menezes, Luís Almeida, Júlia |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Luís Almeida, Júlia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viseu, Floriano Menezes, Luís Almeida, Júlia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento do conteúdo de Geometria. Professores. Primeiros anos de escolaridade |
topic |
Conhecimento do conteúdo de Geometria. Professores. Primeiros anos de escolaridade |
description |
Este estudo foca o conhecimento de conteúdo de Geometria de professores do 1.º ciclo do ensino básico portugueses e as suas perspetivas sobre o ensino deste tema nos primeiros anos de escolaridade. Os dados foram recolhidos através de um teste sobre tópicos de Geometria e de um questionário, que foi respondido por 14 professores. O estudo revela que os professores têm acentuadas dificuldades em tópicos como transformações geométricas, propriedades da mediatriz e dos quadriláteros e também na determinação dos valores das grandezas área e volume. Sobre as perspetivas relativas ao ensino de Geometria, a maioria dos professores valoriza estratégias de ensino centradas na sua própria atividade e na repetição de exercícios pelos alunos. Para ultrapassarem dificuldades que os alunos apresentam na aprendizagem de tópicos de Geometria, alguns professores agrupam esses alunos com outros que revelam melhor compreensão, enquanto outros recorrem à repetição de exercícios. As dificuldades e limitações que os professores revelam no seu conhecimento de conteúdo matemático sobre tópicos da Geometria elementar refletem-se acentuadamente nas suas perspetivas sobre o ensino e aprendizagem da Matemática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-18T12:42:57Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/1792 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/1792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Viseu, F., Menezes, L. & Almeida, J. (2013). Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1.º ciclo do ensino básico1 sobre o seu ensino. REVEMAT. v. 08, n. 1, p. 156-178. ISSN 1981-1322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
REVEMAT. eISSN 1981-1322. Florianópolis (SC) |
publisher.none.fl_str_mv |
REVEMAT. eISSN 1981-1322. Florianópolis (SC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130876284502016 |