Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viseu, Floriano
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Menezes, Luís, Almeida, Júlia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1792
Resumo: Este estudo foca o conhecimento de conteúdo de Geometria de professores do 1.º ciclo do ensino básico portugueses e as suas perspetivas sobre o ensino deste tema nos primeiros anos de escolaridade. Os dados foram recolhidos através de um teste sobre tópicos de Geometria e de um questionário, que foi respondido por 14 professores. O estudo revela que os professores têm acentuadas dificuldades em tópicos como transformações geométricas, propriedades da mediatriz e dos quadriláteros e também na determinação dos valores das grandezas área e volume. Sobre as perspetivas relativas ao ensino de Geometria, a maioria dos professores valoriza estratégias de ensino centradas na sua própria atividade e na repetição de exercícios pelos alunos. Para ultrapassarem dificuldades que os alunos apresentam na aprendizagem de tópicos de Geometria, alguns professores agrupam esses alunos com outros que revelam melhor compreensão, enquanto outros recorrem à repetição de exercícios. As dificuldades e limitações que os professores revelam no seu conhecimento de conteúdo matemático sobre tópicos da Geometria elementar refletem-se acentuadamente nas suas perspetivas sobre o ensino e aprendizagem da Matemática.
id RCAP_02f59d9f5bd7a2e3fe6f82dd3922ba28
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1792
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensinoGeometry’s knowledge and teachers’ perspectives of the 1st basic education's cycle about its teachingConhecimento do conteúdo de Geometria.Professores.Primeiros anos de escolaridadeEste estudo foca o conhecimento de conteúdo de Geometria de professores do 1.º ciclo do ensino básico portugueses e as suas perspetivas sobre o ensino deste tema nos primeiros anos de escolaridade. Os dados foram recolhidos através de um teste sobre tópicos de Geometria e de um questionário, que foi respondido por 14 professores. O estudo revela que os professores têm acentuadas dificuldades em tópicos como transformações geométricas, propriedades da mediatriz e dos quadriláteros e também na determinação dos valores das grandezas área e volume. Sobre as perspetivas relativas ao ensino de Geometria, a maioria dos professores valoriza estratégias de ensino centradas na sua própria atividade e na repetição de exercícios pelos alunos. Para ultrapassarem dificuldades que os alunos apresentam na aprendizagem de tópicos de Geometria, alguns professores agrupam esses alunos com outros que revelam melhor compreensão, enquanto outros recorrem à repetição de exercícios. As dificuldades e limitações que os professores revelam no seu conhecimento de conteúdo matemático sobre tópicos da Geometria elementar refletem-se acentuadamente nas suas perspetivas sobre o ensino e aprendizagem da Matemática.REVEMAT. eISSN 1981-1322. Florianópolis (SC)Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuViseu, FlorianoMenezes, LuísAlmeida, Júlia2013-09-18T12:42:57Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1792porViseu, F., Menezes, L. & Almeida, J. (2013). Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1.º ciclo do ensino básico1 sobre o seu ensino. REVEMAT. v. 08, n. 1, p. 156-178.ISSN 1981-1322info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:05Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:05.052560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino
Geometry’s knowledge and teachers’ perspectives of the 1st basic education's cycle about its teaching
title Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino
spellingShingle Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino
Viseu, Floriano
Conhecimento do conteúdo de Geometria.
Professores.
Primeiros anos de escolaridade
title_short Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino
title_full Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino
title_fullStr Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino
title_full_unstemmed Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino
title_sort Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino
author Viseu, Floriano
author_facet Viseu, Floriano
Menezes, Luís
Almeida, Júlia
author_role author
author2 Menezes, Luís
Almeida, Júlia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Viseu, Floriano
Menezes, Luís
Almeida, Júlia
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento do conteúdo de Geometria.
Professores.
Primeiros anos de escolaridade
topic Conhecimento do conteúdo de Geometria.
Professores.
Primeiros anos de escolaridade
description Este estudo foca o conhecimento de conteúdo de Geometria de professores do 1.º ciclo do ensino básico portugueses e as suas perspetivas sobre o ensino deste tema nos primeiros anos de escolaridade. Os dados foram recolhidos através de um teste sobre tópicos de Geometria e de um questionário, que foi respondido por 14 professores. O estudo revela que os professores têm acentuadas dificuldades em tópicos como transformações geométricas, propriedades da mediatriz e dos quadriláteros e também na determinação dos valores das grandezas área e volume. Sobre as perspetivas relativas ao ensino de Geometria, a maioria dos professores valoriza estratégias de ensino centradas na sua própria atividade e na repetição de exercícios pelos alunos. Para ultrapassarem dificuldades que os alunos apresentam na aprendizagem de tópicos de Geometria, alguns professores agrupam esses alunos com outros que revelam melhor compreensão, enquanto outros recorrem à repetição de exercícios. As dificuldades e limitações que os professores revelam no seu conhecimento de conteúdo matemático sobre tópicos da Geometria elementar refletem-se acentuadamente nas suas perspetivas sobre o ensino e aprendizagem da Matemática.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-18T12:42:57Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1792
url http://hdl.handle.net/10400.19/1792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Viseu, F., Menezes, L. & Almeida, J. (2013). Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1.º ciclo do ensino básico1 sobre o seu ensino. REVEMAT. v. 08, n. 1, p. 156-178.
ISSN 1981-1322
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVEMAT. eISSN 1981-1322. Florianópolis (SC)
publisher.none.fl_str_mv REVEMAT. eISSN 1981-1322. Florianópolis (SC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130876284502016