O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/33057 |
Resumo: | As orientações metodológicas dos programas atuais de Matemática valorizam a atividade do aluno na sua aprendizagem. O tema de Geometria, pela sua natureza experimental, reflete este pressuposto. Por razões várias, muitos docentes do 1.º ciclo veem-se confrontados com sugestões metodológicas a que a sua formação nem sempre dá a devida resposta, principalmente no que diz respeito ao conhecimento de conteúdos de Geometria. A importância que este conhecimento tem nas formas de o tornar compreensível aos alunos levou-nos a averiguar o conhecimento didático de duas professoras do 1.º ciclo sobre tópicos de Geometria e a relação entre esse conhecimento e a sua formação. Constatámos que as professoras não dominam alguns conteúdos geométricos, fruto de uma formação limitada no âmbito da Geometria, e têm consciência de que estas lacunas influenciam o seu ensino. |
id |
RCAP_4d8cb6e4031a39a85ec830c6278722d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33057 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º cicloGeometriaTópicos geométricosFormação de professoresGeometryGeometric topicsTeacher trainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoAs orientações metodológicas dos programas atuais de Matemática valorizam a atividade do aluno na sua aprendizagem. O tema de Geometria, pela sua natureza experimental, reflete este pressuposto. Por razões várias, muitos docentes do 1.º ciclo veem-se confrontados com sugestões metodológicas a que a sua formação nem sempre dá a devida resposta, principalmente no que diz respeito ao conhecimento de conteúdos de Geometria. A importância que este conhecimento tem nas formas de o tornar compreensível aos alunos levou-nos a averiguar o conhecimento didático de duas professoras do 1.º ciclo sobre tópicos de Geometria e a relação entre esse conhecimento e a sua formação. Constatámos que as professoras não dominam alguns conteúdos geométricos, fruto de uma formação limitada no âmbito da Geometria, e têm consciência de que estas lacunas influenciam o seu ensino.The methodological guidelines of current Mathematics school programs value the activity of the students in their own learning. The theme of Geometry, due to its experimental nature, reflects this assumption. For various reasons, many primary school teachers find themselves confronted with methodological suggestions to which their education does not always give proper response, especially with regard to the content knowledge. The importance of this knowledge in making contents understandable to students, led us to investigate the knowledge of two primary school teachers on topics of Geometry and the relationship between this knowledge and their education. Through our investigation, we discovered that the teachers do not master some geometric contents, due to a limited education in the scope of Geometry, and are aware that these gaps influence their teaching.Federación Iberoamericana de Educación Matemática (fisem)Universidade do MinhoViseu, FlorianoAlmeida, Júlia de FátimaFernandes, José António2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33057por1815-0640http://www.fisem.org/www/union/revistas/2013/34/archivo11.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:07.218302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo |
title |
O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo |
spellingShingle |
O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo Viseu, Floriano Geometria Tópicos geométricos Formação de professores Geometry Geometric topics Teacher training Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo |
title_full |
O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo |
title_fullStr |
O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo |
title_full_unstemmed |
O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo |
title_sort |
O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo |
author |
Viseu, Floriano |
author_facet |
Viseu, Floriano Almeida, Júlia de Fátima Fernandes, José António |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Júlia de Fátima Fernandes, José António |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viseu, Floriano Almeida, Júlia de Fátima Fernandes, José António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Tópicos geométricos Formação de professores Geometry Geometric topics Teacher training Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Geometria Tópicos geométricos Formação de professores Geometry Geometric topics Teacher training Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
As orientações metodológicas dos programas atuais de Matemática valorizam a atividade do aluno na sua aprendizagem. O tema de Geometria, pela sua natureza experimental, reflete este pressuposto. Por razões várias, muitos docentes do 1.º ciclo veem-se confrontados com sugestões metodológicas a que a sua formação nem sempre dá a devida resposta, principalmente no que diz respeito ao conhecimento de conteúdos de Geometria. A importância que este conhecimento tem nas formas de o tornar compreensível aos alunos levou-nos a averiguar o conhecimento didático de duas professoras do 1.º ciclo sobre tópicos de Geometria e a relação entre esse conhecimento e a sua formação. Constatámos que as professoras não dominam alguns conteúdos geométricos, fruto de uma formação limitada no âmbito da Geometria, e têm consciência de que estas lacunas influenciam o seu ensino. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06 2013-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/33057 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/33057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1815-0640 http://www.fisem.org/www/union/revistas/2013/34/archivo11.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federación Iberoamericana de Educación Matemática (fisem) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federación Iberoamericana de Educación Matemática (fisem) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132282590593024 |