O processo de escrita de textos informativos por alunos do 3º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Alexandra Margarida da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13175
Resumo: O presente trabalho resulta da concretização de uma sequência de ensino operada com alunos do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da qual se propôs a construção da aprendizagem da escrita de textos informativos. Em termos gerais, com o desenvolvimento da sequência, pretendeu-se analisar de que forma os alunos, dispostos em pares, realizaram a tarefa de (re)escrita conjunta de um texto informativo, tendo por base as respetivas produções individuais e, ainda, de que forma essa tarefa contribuiu para a melhoria da coesão textual. Para tal, fez-se o levantamento, em todos os textos produzidos, de alguns indicadores de coesão, de modo a comparar os textos iniciais (individuais) com os textos resultantes do processo de (re)escrita colaborativa. Os resultados obtidos indicam que, beneficiando da dinâmica de reflexão associada à tarefa de (re)escrita colaborativa, os pares construíram, de facto, textos mais coesos.
id RCAP_0301c0c0e4dc5b7c77d59fbc3d9095d0
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13175
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de escrita de textos informativos por alunos do 3º anoEnsino da escritaEnsino básico 1º cicloTextos informativosCoesão (Linguística)Reescrita colaborativaEstratégias da aprendizagemO presente trabalho resulta da concretização de uma sequência de ensino operada com alunos do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da qual se propôs a construção da aprendizagem da escrita de textos informativos. Em termos gerais, com o desenvolvimento da sequência, pretendeu-se analisar de que forma os alunos, dispostos em pares, realizaram a tarefa de (re)escrita conjunta de um texto informativo, tendo por base as respetivas produções individuais e, ainda, de que forma essa tarefa contribuiu para a melhoria da coesão textual. Para tal, fez-se o levantamento, em todos os textos produzidos, de alguns indicadores de coesão, de modo a comparar os textos iniciais (individuais) com os textos resultantes do processo de (re)escrita colaborativa. Os resultados obtidos indicam que, beneficiando da dinâmica de reflexão associada à tarefa de (re)escrita colaborativa, os pares construíram, de facto, textos mais coesos.This paper results from the implementation of a teaching sequence operated with students from the 3.th grade of Primary School, through which proposed the construction of learning the writing informational texts. In general terms, with the development of the sequence, we sought to examine how students, arranged in pairs, performed the task of joint (re)writing an informational text based on the respective individual productions, and also, how that task contributed to the improvement of textual cohesion. To this end, the survey was made, in all texts produced, in several indicators of cohesion, in order to compare the early texts (individual) with the texts resulting from the collaborative (re)writing process. The results indicate that, benefiting from the dynamic of reflection associated with the task of collaborative (re)writing, pairs built, in fact, more cohesive texts.Universidade de Aveiro2015-01-19T15:23:46Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13175TID:201561620porRamos, Alexandra Margarida da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:01Zoai:ria.ua.pt:10773/13175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:07.309708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de escrita de textos informativos por alunos do 3º ano
title O processo de escrita de textos informativos por alunos do 3º ano
spellingShingle O processo de escrita de textos informativos por alunos do 3º ano
Ramos, Alexandra Margarida da Costa
Ensino da escrita
Ensino básico 1º ciclo
Textos informativos
Coesão (Linguística)
Reescrita colaborativa
Estratégias da aprendizagem
title_short O processo de escrita de textos informativos por alunos do 3º ano
title_full O processo de escrita de textos informativos por alunos do 3º ano
title_fullStr O processo de escrita de textos informativos por alunos do 3º ano
title_full_unstemmed O processo de escrita de textos informativos por alunos do 3º ano
title_sort O processo de escrita de textos informativos por alunos do 3º ano
author Ramos, Alexandra Margarida da Costa
author_facet Ramos, Alexandra Margarida da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Alexandra Margarida da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da escrita
Ensino básico 1º ciclo
Textos informativos
Coesão (Linguística)
Reescrita colaborativa
Estratégias da aprendizagem
topic Ensino da escrita
Ensino básico 1º ciclo
Textos informativos
Coesão (Linguística)
Reescrita colaborativa
Estratégias da aprendizagem
description O presente trabalho resulta da concretização de uma sequência de ensino operada com alunos do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da qual se propôs a construção da aprendizagem da escrita de textos informativos. Em termos gerais, com o desenvolvimento da sequência, pretendeu-se analisar de que forma os alunos, dispostos em pares, realizaram a tarefa de (re)escrita conjunta de um texto informativo, tendo por base as respetivas produções individuais e, ainda, de que forma essa tarefa contribuiu para a melhoria da coesão textual. Para tal, fez-se o levantamento, em todos os textos produzidos, de alguns indicadores de coesão, de modo a comparar os textos iniciais (individuais) com os textos resultantes do processo de (re)escrita colaborativa. Os resultados obtidos indicam que, beneficiando da dinâmica de reflexão associada à tarefa de (re)escrita colaborativa, os pares construíram, de facto, textos mais coesos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-01-19T15:23:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13175
TID:201561620
url http://hdl.handle.net/10773/13175
identifier_str_mv TID:201561620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137542116737024