Nós, os outros... e os padrões no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Ana Sofia de Sousa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1329
Resumo: Desde tenra idade as crianças devem viver experiências matemáticas significantes, nomeadamente com padrões, pouco trabalhados a nível do Pré- Escolar. É cada vez mais efectiva a presença das tecnologias informáticas no quotidiano das pessoas, nomeadamente das crianças, que, desde cedo, se familiarizam com esses meios, processo no qual a escola não tem assumido um papel determinante. Uma outra realidade que caracteriza a sociedade portuguesa é a multiculturalidade, bastante notória nas escolas, que ainda não sabem como lidar adequadamente com o problema que advém de tal diversidade. O CD-ROM “Imagens de Interculturalidade na Educação de Infância – Nós e os Outros”, numa lógica de literacia com e para os media contrasta características da realidade portuguesa, dos PALOP, cigana e de países de Leste da Europa e apresenta propostas didácticas, nomeadamente sobre padrões, que cruzam os diversos domínios da Área da Expressão e Comunicação – Expressões dramática, musical, plástica e motora, Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e Matemática. Neste contexto, esta dissertação de Mestrado resulta de um estudo, de caso múltiplo, que tem como principal objectivo avaliar o impacto da exploração do referido CD-ROM na construção e/ou desenvolvimento do sentido de padrão, de competências tecnológicas e de uma mais efectiva consciência multicultural e sensibilidade intercultural em crianças do Jardim-de-Infância. Realizado num contexto de investigação-acção, o estudo foi desenvolvido com cinco crianças, à altura com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, do Pré-escolar. Estruturou-se em duas fases: 1) familiarização da investigadora com o grupo e vice-versa através de experiências didácticas introdutórias às temáticas em estudo e 2) fase empírica, propriamente dita, envolvendo experiências de aprendizagem centradas em tecnologias, padrões e multi/interculturalidade. A recolha de dados foi feita essencialmente através i) da observação directa e participante, apoiada pelo registo em vídeo e fotográfico e por um diário de bordo onde foram registados os comportamentos das crianças e reacções às propostas feitas ao longo das várias etapas do processo; ii) de documentos e artefactos produzidos pelas crianças e iii) e de conversas mais ou menos formais com as mesmas. A análise dos dados recolhidos, qualitativa, teve intenções descritivas e interpretativas. O estudo permitiu concluir que uma abordagem centrada no referido CD-ROM contribuiu, efectivamente, para uma maior e melhor apropriação do sentido de padrão; o desenvolvimento de apetências e competências tecnológicas e uma maior consciência e sensibilidade multicultural na maior parte dos sujeitos envolvidos na investigação. ABSTRACT: Children should live effective mathematical experience since their early childhood, namely with patterns, which are poorly worked in the preschool. The presence of Information Technology is more and more effective in the daily life of everybody, namely in the daily life of children, who from their early childhood familiarize themselves with these means. This is a process in which school hasn’t had a significant role so far. Multiculturality is another reality that characterizes the Portuguese society, a reality that is quite visible in schools. Nevertheless schools do not yet know how to handle this problem adequately. This CD-ROM “Imagens de Interculturalidade na Educação de Infância – Nós e os Outros”, taking into account a literacy logic with and for the media, contrasts characteristics from the Portuguese, PALOP (African countries having Portuguese as official language), gypsies and east European countries’ realities, and gives didactic suggestions, namely about patterns, that cross the diverse domains in the communication and expression area – drama, music, plastic, motor, OLAW (oral language and approach to writing) and mathematical expression. In this context, this Master dissertation results from a multiple study case, which has as its main objective evaluating the impact of exploring this CD-ROM in the construction and/or development of the pattern sense, of technological competences, and of a more effective multicultural conscience and intercultural sensitiveness in a group of kindergarten children. Having an action-research approach, this study was developed with five children between three and four years of age from the preschool. It was developed in two phases: 1) familiarization of the researcher with the group and the group with the researcher, through didactical experiences 2) empirical phase, involving learning experiences centered on technologies, patterns. And multi/interculturality. The gathering of information was essentially made the following way: i) by direct observation and participative observation, supported by video and photo registration, and by a board diary where the behaviours and the reactions of the children on the proposed activities were registered along the various phases of the process; ii) through documents and artifacts produced by the children and iii) by more or less formal conversations with them. The analysis of the information, qualitative, had descriptive and interpretative intentions. The study allowed us to conclude that an approach centered on the referred CD-ROM led, effectively, to the appropriation of a greater and better sense of pattern; the development of technological appetencies and competences; and a bigger multicultural conscience and sensibility in the major part of the children involved in this study.
id RCAP_034dc98f8f0021a301703c9ab927b54b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1329
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Nós, os outros... e os padrões no pré-escolarEnsino multimédiaEnsino pré-escolarEnsino da matemáticaPadrõesEducação interculturalDesde tenra idade as crianças devem viver experiências matemáticas significantes, nomeadamente com padrões, pouco trabalhados a nível do Pré- Escolar. É cada vez mais efectiva a presença das tecnologias informáticas no quotidiano das pessoas, nomeadamente das crianças, que, desde cedo, se familiarizam com esses meios, processo no qual a escola não tem assumido um papel determinante. Uma outra realidade que caracteriza a sociedade portuguesa é a multiculturalidade, bastante notória nas escolas, que ainda não sabem como lidar adequadamente com o problema que advém de tal diversidade. O CD-ROM “Imagens de Interculturalidade na Educação de Infância – Nós e os Outros”, numa lógica de literacia com e para os media contrasta características da realidade portuguesa, dos PALOP, cigana e de países de Leste da Europa e apresenta propostas didácticas, nomeadamente sobre padrões, que cruzam os diversos domínios da Área da Expressão e Comunicação – Expressões dramática, musical, plástica e motora, Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e Matemática. Neste contexto, esta dissertação de Mestrado resulta de um estudo, de caso múltiplo, que tem como principal objectivo avaliar o impacto da exploração do referido CD-ROM na construção e/ou desenvolvimento do sentido de padrão, de competências tecnológicas e de uma mais efectiva consciência multicultural e sensibilidade intercultural em crianças do Jardim-de-Infância. Realizado num contexto de investigação-acção, o estudo foi desenvolvido com cinco crianças, à altura com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, do Pré-escolar. Estruturou-se em duas fases: 1) familiarização da investigadora com o grupo e vice-versa através de experiências didácticas introdutórias às temáticas em estudo e 2) fase empírica, propriamente dita, envolvendo experiências de aprendizagem centradas em tecnologias, padrões e multi/interculturalidade. A recolha de dados foi feita essencialmente através i) da observação directa e participante, apoiada pelo registo em vídeo e fotográfico e por um diário de bordo onde foram registados os comportamentos das crianças e reacções às propostas feitas ao longo das várias etapas do processo; ii) de documentos e artefactos produzidos pelas crianças e iii) e de conversas mais ou menos formais com as mesmas. A análise dos dados recolhidos, qualitativa, teve intenções descritivas e interpretativas. O estudo permitiu concluir que uma abordagem centrada no referido CD-ROM contribuiu, efectivamente, para uma maior e melhor apropriação do sentido de padrão; o desenvolvimento de apetências e competências tecnológicas e uma maior consciência e sensibilidade multicultural na maior parte dos sujeitos envolvidos na investigação. ABSTRACT: Children should live effective mathematical experience since their early childhood, namely with patterns, which are poorly worked in the preschool. The presence of Information Technology is more and more effective in the daily life of everybody, namely in the daily life of children, who from their early childhood familiarize themselves with these means. This is a process in which school hasn’t had a significant role so far. Multiculturality is another reality that characterizes the Portuguese society, a reality that is quite visible in schools. Nevertheless schools do not yet know how to handle this problem adequately. This CD-ROM “Imagens de Interculturalidade na Educação de Infância – Nós e os Outros”, taking into account a literacy logic with and for the media, contrasts characteristics from the Portuguese, PALOP (African countries having Portuguese as official language), gypsies and east European countries’ realities, and gives didactic suggestions, namely about patterns, that cross the diverse domains in the communication and expression area – drama, music, plastic, motor, OLAW (oral language and approach to writing) and mathematical expression. In this context, this Master dissertation results from a multiple study case, which has as its main objective evaluating the impact of exploring this CD-ROM in the construction and/or development of the pattern sense, of technological competences, and of a more effective multicultural conscience and intercultural sensitiveness in a group of kindergarten children. Having an action-research approach, this study was developed with five children between three and four years of age from the preschool. It was developed in two phases: 1) familiarization of the researcher with the group and the group with the researcher, through didactical experiences 2) empirical phase, involving learning experiences centered on technologies, patterns. And multi/interculturality. The gathering of information was essentially made the following way: i) by direct observation and participative observation, supported by video and photo registration, and by a board diary where the behaviours and the reactions of the children on the proposed activities were registered along the various phases of the process; ii) through documents and artifacts produced by the children and iii) by more or less formal conversations with them. The analysis of the information, qualitative, had descriptive and interpretative intentions. The study allowed us to conclude that an approach centered on the referred CD-ROM led, effectively, to the appropriation of a greater and better sense of pattern; the development of technological appetencies and competences; and a bigger multicultural conscience and sensibility in the major part of the children involved in this study.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:29Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1329porVentura, Ana Sofia de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:04Zoai:ria.ua.pt:10773/1329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:01.895541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Nós, os outros... e os padrões no pré-escolar
title Nós, os outros... e os padrões no pré-escolar
spellingShingle Nós, os outros... e os padrões no pré-escolar
Ventura, Ana Sofia de Sousa
Ensino multimédia
Ensino pré-escolar
Ensino da matemática
Padrões
Educação intercultural
title_short Nós, os outros... e os padrões no pré-escolar
title_full Nós, os outros... e os padrões no pré-escolar
title_fullStr Nós, os outros... e os padrões no pré-escolar
title_full_unstemmed Nós, os outros... e os padrões no pré-escolar
title_sort Nós, os outros... e os padrões no pré-escolar
author Ventura, Ana Sofia de Sousa
author_facet Ventura, Ana Sofia de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventura, Ana Sofia de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino multimédia
Ensino pré-escolar
Ensino da matemática
Padrões
Educação intercultural
topic Ensino multimédia
Ensino pré-escolar
Ensino da matemática
Padrões
Educação intercultural
description Desde tenra idade as crianças devem viver experiências matemáticas significantes, nomeadamente com padrões, pouco trabalhados a nível do Pré- Escolar. É cada vez mais efectiva a presença das tecnologias informáticas no quotidiano das pessoas, nomeadamente das crianças, que, desde cedo, se familiarizam com esses meios, processo no qual a escola não tem assumido um papel determinante. Uma outra realidade que caracteriza a sociedade portuguesa é a multiculturalidade, bastante notória nas escolas, que ainda não sabem como lidar adequadamente com o problema que advém de tal diversidade. O CD-ROM “Imagens de Interculturalidade na Educação de Infância – Nós e os Outros”, numa lógica de literacia com e para os media contrasta características da realidade portuguesa, dos PALOP, cigana e de países de Leste da Europa e apresenta propostas didácticas, nomeadamente sobre padrões, que cruzam os diversos domínios da Área da Expressão e Comunicação – Expressões dramática, musical, plástica e motora, Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e Matemática. Neste contexto, esta dissertação de Mestrado resulta de um estudo, de caso múltiplo, que tem como principal objectivo avaliar o impacto da exploração do referido CD-ROM na construção e/ou desenvolvimento do sentido de padrão, de competências tecnológicas e de uma mais efectiva consciência multicultural e sensibilidade intercultural em crianças do Jardim-de-Infância. Realizado num contexto de investigação-acção, o estudo foi desenvolvido com cinco crianças, à altura com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, do Pré-escolar. Estruturou-se em duas fases: 1) familiarização da investigadora com o grupo e vice-versa através de experiências didácticas introdutórias às temáticas em estudo e 2) fase empírica, propriamente dita, envolvendo experiências de aprendizagem centradas em tecnologias, padrões e multi/interculturalidade. A recolha de dados foi feita essencialmente através i) da observação directa e participante, apoiada pelo registo em vídeo e fotográfico e por um diário de bordo onde foram registados os comportamentos das crianças e reacções às propostas feitas ao longo das várias etapas do processo; ii) de documentos e artefactos produzidos pelas crianças e iii) e de conversas mais ou menos formais com as mesmas. A análise dos dados recolhidos, qualitativa, teve intenções descritivas e interpretativas. O estudo permitiu concluir que uma abordagem centrada no referido CD-ROM contribuiu, efectivamente, para uma maior e melhor apropriação do sentido de padrão; o desenvolvimento de apetências e competências tecnológicas e uma maior consciência e sensibilidade multicultural na maior parte dos sujeitos envolvidos na investigação. ABSTRACT: Children should live effective mathematical experience since their early childhood, namely with patterns, which are poorly worked in the preschool. The presence of Information Technology is more and more effective in the daily life of everybody, namely in the daily life of children, who from their early childhood familiarize themselves with these means. This is a process in which school hasn’t had a significant role so far. Multiculturality is another reality that characterizes the Portuguese society, a reality that is quite visible in schools. Nevertheless schools do not yet know how to handle this problem adequately. This CD-ROM “Imagens de Interculturalidade na Educação de Infância – Nós e os Outros”, taking into account a literacy logic with and for the media, contrasts characteristics from the Portuguese, PALOP (African countries having Portuguese as official language), gypsies and east European countries’ realities, and gives didactic suggestions, namely about patterns, that cross the diverse domains in the communication and expression area – drama, music, plastic, motor, OLAW (oral language and approach to writing) and mathematical expression. In this context, this Master dissertation results from a multiple study case, which has as its main objective evaluating the impact of exploring this CD-ROM in the construction and/or development of the pattern sense, of technological competences, and of a more effective multicultural conscience and intercultural sensitiveness in a group of kindergarten children. Having an action-research approach, this study was developed with five children between three and four years of age from the preschool. It was developed in two phases: 1) familiarization of the researcher with the group and the group with the researcher, through didactical experiences 2) empirical phase, involving learning experiences centered on technologies, patterns. And multi/interculturality. The gathering of information was essentially made the following way: i) by direct observation and participative observation, supported by video and photo registration, and by a board diary where the behaviours and the reactions of the children on the proposed activities were registered along the various phases of the process; ii) through documents and artifacts produced by the children and iii) by more or less formal conversations with them. The analysis of the information, qualitative, had descriptive and interpretative intentions. The study allowed us to conclude that an approach centered on the referred CD-ROM led, effectively, to the appropriation of a greater and better sense of pattern; the development of technological appetencies and competences; and a bigger multicultural conscience and sensibility in the major part of the children involved in this study.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:38:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1329
url http://hdl.handle.net/10773/1329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449981509632