O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/754 |
Resumo: | Este relatório enquadra-se no projeto final do curso de Mestrado na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, onde se apresenta uma investigação sobre o Ensino e a Aprendizagem dos Padrões na Educação Pré-Escolar. O interesse por este tema surgiu devido à revisão bibliográfica realizada, onde foi possível constatar a importância desta temática através da opinião de vários autores e através da análise às entrevistas, o que confirmou a lacuna durante a prática profissional supervisionada. Para a colmatar, foram definidos os seguintes objetivos: conhecer as estratégias utilizadas pelas educadoras para abordar esta temática e averiguar qual o papel dos padrões neste contexto educativo. Este estudo insere-se na metodologia de investigação sobre a ação e para a ação. Para alcançar os objetivos definidos foram realizadas quatro entrevistas, a educadoras de um Centro Escolar, que posteriormente foram analisadas e interpretadas. Concluído este estudo, pode-se dizer que esta exploração é fundamental para o desenvolvimento de diversas capacidades matemáticas, mas também contribui para as restantes áreas da Educação Pré-Escolar. Esta exploração deve ser aliada aos mais diversificados materiais para que haja uma concretização da aprendizagem. Acompanha ainda este relatório, uma proposta de tarefas (Brochura) que será aplicada numa atuação educativa futura. |
id |
RCAP_23af53e5c101a4ec309f92af8341b4f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/754 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolarPadrõesPré-escolarEnsinoAprendizagemMatemáticaEste relatório enquadra-se no projeto final do curso de Mestrado na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, onde se apresenta uma investigação sobre o Ensino e a Aprendizagem dos Padrões na Educação Pré-Escolar. O interesse por este tema surgiu devido à revisão bibliográfica realizada, onde foi possível constatar a importância desta temática através da opinião de vários autores e através da análise às entrevistas, o que confirmou a lacuna durante a prática profissional supervisionada. Para a colmatar, foram definidos os seguintes objetivos: conhecer as estratégias utilizadas pelas educadoras para abordar esta temática e averiguar qual o papel dos padrões neste contexto educativo. Este estudo insere-se na metodologia de investigação sobre a ação e para a ação. Para alcançar os objetivos definidos foram realizadas quatro entrevistas, a educadoras de um Centro Escolar, que posteriormente foram analisadas e interpretadas. Concluído este estudo, pode-se dizer que esta exploração é fundamental para o desenvolvimento de diversas capacidades matemáticas, mas também contribui para as restantes áreas da Educação Pré-Escolar. Esta exploração deve ser aliada aos mais diversificados materiais para que haja uma concretização da aprendizagem. Acompanha ainda este relatório, uma proposta de tarefas (Brochura) que será aplicada numa atuação educativa futura.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-15T13:34:48Z2015-01-15T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/754porViegas, Ana Margarida Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:35Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/754Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:28.991579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar |
title |
O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar |
spellingShingle |
O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar Viegas, Ana Margarida Sousa Padrões Pré-escolar Ensino Aprendizagem Matemática |
title_short |
O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar |
title_full |
O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar |
title_fullStr |
O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar |
title_sort |
O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar |
author |
Viegas, Ana Margarida Sousa |
author_facet |
Viegas, Ana Margarida Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viegas, Ana Margarida Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Padrões Pré-escolar Ensino Aprendizagem Matemática |
topic |
Padrões Pré-escolar Ensino Aprendizagem Matemática |
description |
Este relatório enquadra-se no projeto final do curso de Mestrado na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, onde se apresenta uma investigação sobre o Ensino e a Aprendizagem dos Padrões na Educação Pré-Escolar. O interesse por este tema surgiu devido à revisão bibliográfica realizada, onde foi possível constatar a importância desta temática através da opinião de vários autores e através da análise às entrevistas, o que confirmou a lacuna durante a prática profissional supervisionada. Para a colmatar, foram definidos os seguintes objetivos: conhecer as estratégias utilizadas pelas educadoras para abordar esta temática e averiguar qual o papel dos padrões neste contexto educativo. Este estudo insere-se na metodologia de investigação sobre a ação e para a ação. Para alcançar os objetivos definidos foram realizadas quatro entrevistas, a educadoras de um Centro Escolar, que posteriormente foram analisadas e interpretadas. Concluído este estudo, pode-se dizer que esta exploração é fundamental para o desenvolvimento de diversas capacidades matemáticas, mas também contribui para as restantes áreas da Educação Pré-Escolar. Esta exploração deve ser aliada aos mais diversificados materiais para que haja uma concretização da aprendizagem. Acompanha ainda este relatório, uma proposta de tarefas (Brochura) que será aplicada numa atuação educativa futura. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-01-15T13:34:48Z 2015-01-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/754 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129858041708544 |