O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Ana Margarida Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/754
Resumo: Este relatório enquadra-se no projeto final do curso de Mestrado na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, onde se apresenta uma investigação sobre o Ensino e a Aprendizagem dos Padrões na Educação Pré-Escolar. O interesse por este tema surgiu devido à revisão bibliográfica realizada, onde foi possível constatar a importância desta temática através da opinião de vários autores e através da análise às entrevistas, o que confirmou a lacuna durante a prática profissional supervisionada. Para a colmatar, foram definidos os seguintes objetivos: conhecer as estratégias utilizadas pelas educadoras para abordar esta temática e averiguar qual o papel dos padrões neste contexto educativo. Este estudo insere-se na metodologia de investigação sobre a ação e para a ação. Para alcançar os objetivos definidos foram realizadas quatro entrevistas, a educadoras de um Centro Escolar, que posteriormente foram analisadas e interpretadas. Concluído este estudo, pode-se dizer que esta exploração é fundamental para o desenvolvimento de diversas capacidades matemáticas, mas também contribui para as restantes áreas da Educação Pré-Escolar. Esta exploração deve ser aliada aos mais diversificados materiais para que haja uma concretização da aprendizagem. Acompanha ainda este relatório, uma proposta de tarefas (Brochura) que será aplicada numa atuação educativa futura.
id RCAP_23af53e5c101a4ec309f92af8341b4f1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/754
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolarPadrõesPré-escolarEnsinoAprendizagemMatemáticaEste relatório enquadra-se no projeto final do curso de Mestrado na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, onde se apresenta uma investigação sobre o Ensino e a Aprendizagem dos Padrões na Educação Pré-Escolar. O interesse por este tema surgiu devido à revisão bibliográfica realizada, onde foi possível constatar a importância desta temática através da opinião de vários autores e através da análise às entrevistas, o que confirmou a lacuna durante a prática profissional supervisionada. Para a colmatar, foram definidos os seguintes objetivos: conhecer as estratégias utilizadas pelas educadoras para abordar esta temática e averiguar qual o papel dos padrões neste contexto educativo. Este estudo insere-se na metodologia de investigação sobre a ação e para a ação. Para alcançar os objetivos definidos foram realizadas quatro entrevistas, a educadoras de um Centro Escolar, que posteriormente foram analisadas e interpretadas. Concluído este estudo, pode-se dizer que esta exploração é fundamental para o desenvolvimento de diversas capacidades matemáticas, mas também contribui para as restantes áreas da Educação Pré-Escolar. Esta exploração deve ser aliada aos mais diversificados materiais para que haja uma concretização da aprendizagem. Acompanha ainda este relatório, uma proposta de tarefas (Brochura) que será aplicada numa atuação educativa futura.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-15T13:34:48Z2015-01-15T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/754porViegas, Ana Margarida Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:35Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/754Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:28.991579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar
title O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar
spellingShingle O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar
Viegas, Ana Margarida Sousa
Padrões
Pré-escolar
Ensino
Aprendizagem
Matemática
title_short O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar
title_full O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar
title_fullStr O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar
title_full_unstemmed O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar
title_sort O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar
author Viegas, Ana Margarida Sousa
author_facet Viegas, Ana Margarida Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Ana Margarida Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Padrões
Pré-escolar
Ensino
Aprendizagem
Matemática
topic Padrões
Pré-escolar
Ensino
Aprendizagem
Matemática
description Este relatório enquadra-se no projeto final do curso de Mestrado na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, onde se apresenta uma investigação sobre o Ensino e a Aprendizagem dos Padrões na Educação Pré-Escolar. O interesse por este tema surgiu devido à revisão bibliográfica realizada, onde foi possível constatar a importância desta temática através da opinião de vários autores e através da análise às entrevistas, o que confirmou a lacuna durante a prática profissional supervisionada. Para a colmatar, foram definidos os seguintes objetivos: conhecer as estratégias utilizadas pelas educadoras para abordar esta temática e averiguar qual o papel dos padrões neste contexto educativo. Este estudo insere-se na metodologia de investigação sobre a ação e para a ação. Para alcançar os objetivos definidos foram realizadas quatro entrevistas, a educadoras de um Centro Escolar, que posteriormente foram analisadas e interpretadas. Concluído este estudo, pode-se dizer que esta exploração é fundamental para o desenvolvimento de diversas capacidades matemáticas, mas também contribui para as restantes áreas da Educação Pré-Escolar. Esta exploração deve ser aliada aos mais diversificados materiais para que haja uma concretização da aprendizagem. Acompanha ainda este relatório, uma proposta de tarefas (Brochura) que será aplicada numa atuação educativa futura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-15T13:34:48Z
2015-01-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/754
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129858041708544