A relevância da Literatura nos manuais escolares utilizados durante a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Susana Cristina Pereira Augusto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5692
Resumo: O presente Relatório de Estágio cumpre o desiderato de apresentar uma reflexão, tanto quanto possível critica, acerca da prática pedagógica levada a cabo na Escola Básica do Tortosendo, no ano letivo de 2013/2014. Além de abarcar elementos como a caracterização da escola e das turmas com as quais laborámos, 7.º C, 8.º D e 9º C, divulga ainda um conjunto de atividades letivas e não letivas levadas a cabo na mencionada instituição de ensino. Reservamos igualmente espaço a algumas breves reflexões, espartilhadas por vários pontos temáticos, em torno da Escola dos dias de hoje, na medida em que, tendo já realizado um estágio profissional há quinze anos atrás, não posso deixar de registar algumas diferenças. As aulas assistidas, e respetivos materiais, devidamente acompanhados de algumas contextualizações e comentários, foram selecionados em função do item teórico desenvolvido que está relacionado com a importância conferida à literatura nos instrumentos de trabalho com os quais trabalhamos durante este ano letivo que agora termina. O despoletar do interesse por este assunto reside no facto de considerarmos a literatura de vital importância para o robustecimento dos conhecimentos dos nossos discentes em torno da história, da cultura de uma determinada coletividade e de nos termos apercebido da sua parca utilização nos manuais com os quais trabalhamos este ano letivo.
id RCAP_0361024078c54f393464cff1b4f16c1c
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5692
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relevância da Literatura nos manuais escolares utilizados durante a prática pedagógicaRelatório de EstágioLiteraturaManuais EscolaresPrática PedagógicaReflexãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente Relatório de Estágio cumpre o desiderato de apresentar uma reflexão, tanto quanto possível critica, acerca da prática pedagógica levada a cabo na Escola Básica do Tortosendo, no ano letivo de 2013/2014. Além de abarcar elementos como a caracterização da escola e das turmas com as quais laborámos, 7.º C, 8.º D e 9º C, divulga ainda um conjunto de atividades letivas e não letivas levadas a cabo na mencionada instituição de ensino. Reservamos igualmente espaço a algumas breves reflexões, espartilhadas por vários pontos temáticos, em torno da Escola dos dias de hoje, na medida em que, tendo já realizado um estágio profissional há quinze anos atrás, não posso deixar de registar algumas diferenças. As aulas assistidas, e respetivos materiais, devidamente acompanhados de algumas contextualizações e comentários, foram selecionados em função do item teórico desenvolvido que está relacionado com a importância conferida à literatura nos instrumentos de trabalho com os quais trabalhamos durante este ano letivo que agora termina. O despoletar do interesse por este assunto reside no facto de considerarmos a literatura de vital importância para o robustecimento dos conhecimentos dos nossos discentes em torno da história, da cultura de uma determinada coletividade e de nos termos apercebido da sua parca utilização nos manuais com os quais trabalhamos este ano letivo.Con esta memoria de prácticas se pretende presentar una reflexión crítica sobre la práctica pedagógica desarrollada en el Colegio de Enseñanza Básica de Tortosendo, durante el curso 2013/14. Además de abordar aspectos como la caracterización de la escuela y las clases en las que colaboramos (7ºC, 8ºD y 9ºC), presenta también un conjunto de actividades lectivas y no lectivas, desarrolladas en la institución mencionada. Al mismo tiempo, dejamos un espacio para comentar algunos puntos temáticos sobre la Escuela en los días de hoy, teniendo en cuenta que hace quince años realicé mis primeras prácticas profesionales, no puedo dejar de señalar algunas diferencias. Todo el material utilizado, acompañado de algunas explicaciones o comentarios, se seleccionaron a partir del tema seleccionado para elaborar nuestra memoria de prácticas que, en este caso, está relacionado con la importancia atribuida a la literatura en los materiales didácticos empleados en este curso escolar que está finalizando. Hemos escogido este tema porque consideramos que la literatura es de vital importancia para el fortalecimiento de los conocimientos de nuestros alumnos en relación a la historia y a la cultura de una determinada colectividad y, asimismo, porque nos hemos dado cuenta de que su inclusión es escasa en los libros de texto con los que hemos trabajado este curso.Luís, Carla Sofia Gomes XavieruBibliorumAfonso, Susana Cristina Pereira Augusto2018-08-23T15:35:39Z2014-6-232014-07-112014-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5692TID:201642948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:49Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:34.165296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relevância da Literatura nos manuais escolares utilizados durante a prática pedagógica
Relatório de Estágio
title A relevância da Literatura nos manuais escolares utilizados durante a prática pedagógica
spellingShingle A relevância da Literatura nos manuais escolares utilizados durante a prática pedagógica
Afonso, Susana Cristina Pereira Augusto
Literatura
Manuais Escolares
Prática Pedagógica
Reflexão
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A relevância da Literatura nos manuais escolares utilizados durante a prática pedagógica
title_full A relevância da Literatura nos manuais escolares utilizados durante a prática pedagógica
title_fullStr A relevância da Literatura nos manuais escolares utilizados durante a prática pedagógica
title_full_unstemmed A relevância da Literatura nos manuais escolares utilizados durante a prática pedagógica
title_sort A relevância da Literatura nos manuais escolares utilizados durante a prática pedagógica
author Afonso, Susana Cristina Pereira Augusto
author_facet Afonso, Susana Cristina Pereira Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís, Carla Sofia Gomes Xavier
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Susana Cristina Pereira Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Manuais Escolares
Prática Pedagógica
Reflexão
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Literatura
Manuais Escolares
Prática Pedagógica
Reflexão
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente Relatório de Estágio cumpre o desiderato de apresentar uma reflexão, tanto quanto possível critica, acerca da prática pedagógica levada a cabo na Escola Básica do Tortosendo, no ano letivo de 2013/2014. Além de abarcar elementos como a caracterização da escola e das turmas com as quais laborámos, 7.º C, 8.º D e 9º C, divulga ainda um conjunto de atividades letivas e não letivas levadas a cabo na mencionada instituição de ensino. Reservamos igualmente espaço a algumas breves reflexões, espartilhadas por vários pontos temáticos, em torno da Escola dos dias de hoje, na medida em que, tendo já realizado um estágio profissional há quinze anos atrás, não posso deixar de registar algumas diferenças. As aulas assistidas, e respetivos materiais, devidamente acompanhados de algumas contextualizações e comentários, foram selecionados em função do item teórico desenvolvido que está relacionado com a importância conferida à literatura nos instrumentos de trabalho com os quais trabalhamos durante este ano letivo que agora termina. O despoletar do interesse por este assunto reside no facto de considerarmos a literatura de vital importância para o robustecimento dos conhecimentos dos nossos discentes em torno da história, da cultura de uma determinada coletividade e de nos termos apercebido da sua parca utilização nos manuais com os quais trabalhamos este ano letivo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-6-23
2014-07-11
2014-07-11T00:00:00Z
2018-08-23T15:35:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5692
TID:201642948
url http://hdl.handle.net/10400.6/5692
identifier_str_mv TID:201642948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136361931866112