John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vales, Ivete Maria Antónia Cândido
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17521
Resumo: A presente dissertação propõe-se analisar as partituras de notação gráfica de Cage, desenvolvidas nas décadas de 1950-60 e sua relação com o movimento Fluxus. As inovações revolucionárias então desenvolvidas, especialmente no campo da música, contribuíram para um novo entendimento da relação entre compositor e intérprete, enquadrando o conceito de obra aberta. O Fluxus privilegiava os happenings e as performances interactivas, procurando eliminar a tradicional barreira entre artista e público e proclamando que “todo o ser humano é um artista”. As partituras de notação gráfica inserem-se num contexto que podemos classificar de pósmoderno e experimental preocupado em valorizar e relevar o “conceito”, mais do que os aspectos técnicoformais da obra musical.
id RCAP_036547d0af2ecc4d1766661f0e76f546
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17521
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60Música contemporâneaNotação musicalCage, John, 1912-1992A presente dissertação propõe-se analisar as partituras de notação gráfica de Cage, desenvolvidas nas décadas de 1950-60 e sua relação com o movimento Fluxus. As inovações revolucionárias então desenvolvidas, especialmente no campo da música, contribuíram para um novo entendimento da relação entre compositor e intérprete, enquadrando o conceito de obra aberta. O Fluxus privilegiava os happenings e as performances interactivas, procurando eliminar a tradicional barreira entre artista e público e proclamando que “todo o ser humano é um artista”. As partituras de notação gráfica inserem-se num contexto que podemos classificar de pósmoderno e experimental preocupado em valorizar e relevar o “conceito”, mais do que os aspectos técnicoformais da obra musical.This thesis proposes to analyse Cage’s graphical notation scores, developed in the 1950-60s and its relationship with the Fluxus movement. The revolutionary innovations then developed, especially in music, contributed to a new understanding of the relationship between composer and performer, and the concept of open work. Fluxus favoured the happenings and interactive performances, seeking to eliminate the traditional barrier between artist and audience and proclaiming "every human being is an artist". Graphical notation is part of an experimental and already postmodern context, more concerned with the "concept", than with the technical and formal aspects of the musical work.Universidade de Aveiro2017-05-19T13:47:09Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17521TID:201577810porVales, Ivete Maria Antónia Cândidoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:21Zoai:ria.ua.pt:10773/17521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:34.439654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60
title John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60
spellingShingle John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60
Vales, Ivete Maria Antónia Cândido
Música contemporânea
Notação musical
Cage, John, 1912-1992
title_short John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60
title_full John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60
title_fullStr John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60
title_full_unstemmed John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60
title_sort John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60
author Vales, Ivete Maria Antónia Cândido
author_facet Vales, Ivete Maria Antónia Cândido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vales, Ivete Maria Antónia Cândido
dc.subject.por.fl_str_mv Música contemporânea
Notação musical
Cage, John, 1912-1992
topic Música contemporânea
Notação musical
Cage, John, 1912-1992
description A presente dissertação propõe-se analisar as partituras de notação gráfica de Cage, desenvolvidas nas décadas de 1950-60 e sua relação com o movimento Fluxus. As inovações revolucionárias então desenvolvidas, especialmente no campo da música, contribuíram para um novo entendimento da relação entre compositor e intérprete, enquadrando o conceito de obra aberta. O Fluxus privilegiava os happenings e as performances interactivas, procurando eliminar a tradicional barreira entre artista e público e proclamando que “todo o ser humano é um artista”. As partituras de notação gráfica inserem-se num contexto que podemos classificar de pósmoderno e experimental preocupado em valorizar e relevar o “conceito”, mais do que os aspectos técnicoformais da obra musical.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-05-19T13:47:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17521
TID:201577810
url http://hdl.handle.net/10773/17521
identifier_str_mv TID:201577810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137576376860672