John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17521 |
Resumo: | A presente dissertação propõe-se analisar as partituras de notação gráfica de Cage, desenvolvidas nas décadas de 1950-60 e sua relação com o movimento Fluxus. As inovações revolucionárias então desenvolvidas, especialmente no campo da música, contribuíram para um novo entendimento da relação entre compositor e intérprete, enquadrando o conceito de obra aberta. O Fluxus privilegiava os happenings e as performances interactivas, procurando eliminar a tradicional barreira entre artista e público e proclamando que “todo o ser humano é um artista”. As partituras de notação gráfica inserem-se num contexto que podemos classificar de pósmoderno e experimental preocupado em valorizar e relevar o “conceito”, mais do que os aspectos técnicoformais da obra musical. |
id |
RCAP_036547d0af2ecc4d1766661f0e76f546 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17521 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60Música contemporâneaNotação musicalCage, John, 1912-1992A presente dissertação propõe-se analisar as partituras de notação gráfica de Cage, desenvolvidas nas décadas de 1950-60 e sua relação com o movimento Fluxus. As inovações revolucionárias então desenvolvidas, especialmente no campo da música, contribuíram para um novo entendimento da relação entre compositor e intérprete, enquadrando o conceito de obra aberta. O Fluxus privilegiava os happenings e as performances interactivas, procurando eliminar a tradicional barreira entre artista e público e proclamando que “todo o ser humano é um artista”. As partituras de notação gráfica inserem-se num contexto que podemos classificar de pósmoderno e experimental preocupado em valorizar e relevar o “conceito”, mais do que os aspectos técnicoformais da obra musical.This thesis proposes to analyse Cage’s graphical notation scores, developed in the 1950-60s and its relationship with the Fluxus movement. The revolutionary innovations then developed, especially in music, contributed to a new understanding of the relationship between composer and performer, and the concept of open work. Fluxus favoured the happenings and interactive performances, seeking to eliminate the traditional barrier between artist and audience and proclaiming "every human being is an artist". Graphical notation is part of an experimental and already postmodern context, more concerned with the "concept", than with the technical and formal aspects of the musical work.Universidade de Aveiro2017-05-19T13:47:09Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17521TID:201577810porVales, Ivete Maria Antónia Cândidoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:21Zoai:ria.ua.pt:10773/17521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:34.439654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60 |
title |
John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60 |
spellingShingle |
John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60 Vales, Ivete Maria Antónia Cândido Música contemporânea Notação musical Cage, John, 1912-1992 |
title_short |
John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60 |
title_full |
John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60 |
title_fullStr |
John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60 |
title_full_unstemmed |
John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60 |
title_sort |
John Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60 |
author |
Vales, Ivete Maria Antónia Cândido |
author_facet |
Vales, Ivete Maria Antónia Cândido |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vales, Ivete Maria Antónia Cândido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música contemporânea Notação musical Cage, John, 1912-1992 |
topic |
Música contemporânea Notação musical Cage, John, 1912-1992 |
description |
A presente dissertação propõe-se analisar as partituras de notação gráfica de Cage, desenvolvidas nas décadas de 1950-60 e sua relação com o movimento Fluxus. As inovações revolucionárias então desenvolvidas, especialmente no campo da música, contribuíram para um novo entendimento da relação entre compositor e intérprete, enquadrando o conceito de obra aberta. O Fluxus privilegiava os happenings e as performances interactivas, procurando eliminar a tradicional barreira entre artista e público e proclamando que “todo o ser humano é um artista”. As partituras de notação gráfica inserem-se num contexto que podemos classificar de pósmoderno e experimental preocupado em valorizar e relevar o “conceito”, mais do que os aspectos técnicoformais da obra musical. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-05-19T13:47:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17521 TID:201577810 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17521 |
identifier_str_mv |
TID:201577810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137576376860672 |