"As transformações sociais e culturais do terceiro quartel do século XX" : a arte no processo de aprendizagem da história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Leonor Graça
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33418
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
id RCAP_0370a2e01ff6799d572595d9c529ebff
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33418
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "As transformações sociais e culturais do terceiro quartel do século XX" : a arte no processo de aprendizagem da históriaAprendizagemArteHistóriaCultura artísticaSéculo XXRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O presente trabalho pretende demonstrar a importância que a Arte pode ter para o ensino da História em contexto de sala de aula. A educação permite o desenvolvimento intelectual e, como entendemos que a Arte também fornece o fluxo de criatividade, acreditamos que, quando ambos são usados no mesmo contexto, podem resultar no ensino e na sensibilidade estética de um cidadão, bem como na consolidação de valores e respeito pela diversidade cultural, o que pode levar a uma aprendizagem mais significativa. O período lecionado, As Transformações Sociais e Culturais do Terceiro Quartel do Século XX, bem como o conhecimento de conceitos essenciais em História, foram o horizonte ideal para nos ajudar a transmitir conteúdos, através de documentos iconográficos, sem esforço acrescido por parte dos alunos, mas para quem o estudo da História se mostra tantas vezes desinteressante. Concluímos que a informação apresentada e assente em dois requisitos imediatos, enriquecer e firmar o conhecimento dos discentes e contribuir para aumentar um bom resultado final, pode ser a resposta – entre outras variáveis não abordadas - que procurámos para alcançar o objetivo de uma escola com alunos motivados.The following work tries to demonstrate the importance of how Art can have in a General History Course, under a academical teaching environment. Education enables the intellectual development and, as our understanding that Art also provides the flow of creativity, we believe that when both are used in the same context, it can result in the teaching and aesthetic sensibility of a citizen as well as in the consolidation of values and respect for cultural diversity, which might lead to a more significant learning. Under the thought period “As Transformações Sociais e Culturais do Terceiro Quartel do Século XX” [The Social and Cultural Transformations of the 3rd Quarter of the XX century] as well as the essential conceptualizations of Historical Knowledge were the perfect setting to help transmitting its contents, through iconographic documentation, without added effort from the part of the students which usually classify History Studies somewhat disinteresting. We concluded that the information gathered is placed under two main immediate requirements: enriching and solidifying the knowledge of the students which contributes to yield a better positive result, can be the answer, among various other not-studied variables, to reach the goals placed by the school with motivated students.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaRocha, Leonor Graça2018-05-16T15:33:25Z20172017-10-162017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33418TID:201916509porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:29.363596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "As transformações sociais e culturais do terceiro quartel do século XX" : a arte no processo de aprendizagem da história
title "As transformações sociais e culturais do terceiro quartel do século XX" : a arte no processo de aprendizagem da história
spellingShingle "As transformações sociais e culturais do terceiro quartel do século XX" : a arte no processo de aprendizagem da história
Rocha, Leonor Graça
Aprendizagem
Arte
História
Cultura artística
Século XX
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "As transformações sociais e culturais do terceiro quartel do século XX" : a arte no processo de aprendizagem da história
title_full "As transformações sociais e culturais do terceiro quartel do século XX" : a arte no processo de aprendizagem da história
title_fullStr "As transformações sociais e culturais do terceiro quartel do século XX" : a arte no processo de aprendizagem da história
title_full_unstemmed "As transformações sociais e culturais do terceiro quartel do século XX" : a arte no processo de aprendizagem da história
title_sort "As transformações sociais e culturais do terceiro quartel do século XX" : a arte no processo de aprendizagem da história
author Rocha, Leonor Graça
author_facet Rocha, Leonor Graça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Leonor Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Arte
História
Cultura artística
Século XX
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Arte
História
Cultura artística
Século XX
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-10-16
2017-01-01T00:00:00Z
2018-05-16T15:33:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33418
TID:201916509
url http://hdl.handle.net/10451/33418
identifier_str_mv TID:201916509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134414335115264