A metodologia projetual centrada na ligação entre um filme de animação e o contexto dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albino, Maria Teresa Meneses Pires Marques
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33038
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo e Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
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spelling A metodologia projetual centrada na ligação entre um filme de animação e o contexto dos alunosProjectoDesenhoDesignEducação artísticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo e Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada retrata a experiência enquanto Professora Estagiária, efetuada no contexto do Mestrado em Ensino das Artes Visuais 3.º ciclo e Secundário. A prática letiva foi desenvolvida no Colégio Pedro Arrupe em Lisboa, uma instituição de cariz inaciano que desafia os seus alunos para uma visão direcionada para o futuro como cidadãos capazes, com uma turma do 10.º ano e uma do 11.º ano do Ensino Secundário, na disciplina de Desenho A no Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. O presente Relatório configura os conteúdos que serviram de base à conceção de um projeto de cariz pedagógico respeitando as metas programáticas, de modo a dar resposta aos interesses e problemas sentidos pelos alunos na sala de aula. A realização de um pequeno Filme de Animação composto por diversas fases dá corpo ao principal objetivo de investigação: compreender como é que as turmas adquirem as bases do Design e do Cinema desenvolvendo a sua criatividade, espírito de equipa e capacidade de resolução de problemas.The Supervised Teaching Practice Report portrays the experience as a Trainee Teacher, conducted in the context of the Masters in Visual Arts Education 3rd and Secondary. The teaching practice was developed at Colégio Pedro Arrupe in Lisbon, an institution of ignatian character that challenges its students to a future-oriented vision as capable citizens, with a group of 10th grade and one of 11th grade of Secondary Education, in the discipline of Drawing A in the Course of Scientific-Humanistic of Visual Arts. In this present report, it shows the contents that were served as the basis for carrying out a pedagogical project, respecting the programmatic goals, in order to respond to the interests and problems of the students felt in the classroom. The making of a small Animation Film composed of several phases gives substance to the main research objective: to understand how the classes acquire the bases of Design and Cinema, developing their creativity, team spirit and problem solving capacity.Taveira, Rogério, 1966-Repositório da Universidade de LisboaAlbino, Maria Teresa Meneses Pires Marques2018-04-27T13:31:40Z20172017-10-092017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33038TID:201916363porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:11.526615Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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