Da árvore ao desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvim, Leonor Maria de Noronha Wagner Castelino e, 1993-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33071
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
id RCAP_d70c102062fc756ff20b40d396e41c2e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33071
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da árvore ao desenhoDesenhoÁrvoreEducação artisticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O presente relatório procura reunir os elementos necessários à compreensão de um trabalho de intervenção lectiva, desenvolvida no âmbito da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola Secundária Rainha Dona Amélia, na disciplina de Desenho A, com a turma de 10º ano de Artes Visuais. Em conjunto com o professor cooperante Francisco Agostinho foi desenvolvida uma unidade de trabalho transversal ao programa de Desenho, constituída por 9 unidades de trabalho, com a duração de 27 aulas de 90 minutos, procurando que cada uma contribuísse de maneira diferente para “aprender a ver”. A intervenção lectiva intitulada Da árvore ao desenho procurou suscitar uma aprendizagem baseada na diversidade de experiências e actividades, com recurso a diferentes meios, processos de trabalho e materiais. Teve como principais objectivos o conhecimento e articulação entre a percepção e representação do mundo visível, o desenvolvimento de modos próprios de expressão e comunicação visual, utilizando com eficiência os diversos recursos do desenho, a exploração dos diferentes suportes, materiais, instrumentos e processos, adquirindo o gosto pela exploração gráfica, com abertura a novos desafios e ideias Tendo como base o desenho de formas naturais e através das diferentes propostas de formas de ver, pretendeu-se compreender de que modo o contacto com a natureza propicia experiências estéticas, utilizando o desenho como educador da visão e instrumento para conceber e comunicar a percepção sobre o mundo visível.This report aims at gathering the necessary elements for the understanding of a teaching intervention project, developed as part of a supervised teaching experiment, at Rainha Dona Amélia Secondary School, in the discipline of Design A, with a 10th grade Visual Arts class. Together with the teacher Francisco Agostinho, a work unit was developed that was transversal to the Drawing program, consisting of 9 work units, with a duration of 27 90-minute classes, each one of which would contribute to different ways to "learn how to observe". The lecture titled "From Tree to Drawing" sought to stimulate learning based on the diversity of experiences and activities, using different mediums, work processes and materials. Its main objectives were the discovery and connection between the perception and representation of the visible world, the development of one's own means of expression and visual communication, using efficiently the diverse resources of the drawing, the exploration of the different mediums, materials, instruments and processes, acquiring a taste for graphic exploration, with openness to new challenges and ideas. Based on the drawing of natural forms and through different suggested modes of observation, it was intended to understand how the contact with nature provided aesthetic experiences, using drawing as a vision educator and instrument to conceive and communicate the perception of the visible world.Rego, Domingos, 1965-Repositório da Universidade de LisboaAlvim, Leonor Maria de Noronha Wagner Castelino e, 1993-2018-05-02T14:47:17Z20172017-10-092017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33071TID:201916355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:15.266377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da árvore ao desenho
title Da árvore ao desenho
spellingShingle Da árvore ao desenho
Alvim, Leonor Maria de Noronha Wagner Castelino e, 1993-
Desenho
Árvore
Educação artistica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Da árvore ao desenho
title_full Da árvore ao desenho
title_fullStr Da árvore ao desenho
title_full_unstemmed Da árvore ao desenho
title_sort Da árvore ao desenho
author Alvim, Leonor Maria de Noronha Wagner Castelino e, 1993-
author_facet Alvim, Leonor Maria de Noronha Wagner Castelino e, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rego, Domingos, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvim, Leonor Maria de Noronha Wagner Castelino e, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Árvore
Educação artistica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Árvore
Educação artistica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-10-09
2017-01-01T00:00:00Z
2018-05-02T14:47:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33071
TID:201916355
url http://hdl.handle.net/10451/33071
identifier_str_mv TID:201916355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134412273614848