Da árvore ao desenho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33071 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
id |
RCAP_d70c102062fc756ff20b40d396e41c2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/33071 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da árvore ao desenhoDesenhoÁrvoreEducação artisticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O presente relatório procura reunir os elementos necessários à compreensão de um trabalho de intervenção lectiva, desenvolvida no âmbito da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola Secundária Rainha Dona Amélia, na disciplina de Desenho A, com a turma de 10º ano de Artes Visuais. Em conjunto com o professor cooperante Francisco Agostinho foi desenvolvida uma unidade de trabalho transversal ao programa de Desenho, constituída por 9 unidades de trabalho, com a duração de 27 aulas de 90 minutos, procurando que cada uma contribuísse de maneira diferente para “aprender a ver”. A intervenção lectiva intitulada Da árvore ao desenho procurou suscitar uma aprendizagem baseada na diversidade de experiências e actividades, com recurso a diferentes meios, processos de trabalho e materiais. Teve como principais objectivos o conhecimento e articulação entre a percepção e representação do mundo visível, o desenvolvimento de modos próprios de expressão e comunicação visual, utilizando com eficiência os diversos recursos do desenho, a exploração dos diferentes suportes, materiais, instrumentos e processos, adquirindo o gosto pela exploração gráfica, com abertura a novos desafios e ideias Tendo como base o desenho de formas naturais e através das diferentes propostas de formas de ver, pretendeu-se compreender de que modo o contacto com a natureza propicia experiências estéticas, utilizando o desenho como educador da visão e instrumento para conceber e comunicar a percepção sobre o mundo visível.This report aims at gathering the necessary elements for the understanding of a teaching intervention project, developed as part of a supervised teaching experiment, at Rainha Dona Amélia Secondary School, in the discipline of Design A, with a 10th grade Visual Arts class. Together with the teacher Francisco Agostinho, a work unit was developed that was transversal to the Drawing program, consisting of 9 work units, with a duration of 27 90-minute classes, each one of which would contribute to different ways to "learn how to observe". The lecture titled "From Tree to Drawing" sought to stimulate learning based on the diversity of experiences and activities, using different mediums, work processes and materials. Its main objectives were the discovery and connection between the perception and representation of the visible world, the development of one's own means of expression and visual communication, using efficiently the diverse resources of the drawing, the exploration of the different mediums, materials, instruments and processes, acquiring a taste for graphic exploration, with openness to new challenges and ideas. Based on the drawing of natural forms and through different suggested modes of observation, it was intended to understand how the contact with nature provided aesthetic experiences, using drawing as a vision educator and instrument to conceive and communicate the perception of the visible world.Rego, Domingos, 1965-Repositório da Universidade de LisboaAlvim, Leonor Maria de Noronha Wagner Castelino e, 1993-2018-05-02T14:47:17Z20172017-10-092017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33071TID:201916355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:15.266377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da árvore ao desenho |
title |
Da árvore ao desenho |
spellingShingle |
Da árvore ao desenho Alvim, Leonor Maria de Noronha Wagner Castelino e, 1993- Desenho Árvore Educação artistica Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Da árvore ao desenho |
title_full |
Da árvore ao desenho |
title_fullStr |
Da árvore ao desenho |
title_full_unstemmed |
Da árvore ao desenho |
title_sort |
Da árvore ao desenho |
author |
Alvim, Leonor Maria de Noronha Wagner Castelino e, 1993- |
author_facet |
Alvim, Leonor Maria de Noronha Wagner Castelino e, 1993- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rego, Domingos, 1965- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvim, Leonor Maria de Noronha Wagner Castelino e, 1993- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Árvore Educação artistica Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Desenho Árvore Educação artistica Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-10-09 2017-01-01T00:00:00Z 2018-05-02T14:47:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/33071 TID:201916355 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/33071 |
identifier_str_mv |
TID:201916355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134412273614848 |