O ensino profissional na escola secundária pública: perceções dos seus principais agentes educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Armando Manuel Matos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5500
Resumo: O presente estudo incide sobre o ensino profissional, introduzido oficialmente nas Escolas Secundária Públicas em 2004 e tem como principal objetivo verificar qual a perceção dos principais agentes educativos relativamente aos Cursos Profissionais, quanto à sua importância, qualidade e implementação na Escola Secundária Pública. Para alcançar o objetivo atrás anunciado foi feito um estudo descritivo e interpretativo, recorrendo-se à aplicação de inquéritos por questionário e documentos internos arquivados da escola com interesse para o esclarecimento das questões específicas de investigação. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que os professores e alunos dos Cursos Profissionais, assim como a Direção Executiva da escola manifestam uma perceção bastante positiva relativamente à importância, qualidade e implementação dos mesmos na escola. Destacamos especialmente que, do ponto de vista dos professores e Direção Executiva, os Cursos Profissionais foram uma mais valia para a consolidação das metas do Projeto Educativo da escola, reforçando o papel da mesma na formação qualificada de jovens para o mercado de trabalho e no acentuar da sua identidade, assim como na melhoria dos resultados escolares dos alunos. Do ponto de vista dos alunos, destaca-se a forte valorização da natureza prática dos cursos e à sua orientação para o mercado do trabalho, a qualidade do estágio (FCT) e à promoção do seu sucesso educativo.
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