Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2017/2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ana Maria Bica
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86598
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_04172cc631e131502ae54cc09faedb28
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86598
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2017/2018TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO IN THE ACADEMIC YEAR OF 2017/2018Estágio PedagógicoEducação FísicaReflexãoIntervenção pedagógicaProcesso de ensino-aprendizagemTeacher TrainingPhysical EducationReflexionPedagogic interventionTeaching-learning processRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Estágio Pedagógico, enquanto disciplina promotora da integração e consolidação de conhecimentos teóricos em contexto de prática real, representa uma etapa conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. A presente etapa foi desenvolvida na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma F do 10º ano de escolaridade do Curso de Ciências e Tecnologias, no decorrer do ano letivo 2017/2018. Sendo esta uma etapa de elevada intensidade de aprendizagem e especificidade, o presente documento, intitulado de “Relatório de Estágio Pedagógico”, visa uma reflexão crítica, estruturada e fundamentada relativamente a todo o percurso desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico. Desta forma, pretende-se descrever todas as vivências, experiências e aprendizagens desenvolvidas e adquiridas no decorrer deste período, previsto como um momento em que todas as competências e saberes teóricos conseguidas ao longo de toda a formação académica são aplicados num contexto escolar real, potenciando o sucesso e progresso do indivíduo enquanto futuro profissional de Educação Física. Neste sentido, no decorrer deste documento serão apresentados três capítulos, referentes à contextualização da prática desenvolvida, à análise reflexiva da prática pedagógica e à apresentação do aprofundamento do tema-problema. Assim, no primeiro capítulo serão apresentadas as expetativas iniciais e a caraterização do contexto. No segundo, o documento apresenta-se subdividido em quatro grandes áreas: 1) as atividades de ensino aprendizagem respeitantes a todo o processo de planeamento, realização e avaliação; 2) as atividades de organização e gestão escolar; 3) os projetos e parcerias educativas e 4) a atitude ética e profissional. Por fim, no último capítulo apresentar-se-á um estudo caso desenvolvido no decorrer do aluno letivo.As a subject which promotes the inclusion and consolidation of theoretical knowledge in a real practical context, the Teacher Training represents a final stage of the Master programme in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School, offered by the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The present stage was developed in Escola Secundária de Avelar Brotero and accompanied the 10ºF class, part of the Science and Technology Course, during the 2017/2018 school year. Since this stage requires a high learning and specific intensity, the present paper, titled “Relatório de Estágio Pedagógico” (“Teacher Training Report”), aims to offer a critical reflection, structured and sustained in the course carried out through the pedagogic training. Therefore, it is intended to describe all experiences and learning acquired during this period, considered a moment in which all of the skills and theoretical knowledge obtained throughout the academic course are applied in a real school setting, enhancing the success and progress of the individual as a future Physical Education professional. In this regard, this paper will present three chapters, alluding to the contextualization of the developed practise, the reflexive analysis of the pedagogic practise and the presentation of the further development of the topic. Thereby, the first chapter presents the initial expectations and the characterization of the context. The second is divided in four major areas: 1) the teaching-learning scenarios related to the entire planning, execution and evaluation process; 2) the school management and planning activities; 3) the projects and educational partnerships and 4) the ethical and professional approach. Lastly, the final chapter will present a study case developed during the school year.2018-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86598http://hdl.handle.net/10316/86598TID:202218872porFonseca, Ana Maria Bicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T02:49:08Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:42.796630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2017/2018
TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO IN THE ACADEMIC YEAR OF 2017/2018
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2017/2018
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2017/2018
Fonseca, Ana Maria Bica
Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Intervenção pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Teacher Training
Physical Education
Reflexion
Pedagogic intervention
Teaching-learning process
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2017/2018
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2017/2018
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2017/2018
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2017/2018
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2017/2018
author Fonseca, Ana Maria Bica
author_facet Fonseca, Ana Maria Bica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Ana Maria Bica
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Intervenção pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Teacher Training
Physical Education
Reflexion
Pedagogic intervention
Teaching-learning process
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Intervenção pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Teacher Training
Physical Education
Reflexion
Pedagogic intervention
Teaching-learning process
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86598
http://hdl.handle.net/10316/86598
TID:202218872
url http://hdl.handle.net/10316/86598
identifier_str_mv TID:202218872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133968364208128