Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Sara Margarida Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86766
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_a40fec6623c26a36d60ac1cfefcbb564
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86766
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018Teacher Training Report developed in Escola Secundária de Avelar Brotero in the academic year of 2017/2018Estágio PedagógicoRelatório de EstágioEducação FísicaReflexãoIntervenção PedagógicaTeacher TrainingInternship reportPhysical EducationReflexionPedagogic interventionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaIn the second year of the Master’s degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School in the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, it is required a teacher training during the academic year. This Teacher Training is characterised by the practice of the acquired knowledge about the pedagogic intervention, from four years of academic degree, in a real context. In order to describe and reflect about whole experience and learning during the Teacher Training, developed in Escola Secundária de Avelar Brotero, in the academic year of 2017/2018 with the class of 10th 3 A, arise the present report, as the graduation requirements of the master course. The report à priori mentioned is structured in three parts. In the “Capítulo 1”, the first chapter, where are expose the practice contextualization, will be described the initial expectations and a brief explanation about the school characterization, the group of work, the internship unit and the class. In the second chapter, that is structured in three main areas, will be explain the internship itself. In the first area, “Area 1”, will have the process of the accomplishment and evaluation planning, not forgetting the ethic-professional behaviour, the reason of some decisions and some dilemmas. In “Area 2” will be expose the organization and scholar management activities. In “Area 3” will be described some educational projects and partnership. In the last chapter, “Chapter 3”, is dedicated for the problematic theme, “Perceptions about the pedagogic intervention of the different actors in the same context of teaching-learning: a comparative study between three curricular subjects of one class of 10th year”, where will be explained whole the process in study, and the results about it.No âmbito do segundo ano do Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, é esperada a realização de um Estágio Pedagógico, durante um ano letivo. Este é caraterizado pela aplicação dos conhecimentos adquiridos relativos à intervenção pedagógica, ao longo dos quatro anos de formação académica, através duma prática docente em contexto real. Assim, e de modo a relatar e a refletir sobre toda a experiência e aprendizagem vivenciada ao longo de todo o Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, no ano letivo de 2017/2018 junto da turma do 10º 3 A, na disciplina de Educação Física, surge o presente relatório, pertencente à Unidade Curricular de Relatório de Estágio. O supracitado documento foi dividido em três capítulos, sendo que no Capítulo I teremos a Contextualização da Prática, onde constarão as expetativas iniciais, e uma breve caraterização da escola, do grupo disciplinar, do núcleo e da turma, respetivamente. Já o Capítulo II, que estará subdividido em três áreas, será reservado à Análise Reflexiva da Prática Pedagógica, ou seja todo o trabalho elaborado, durante o Estágio Pedagógico. Na área 1 teremos o processo de planeamento, de realização e de avaliação, não deslembrando a atitude ética-profissional, a justificação das opções tomadas e ainda as questões dilemáticas. Na área 2 apresentaremos as atividades de organização e gestão escolar e na área 3 poderemos encontrar os projetos e parcerias educativas. Por fim o último capítulo, Capitulo III, será dedicado ao aprofundamento do tema problema, intitulado de “ Perceções sobre a intervenção pedagógica de diferentes atores no mesmo contexto de ensino-aprendizagem: estudo comparativo entre três disciplinas curriculares de uma turma do 10º Ano”, onde constará todo o processo do estudo, assim como os resultados retirados do mesmo.2018-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86766http://hdl.handle.net/10316/86766TID:202220621porMendes, Sara Margarida Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:52.701325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018
Teacher Training Report developed in Escola Secundária de Avelar Brotero in the academic year of 2017/2018
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018
Mendes, Sara Margarida Oliveira
Estágio Pedagógico
Relatório de Estágio
Educação Física
Reflexão
Intervenção Pedagógica
Teacher Training
Internship report
Physical Education
Reflexion
Pedagogic intervention
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018
author Mendes, Sara Margarida Oliveira
author_facet Mendes, Sara Margarida Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Sara Margarida Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Relatório de Estágio
Educação Física
Reflexão
Intervenção Pedagógica
Teacher Training
Internship report
Physical Education
Reflexion
Pedagogic intervention
topic Estágio Pedagógico
Relatório de Estágio
Educação Física
Reflexão
Intervenção Pedagógica
Teacher Training
Internship report
Physical Education
Reflexion
Pedagogic intervention
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86766
http://hdl.handle.net/10316/86766
TID:202220621
url http://hdl.handle.net/10316/86766
identifier_str_mv TID:202220621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133969190486016