Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/86766 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_a40fec6623c26a36d60ac1cfefcbb564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/86766 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018Teacher Training Report developed in Escola Secundária de Avelar Brotero in the academic year of 2017/2018Estágio PedagógicoRelatório de EstágioEducação FísicaReflexãoIntervenção PedagógicaTeacher TrainingInternship reportPhysical EducationReflexionPedagogic interventionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaIn the second year of the Master’s degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School in the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, it is required a teacher training during the academic year. This Teacher Training is characterised by the practice of the acquired knowledge about the pedagogic intervention, from four years of academic degree, in a real context. In order to describe and reflect about whole experience and learning during the Teacher Training, developed in Escola Secundária de Avelar Brotero, in the academic year of 2017/2018 with the class of 10th 3 A, arise the present report, as the graduation requirements of the master course. The report à priori mentioned is structured in three parts. In the “Capítulo 1”, the first chapter, where are expose the practice contextualization, will be described the initial expectations and a brief explanation about the school characterization, the group of work, the internship unit and the class. In the second chapter, that is structured in three main areas, will be explain the internship itself. In the first area, “Area 1”, will have the process of the accomplishment and evaluation planning, not forgetting the ethic-professional behaviour, the reason of some decisions and some dilemmas. In “Area 2” will be expose the organization and scholar management activities. In “Area 3” will be described some educational projects and partnership. In the last chapter, “Chapter 3”, is dedicated for the problematic theme, “Perceptions about the pedagogic intervention of the different actors in the same context of teaching-learning: a comparative study between three curricular subjects of one class of 10th year”, where will be explained whole the process in study, and the results about it.No âmbito do segundo ano do Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, é esperada a realização de um Estágio Pedagógico, durante um ano letivo. Este é caraterizado pela aplicação dos conhecimentos adquiridos relativos à intervenção pedagógica, ao longo dos quatro anos de formação académica, através duma prática docente em contexto real. Assim, e de modo a relatar e a refletir sobre toda a experiência e aprendizagem vivenciada ao longo de todo o Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, no ano letivo de 2017/2018 junto da turma do 10º 3 A, na disciplina de Educação Física, surge o presente relatório, pertencente à Unidade Curricular de Relatório de Estágio. O supracitado documento foi dividido em três capítulos, sendo que no Capítulo I teremos a Contextualização da Prática, onde constarão as expetativas iniciais, e uma breve caraterização da escola, do grupo disciplinar, do núcleo e da turma, respetivamente. Já o Capítulo II, que estará subdividido em três áreas, será reservado à Análise Reflexiva da Prática Pedagógica, ou seja todo o trabalho elaborado, durante o Estágio Pedagógico. Na área 1 teremos o processo de planeamento, de realização e de avaliação, não deslembrando a atitude ética-profissional, a justificação das opções tomadas e ainda as questões dilemáticas. Na área 2 apresentaremos as atividades de organização e gestão escolar e na área 3 poderemos encontrar os projetos e parcerias educativas. Por fim o último capítulo, Capitulo III, será dedicado ao aprofundamento do tema problema, intitulado de “ Perceções sobre a intervenção pedagógica de diferentes atores no mesmo contexto de ensino-aprendizagem: estudo comparativo entre três disciplinas curriculares de uma turma do 10º Ano”, onde constará todo o processo do estudo, assim como os resultados retirados do mesmo.2018-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86766http://hdl.handle.net/10316/86766TID:202220621porMendes, Sara Margarida Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:52.701325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018 Teacher Training Report developed in Escola Secundária de Avelar Brotero in the academic year of 2017/2018 |
title |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018 |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018 Mendes, Sara Margarida Oliveira Estágio Pedagógico Relatório de Estágio Educação Física Reflexão Intervenção Pedagógica Teacher Training Internship report Physical Education Reflexion Pedagogic intervention |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018 |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018 |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018 |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018 |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2017/2018 |
author |
Mendes, Sara Margarida Oliveira |
author_facet |
Mendes, Sara Margarida Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Sara Margarida Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Relatório de Estágio Educação Física Reflexão Intervenção Pedagógica Teacher Training Internship report Physical Education Reflexion Pedagogic intervention |
topic |
Estágio Pedagógico Relatório de Estágio Educação Física Reflexão Intervenção Pedagógica Teacher Training Internship report Physical Education Reflexion Pedagogic intervention |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/86766 http://hdl.handle.net/10316/86766 TID:202220621 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/86766 |
identifier_str_mv |
TID:202220621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554375494598656 |