Escrever e ler antes de o saber fazer: As conceções precoces sobre a linguagem escrita de um grupo de crianças em contexto de JI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ana Rita dos Reis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10413
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_0425f55fd455dc63531aca8b852e34be
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10413
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrever e ler antes de o saber fazer: As conceções precoces sobre a linguagem escrita de um grupo de crianças em contexto de JILinguagem escritaConceçõesPré-escolarPrática pedagógicaLiteracia emergenteWritten languageConceptionsPreschoolPedagogical practiceEmergent literacyRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarPensar que as crianças só adquirem linguagem escrita ao entrarem no ensino formal, é subestimar as capacidades linguísticas das crianças em idade de pré-escolar. Diversos autores têm demonstrado que, já nesta idade, as crianças são dotadas de conceções relacionadas com a linguagem escrita. Durante a Prática Profissional Supervisionada (PPS), as crianças foram dando evidências das suas conceções, o que realçou a necessidade de estudar essas conceções para identificar a melhor forma de intervir. Assim, desenvolveu-se um estudo de caso de natureza qualitativa que teve como objetivos compreender as conceções das crianças face às funcionalidades da escrita, identificar as conceções das crianças acerca dos aspetos figurativos e conceptuais da linguagem escrita e perceber a intervenção do adulto na emergência da linguagem escrita. Os resultados deste estudo indicam que as crianças já em idade pré-escolar percecionam práticas de leitura e de escrita, atribuem sentido e razão para a aprendizagem da leitura e da escrita e reconhecem as características formais do material de leitura. Descobriu-se, ainda, que o nível de escrita das crianças da amostra é, maioritariamente, o pré-silábico. Por fim, é discutido o papel do educador enquanto promotor da emergência da escrita.ABSTRACT To think that pre-schoolers will only acquire written language upon enrolling in formal education show how underestimated their linguistic capacities are. Several authors have demonstrated that, at this developmental phase, young children are aware of concepts related to written language. During supervised professional practice, the children provided evidence of their understanding of these, which highlighted the need to further research these conceptions in order to identify the best way to intervene. Thus, a case study of qualitative nature was developed, which aimed to asses and establish what the conceptions are in children with regards to their relation with the functionalities of writing, identifying the conceptions of children about the figurative and conceptual aspects of written language and understanding the intervention of the adult in the emergence of written language. The results of this study indicate that pre-schoolers recognise reading and writing practices, are capable of attributing importance and meaning to the process of learning how to read and write, and are familiar with the formal characteristics of the reading material. It was also worth noting that the level of writing of the children in the sample was generally observed to be pre-syllabic. Finally, the role of the educator is discussed as the promoter of the emergence of writing.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaRosa, ManuelaRCIPLCastro, Ana Rita dos Reis2019-08-05T10:37:06Z2019-05-092019-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10413TID:202248267porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:50.636215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrever e ler antes de o saber fazer: As conceções precoces sobre a linguagem escrita de um grupo de crianças em contexto de JI
title Escrever e ler antes de o saber fazer: As conceções precoces sobre a linguagem escrita de um grupo de crianças em contexto de JI
spellingShingle Escrever e ler antes de o saber fazer: As conceções precoces sobre a linguagem escrita de um grupo de crianças em contexto de JI
Castro, Ana Rita dos Reis
Linguagem escrita
Conceções
Pré-escolar
Prática pedagógica
Literacia emergente
Written language
Conceptions
Preschool
Pedagogical practice
Emergent literacy
title_short Escrever e ler antes de o saber fazer: As conceções precoces sobre a linguagem escrita de um grupo de crianças em contexto de JI
title_full Escrever e ler antes de o saber fazer: As conceções precoces sobre a linguagem escrita de um grupo de crianças em contexto de JI
title_fullStr Escrever e ler antes de o saber fazer: As conceções precoces sobre a linguagem escrita de um grupo de crianças em contexto de JI
title_full_unstemmed Escrever e ler antes de o saber fazer: As conceções precoces sobre a linguagem escrita de um grupo de crianças em contexto de JI
title_sort Escrever e ler antes de o saber fazer: As conceções precoces sobre a linguagem escrita de um grupo de crianças em contexto de JI
author Castro, Ana Rita dos Reis
author_facet Castro, Ana Rita dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Ana Rita dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem escrita
Conceções
Pré-escolar
Prática pedagógica
Literacia emergente
Written language
Conceptions
Preschool
Pedagogical practice
Emergent literacy
topic Linguagem escrita
Conceções
Pré-escolar
Prática pedagógica
Literacia emergente
Written language
Conceptions
Preschool
Pedagogical practice
Emergent literacy
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05T10:37:06Z
2019-05-09
2019-05-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10413
TID:202248267
url http://hdl.handle.net/10400.21/10413
identifier_str_mv TID:202248267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133453291094016