Eles não sabem nem sonham, que a Educação comanda a Vida!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Andreia Filipa Mendes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19582
Resumo: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo deste documento apresenta-se retratado o percurso formativo da mestranda, desenvolvido ao longo da prática profissional, tendo em consideração os pressupostos teóricos e legais, bem como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos que sustentaram a mesma, possibilitando a construção de saberes profissionais, numa constante reflexão crítica sobre as suas práticas e opções tomadas, sem nunca esquecer as motivações que a conduziram a abraçar esta profissão. No decorrer da PES, a mestranda contactou com dois níveis educativos, o 1.º CEB e o 2.º CEB, o que permitiu uma visão contínua das diversas temáticas a abordar e dos métodos e estratégias utilizados, moldando-os a cada um dos contextos. O contacto com estes dois ciclos de ensino ocorreu em dois tipos de modalidade: Ensino Presencial e Ensino a Distância (E@D), obrigando a mestranda a inovar e adaptar-se a novas realidades, mantendo uma postura investigativa subjacente aos ciclos da metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão, necessários para o desenvolvimento de práticas educativas consistentes e coerentes. A mestranda realizou, ainda, um projeto de investigação com características de investigação-ação, numa turma do 2.º ano de escolaridade, que incidiu, em particular, sobre a temática da localização e orientação no espaço, que surgiu das preocupações e inquietações da professora estagiária, em compreender a proveniência das várias dificuldades encontradas, neste mesmo tema, no decorrer da prática pedagógica
id RCAP_043e3c5507cfbb3124e6a30733054cc7
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eles não sabem nem sonham, que a Educação comanda a Vida!Prática de ensino supervisionadaEnsino básicoInvestigação-açãoLocalização e orientação no espaçoSupervised teaching practiceBasic educationAction researchLocation and orientation in spaceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo deste documento apresenta-se retratado o percurso formativo da mestranda, desenvolvido ao longo da prática profissional, tendo em consideração os pressupostos teóricos e legais, bem como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos que sustentaram a mesma, possibilitando a construção de saberes profissionais, numa constante reflexão crítica sobre as suas práticas e opções tomadas, sem nunca esquecer as motivações que a conduziram a abraçar esta profissão. No decorrer da PES, a mestranda contactou com dois níveis educativos, o 1.º CEB e o 2.º CEB, o que permitiu uma visão contínua das diversas temáticas a abordar e dos métodos e estratégias utilizados, moldando-os a cada um dos contextos. O contacto com estes dois ciclos de ensino ocorreu em dois tipos de modalidade: Ensino Presencial e Ensino a Distância (E@D), obrigando a mestranda a inovar e adaptar-se a novas realidades, mantendo uma postura investigativa subjacente aos ciclos da metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão, necessários para o desenvolvimento de práticas educativas consistentes e coerentes. A mestranda realizou, ainda, um projeto de investigação com características de investigação-ação, numa turma do 2.º ano de escolaridade, que incidiu, em particular, sobre a temática da localização e orientação no espaço, que surgiu das preocupações e inquietações da professora estagiária, em compreender a proveniência das várias dificuldades encontradas, neste mesmo tema, no decorrer da prática pedagógicaThis Internship Report appears within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) curricular unit, integrated in the Master's degree in Teaching of the 1st cycle of Basic Education (CEB) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CEB. Throughout this document, the training path of the master's student is portrayed, developed throughout professional practice, taking into account the theoretical and legal assumptions, as well as the scientific, pedagogical and didactic knowledge that sustained it, enabling the construction of professional knowledge, in a constant critical reflection on her practices and options taken, without ever forgetting the motivations that led her to embrace this profession. During the PES, the master's student contacted with two educational levels, the 1st CEB and the 2nd CEB, which allowed a continuous view of the various themes to be addressed and of the methods and strategies used, shaping them in each context. The contact with these two teaching cycles occurred in two types of modalities: Face-to-Face Teaching and Distance Learning (E@D), forcing the student to innovate and adapt to new realities, maintaining an investigative posture underlying the cycles of the action-research methodology: observation, planning, action and reflection, necessary for the development of consistent and coherent educational practices. The student also carried out a research project with characteristics of action research, in a class of the 2nd year of schooling, which focused, in particular, on the theme of location and orientation in space, which arose from the concerns and concerns of the trainee teacher, in understanding the origin of the various difficulties encountered, in this same theme, in the course of pedagogical practiceInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMaia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Andreia Filipa Mendes2022-01-20T14:55:47Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19582TID:202891020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:37Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:38.617059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eles não sabem nem sonham, que a Educação comanda a Vida!
title Eles não sabem nem sonham, que a Educação comanda a Vida!
spellingShingle Eles não sabem nem sonham, que a Educação comanda a Vida!
Pereira, Andreia Filipa Mendes
Prática de ensino supervisionada
Ensino básico
Investigação-ação
Localização e orientação no espaço
Supervised teaching practice
Basic education
Action research
Location and orientation in space
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Eles não sabem nem sonham, que a Educação comanda a Vida!
title_full Eles não sabem nem sonham, que a Educação comanda a Vida!
title_fullStr Eles não sabem nem sonham, que a Educação comanda a Vida!
title_full_unstemmed Eles não sabem nem sonham, que a Educação comanda a Vida!
title_sort Eles não sabem nem sonham, que a Educação comanda a Vida!
author Pereira, Andreia Filipa Mendes
author_facet Pereira, Andreia Filipa Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia-Lima, Cláudia Manuela Ferreira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Andreia Filipa Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Ensino básico
Investigação-ação
Localização e orientação no espaço
Supervised teaching practice
Basic education
Action research
Location and orientation in space
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Ensino básico
Investigação-ação
Localização e orientação no espaço
Supervised teaching practice
Basic education
Action research
Location and orientation in space
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo deste documento apresenta-se retratado o percurso formativo da mestranda, desenvolvido ao longo da prática profissional, tendo em consideração os pressupostos teóricos e legais, bem como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos que sustentaram a mesma, possibilitando a construção de saberes profissionais, numa constante reflexão crítica sobre as suas práticas e opções tomadas, sem nunca esquecer as motivações que a conduziram a abraçar esta profissão. No decorrer da PES, a mestranda contactou com dois níveis educativos, o 1.º CEB e o 2.º CEB, o que permitiu uma visão contínua das diversas temáticas a abordar e dos métodos e estratégias utilizados, moldando-os a cada um dos contextos. O contacto com estes dois ciclos de ensino ocorreu em dois tipos de modalidade: Ensino Presencial e Ensino a Distância (E@D), obrigando a mestranda a inovar e adaptar-se a novas realidades, mantendo uma postura investigativa subjacente aos ciclos da metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão, necessários para o desenvolvimento de práticas educativas consistentes e coerentes. A mestranda realizou, ainda, um projeto de investigação com características de investigação-ação, numa turma do 2.º ano de escolaridade, que incidiu, em particular, sobre a temática da localização e orientação no espaço, que surgiu das preocupações e inquietações da professora estagiária, em compreender a proveniência das várias dificuldades encontradas, neste mesmo tema, no decorrer da prática pedagógica
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-20T14:55:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19582
TID:202891020
url http://hdl.handle.net/10400.22/19582
identifier_str_mv TID:202891020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131484761620480