Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Inês Mendes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18175
Resumo: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que faz parte do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento é o corolário lógico do percurso reflexivo da mestranda ao longo da PES que prosseguiu as quatro fases da metodologia de investigação–ação: observação, planificação, ação e reflexão. Na elaboração deste Relatório de Estágio foram mobilizados distintos pressupostos teóricos e legais que são o pilar da educação e sustentam a prática pedagógica da mestranda. Ao longo da prática pedagógica, a mestranda teve a oportunidade de implementar diversas estratégias e explorar vários recursos, através do contacto com dois níveis de ensino: 1º CEB e o 2º CEB, permitindo uma visão longitudinal destes dois ciclos. É de destacar o trabalho cooperativo existente entre todos os intervenientes do processo do ciclo de supervisão, que contribuíram para o crescimento da mestranda, tanto a nível pessoal como profissional. Neste processo formativo a existência de uma equipa multidisciplinar que acompanha os estudantes na PES, de forma sólida e consistente, permite a concretização de um sonho de ser professora. Contudo, para construir este objetivo foi necessário inovar para voar e criar aprendizagens coesas e integrais do conhecimento. No sentido de ir ao encontro de um desenvolvimento profissional pleno a mestranda concretizou um projeto de investigação inovador que lhe permitiu aprofundar conhecimento científico e pedagógico numa abordagem Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM). Neste estudo procurou-se compreender o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio matemático, em crianças do 2º ano, em que, na resolução de problemas, a estratégia principal a usar foi o modelling bar, do “Método de Singapura” (MS). A mestranda tem consciência plena que este é apenas o início do sonho…, onde a inovação e a criação estarão de mãos dadas para voar pelos vários contextos educativos deixando sempre uma marca pessoal, que se consubstancia no Sonhar, Inovar e Voar: Uma volta pelo aprender e ensinar.
id RCAP_222f0fa3e6c0645ec256ada8e469a1b7
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18175
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinarPrática de ensino supervisionadaInvestigação-açãoInclusãoCooperaçãoDesenvolvimento pessoal e profissionalAction-ResearchSupervised teaching practiceInclusionCooperationPersonal and professional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que faz parte do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento é o corolário lógico do percurso reflexivo da mestranda ao longo da PES que prosseguiu as quatro fases da metodologia de investigação–ação: observação, planificação, ação e reflexão. Na elaboração deste Relatório de Estágio foram mobilizados distintos pressupostos teóricos e legais que são o pilar da educação e sustentam a prática pedagógica da mestranda. Ao longo da prática pedagógica, a mestranda teve a oportunidade de implementar diversas estratégias e explorar vários recursos, através do contacto com dois níveis de ensino: 1º CEB e o 2º CEB, permitindo uma visão longitudinal destes dois ciclos. É de destacar o trabalho cooperativo existente entre todos os intervenientes do processo do ciclo de supervisão, que contribuíram para o crescimento da mestranda, tanto a nível pessoal como profissional. Neste processo formativo a existência de uma equipa multidisciplinar que acompanha os estudantes na PES, de forma sólida e consistente, permite a concretização de um sonho de ser professora. Contudo, para construir este objetivo foi necessário inovar para voar e criar aprendizagens coesas e integrais do conhecimento. No sentido de ir ao encontro de um desenvolvimento profissional pleno a mestranda concretizou um projeto de investigação inovador que lhe permitiu aprofundar conhecimento científico e pedagógico numa abordagem Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM). Neste estudo procurou-se compreender o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio matemático, em crianças do 2º ano, em que, na resolução de problemas, a estratégia principal a usar foi o modelling bar, do “Método de Singapura” (MS). A mestranda tem consciência plena que este é apenas o início do sonho…, onde a inovação e a criação estarão de mãos dadas para voar pelos vários contextos educativos deixando sempre uma marca pessoal, que se consubstancia no Sonhar, Inovar e Voar: Uma volta pelo aprender e ensinar.The present report is part of the Supervised Teaching Practice (PES) curricular unit, which is part of the study plan of the master’s degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and of the 2nd CEB in Mathematics and Natural Sciences. This document is the logical corollary of the reflective journey of the master's student throughout the PES, which followed the four phases of the action-research methodology: observation, planning, action and reflection. In the preparation of this final report, different theoretical and legal assumptions were mobilised, which are the pillar of education and underpin the pedagogical practice of the student. During the teaching practice, the student had the opportunity to implement various strategies and explore different resources, through contact with two levels of education: 1st and 2nd CEB, allowing a longitudinal vision of these two cycles. It is worth highlighting the cooperative work between all those involved in the process of the supervision cycle, as they contributed to the personal and professional growth of the student. In this formative process, the existence of a multidisciplinary team that accompanies the students in PES, in a solid and consistent way, allows the fulfilment of a dream of being a teacher. However, to achieve this goal it was necessary to innovate in order to fly and create cohesive and integral learning of knowledge. To meet a full professional development, the student carried out an innovative research project that allowed her to deepen scientific and pedagogical knowledge in a Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM) approach. This study sought to understand the development of communication and mathematical reasoning, in 2nd grade children, in which, in problem solving, the main strategy used was the modelling bar, the "Singapore Method" (MS). The master’s student is fully aware that this is only the beginning of the dream..., where innovation and creation will be hand in hand to fly through the various educational contexts always leaving a personal mark, which is embodied in Dream, Innovate and Fly: A tour through learning and teaching.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFernandes, Dárida MariaFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPessoa, Inês Mendes2021-07-26T11:56:58Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18175TID:202775356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:46.997508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar
title Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar
spellingShingle Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar
Pessoa, Inês Mendes
Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Inclusão
Cooperação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Action-Research
Supervised teaching practice
Inclusion
Cooperation
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar
title_full Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar
title_fullStr Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar
title_full_unstemmed Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar
title_sort Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar
author Pessoa, Inês Mendes
author_facet Pessoa, Inês Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Dárida Maria
Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Inês Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Inclusão
Cooperação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Action-Research
Supervised teaching practice
Inclusion
Cooperation
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Inclusão
Cooperação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Action-Research
Supervised teaching practice
Inclusion
Cooperation
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que faz parte do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento é o corolário lógico do percurso reflexivo da mestranda ao longo da PES que prosseguiu as quatro fases da metodologia de investigação–ação: observação, planificação, ação e reflexão. Na elaboração deste Relatório de Estágio foram mobilizados distintos pressupostos teóricos e legais que são o pilar da educação e sustentam a prática pedagógica da mestranda. Ao longo da prática pedagógica, a mestranda teve a oportunidade de implementar diversas estratégias e explorar vários recursos, através do contacto com dois níveis de ensino: 1º CEB e o 2º CEB, permitindo uma visão longitudinal destes dois ciclos. É de destacar o trabalho cooperativo existente entre todos os intervenientes do processo do ciclo de supervisão, que contribuíram para o crescimento da mestranda, tanto a nível pessoal como profissional. Neste processo formativo a existência de uma equipa multidisciplinar que acompanha os estudantes na PES, de forma sólida e consistente, permite a concretização de um sonho de ser professora. Contudo, para construir este objetivo foi necessário inovar para voar e criar aprendizagens coesas e integrais do conhecimento. No sentido de ir ao encontro de um desenvolvimento profissional pleno a mestranda concretizou um projeto de investigação inovador que lhe permitiu aprofundar conhecimento científico e pedagógico numa abordagem Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM). Neste estudo procurou-se compreender o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio matemático, em crianças do 2º ano, em que, na resolução de problemas, a estratégia principal a usar foi o modelling bar, do “Método de Singapura” (MS). A mestranda tem consciência plena que este é apenas o início do sonho…, onde a inovação e a criação estarão de mãos dadas para voar pelos vários contextos educativos deixando sempre uma marca pessoal, que se consubstancia no Sonhar, Inovar e Voar: Uma volta pelo aprender e ensinar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-26T11:56:58Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18175
TID:202775356
url http://hdl.handle.net/10400.22/18175
identifier_str_mv TID:202775356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131467360501760