Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18175 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que faz parte do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento é o corolário lógico do percurso reflexivo da mestranda ao longo da PES que prosseguiu as quatro fases da metodologia de investigação–ação: observação, planificação, ação e reflexão. Na elaboração deste Relatório de Estágio foram mobilizados distintos pressupostos teóricos e legais que são o pilar da educação e sustentam a prática pedagógica da mestranda. Ao longo da prática pedagógica, a mestranda teve a oportunidade de implementar diversas estratégias e explorar vários recursos, através do contacto com dois níveis de ensino: 1º CEB e o 2º CEB, permitindo uma visão longitudinal destes dois ciclos. É de destacar o trabalho cooperativo existente entre todos os intervenientes do processo do ciclo de supervisão, que contribuíram para o crescimento da mestranda, tanto a nível pessoal como profissional. Neste processo formativo a existência de uma equipa multidisciplinar que acompanha os estudantes na PES, de forma sólida e consistente, permite a concretização de um sonho de ser professora. Contudo, para construir este objetivo foi necessário inovar para voar e criar aprendizagens coesas e integrais do conhecimento. No sentido de ir ao encontro de um desenvolvimento profissional pleno a mestranda concretizou um projeto de investigação inovador que lhe permitiu aprofundar conhecimento científico e pedagógico numa abordagem Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM). Neste estudo procurou-se compreender o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio matemático, em crianças do 2º ano, em que, na resolução de problemas, a estratégia principal a usar foi o modelling bar, do “Método de Singapura” (MS). A mestranda tem consciência plena que este é apenas o início do sonho…, onde a inovação e a criação estarão de mãos dadas para voar pelos vários contextos educativos deixando sempre uma marca pessoal, que se consubstancia no Sonhar, Inovar e Voar: Uma volta pelo aprender e ensinar. |
id |
RCAP_222f0fa3e6c0645ec256ada8e469a1b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18175 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinarPrática de ensino supervisionadaInvestigação-açãoInclusãoCooperaçãoDesenvolvimento pessoal e profissionalAction-ResearchSupervised teaching practiceInclusionCooperationPersonal and professional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que faz parte do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento é o corolário lógico do percurso reflexivo da mestranda ao longo da PES que prosseguiu as quatro fases da metodologia de investigação–ação: observação, planificação, ação e reflexão. Na elaboração deste Relatório de Estágio foram mobilizados distintos pressupostos teóricos e legais que são o pilar da educação e sustentam a prática pedagógica da mestranda. Ao longo da prática pedagógica, a mestranda teve a oportunidade de implementar diversas estratégias e explorar vários recursos, através do contacto com dois níveis de ensino: 1º CEB e o 2º CEB, permitindo uma visão longitudinal destes dois ciclos. É de destacar o trabalho cooperativo existente entre todos os intervenientes do processo do ciclo de supervisão, que contribuíram para o crescimento da mestranda, tanto a nível pessoal como profissional. Neste processo formativo a existência de uma equipa multidisciplinar que acompanha os estudantes na PES, de forma sólida e consistente, permite a concretização de um sonho de ser professora. Contudo, para construir este objetivo foi necessário inovar para voar e criar aprendizagens coesas e integrais do conhecimento. No sentido de ir ao encontro de um desenvolvimento profissional pleno a mestranda concretizou um projeto de investigação inovador que lhe permitiu aprofundar conhecimento científico e pedagógico numa abordagem Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM). Neste estudo procurou-se compreender o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio matemático, em crianças do 2º ano, em que, na resolução de problemas, a estratégia principal a usar foi o modelling bar, do “Método de Singapura” (MS). A mestranda tem consciência plena que este é apenas o início do sonho…, onde a inovação e a criação estarão de mãos dadas para voar pelos vários contextos educativos deixando sempre uma marca pessoal, que se consubstancia no Sonhar, Inovar e Voar: Uma volta pelo aprender e ensinar.The present report is part of the Supervised Teaching Practice (PES) curricular unit, which is part of the study plan of the master’s degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and of the 2nd CEB in Mathematics and Natural Sciences. This document is the logical corollary of the reflective journey of the master's student throughout the PES, which followed the four phases of the action-research methodology: observation, planning, action and reflection. In the preparation of this final report, different theoretical and legal assumptions were mobilised, which are the pillar of education and underpin the pedagogical practice of the student. During the teaching practice, the student had the opportunity to implement various strategies and explore different resources, through contact with two levels of education: 1st and 2nd CEB, allowing a longitudinal vision of these two cycles. It is worth highlighting the cooperative work between all those involved in the process of the supervision cycle, as they contributed to the personal and professional growth of the student. In this formative process, the existence of a multidisciplinary team that accompanies the students in PES, in a solid and consistent way, allows the fulfilment of a dream of being a teacher. However, to achieve this goal it was necessary to innovate in order to fly and create cohesive and integral learning of knowledge. To meet a full professional development, the student carried out an innovative research project that allowed her to deepen scientific and pedagogical knowledge in a Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM) approach. This study sought to understand the development of communication and mathematical reasoning, in 2nd grade children, in which, in problem solving, the main strategy used was the modelling bar, the "Singapore Method" (MS). The master’s student is fully aware that this is only the beginning of the dream..., where innovation and creation will be hand in hand to fly through the various educational contexts always leaving a personal mark, which is embodied in Dream, Innovate and Fly: A tour through learning and teaching.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFernandes, Dárida MariaFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPessoa, Inês Mendes2021-07-26T11:56:58Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18175TID:202775356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:46.997508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar |
title |
Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar |
spellingShingle |
Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar Pessoa, Inês Mendes Prática de ensino supervisionada Investigação-ação Inclusão Cooperação Desenvolvimento pessoal e profissional Action-Research Supervised teaching practice Inclusion Cooperation Personal and professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar |
title_full |
Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar |
title_fullStr |
Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar |
title_full_unstemmed |
Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar |
title_sort |
Sonhar, inovar e voar: uma volta pelo aprender e ensinar |
author |
Pessoa, Inês Mendes |
author_facet |
Pessoa, Inês Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Dárida Maria Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Inês Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Investigação-ação Inclusão Cooperação Desenvolvimento pessoal e profissional Action-Research Supervised teaching practice Inclusion Cooperation Personal and professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Investigação-ação Inclusão Cooperação Desenvolvimento pessoal e profissional Action-Research Supervised teaching practice Inclusion Cooperation Personal and professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que faz parte do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento é o corolário lógico do percurso reflexivo da mestranda ao longo da PES que prosseguiu as quatro fases da metodologia de investigação–ação: observação, planificação, ação e reflexão. Na elaboração deste Relatório de Estágio foram mobilizados distintos pressupostos teóricos e legais que são o pilar da educação e sustentam a prática pedagógica da mestranda. Ao longo da prática pedagógica, a mestranda teve a oportunidade de implementar diversas estratégias e explorar vários recursos, através do contacto com dois níveis de ensino: 1º CEB e o 2º CEB, permitindo uma visão longitudinal destes dois ciclos. É de destacar o trabalho cooperativo existente entre todos os intervenientes do processo do ciclo de supervisão, que contribuíram para o crescimento da mestranda, tanto a nível pessoal como profissional. Neste processo formativo a existência de uma equipa multidisciplinar que acompanha os estudantes na PES, de forma sólida e consistente, permite a concretização de um sonho de ser professora. Contudo, para construir este objetivo foi necessário inovar para voar e criar aprendizagens coesas e integrais do conhecimento. No sentido de ir ao encontro de um desenvolvimento profissional pleno a mestranda concretizou um projeto de investigação inovador que lhe permitiu aprofundar conhecimento científico e pedagógico numa abordagem Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM). Neste estudo procurou-se compreender o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio matemático, em crianças do 2º ano, em que, na resolução de problemas, a estratégia principal a usar foi o modelling bar, do “Método de Singapura” (MS). A mestranda tem consciência plena que este é apenas o início do sonho…, onde a inovação e a criação estarão de mãos dadas para voar pelos vários contextos educativos deixando sempre uma marca pessoal, que se consubstancia no Sonhar, Inovar e Voar: Uma volta pelo aprender e ensinar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-26T11:56:58Z 2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18175 TID:202775356 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18175 |
identifier_str_mv |
TID:202775356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131467360501760 |