Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/3166 |
Resumo: | Este artigo apresenta os aspectos essenciais e os fundamentos de uma proposta geral para o futuro dos cursos de formação inicial de professores e educadores de infância, tendo em vista a sua reorganização no quadro do Processo de Bolonha. Começa por analisar a função profissional do professor, que apresenta em três grandes áreas de actuação: promover as aprendizagens curriculares, participar no desenvolvimento do projecto educativo da escola e promover a sua própria formação, indicando as áreas de formação que lhe estão subjacentes. De seguida analisa as críticas feitas à formação de professores e a actual situação em Portugal. Apresenta também um conjunto de princípios fundamentais na formação inicial de professores e uma proposta de estrutura de cursos formação para os diversos perfis profissionais. Finalmente, debruça-se sobre três questões específicas de grande importância: o acesso aos cursos de formação inicial de professores, a formação avançada e a avaliação e acreditação dos cursos, indicando a concluir a importância da estabilização da política educativa nesta matéria e da participação activa da comunidade dos educadores e formadores de professores. |
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