Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3166
Resumo: Este artigo apresenta os aspectos essenciais e os fundamentos de uma proposta geral para o futuro dos cursos de formação inicial de professores e educadores de infância, tendo em vista a sua reorganização no quadro do Processo de Bolonha. Começa por analisar a função profissional do professor, que apresenta em três grandes áreas de actuação: promover as aprendizagens curriculares, participar no desenvolvimento do projecto educativo da escola e promover a sua própria formação, indicando as áreas de formação que lhe estão subjacentes. De seguida analisa as críticas feitas à formação de professores e a actual situação em Portugal. Apresenta também um conjunto de princípios fundamentais na formação inicial de professores e uma proposta de estrutura de cursos formação para os diversos perfis profissionais. Finalmente, debruça-se sobre três questões específicas de grande importância: o acesso aos cursos de formação inicial de professores, a formação avançada e a avaliação e acreditação dos cursos, indicando a concluir a importância da estabilização da política educativa nesta matéria e da participação activa da comunidade dos educadores e formadores de professores.
id RCAP_045a6d98e066ba8ace54ad54f2500c37
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3166
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professoresFormação inicialPreservice teacher educationPolítica EducativaEducational policyFormação práticaStudent teachingEste artigo apresenta os aspectos essenciais e os fundamentos de uma proposta geral para o futuro dos cursos de formação inicial de professores e educadores de infância, tendo em vista a sua reorganização no quadro do Processo de Bolonha. Começa por analisar a função profissional do professor, que apresenta em três grandes áreas de actuação: promover as aprendizagens curriculares, participar no desenvolvimento do projecto educativo da escola e promover a sua própria formação, indicando as áreas de formação que lhe estão subjacentes. De seguida analisa as críticas feitas à formação de professores e a actual situação em Portugal. Apresenta também um conjunto de princípios fundamentais na formação inicial de professores e uma proposta de estrutura de cursos formação para os diversos perfis profissionais. Finalmente, debruça-se sobre três questões específicas de grande importância: o acesso aos cursos de formação inicial de professores, a formação avançada e a avaliação e acreditação dos cursos, indicando a concluir a importância da estabilização da política educativa nesta matéria e da participação activa da comunidade dos educadores e formadores de professores.DEFCULRepositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro da2011-04-27T08:37:36Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3166porPonte, J. P. (2006). Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores. Revista de Educação, 14(1), 19-36.0871-3928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:12.274990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores
title Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores
spellingShingle Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores
Ponte, João Pedro da
Formação inicial
Preservice teacher education
Política Educativa
Educational policy
Formação prática
Student teaching
title_short Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores
title_full Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores
title_fullStr Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores
title_full_unstemmed Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores
title_sort Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Preservice teacher education
Política Educativa
Educational policy
Formação prática
Student teaching
topic Formação inicial
Preservice teacher education
Política Educativa
Educational policy
Formação prática
Student teaching
description Este artigo apresenta os aspectos essenciais e os fundamentos de uma proposta geral para o futuro dos cursos de formação inicial de professores e educadores de infância, tendo em vista a sua reorganização no quadro do Processo de Bolonha. Começa por analisar a função profissional do professor, que apresenta em três grandes áreas de actuação: promover as aprendizagens curriculares, participar no desenvolvimento do projecto educativo da escola e promover a sua própria formação, indicando as áreas de formação que lhe estão subjacentes. De seguida analisa as críticas feitas à formação de professores e a actual situação em Portugal. Apresenta também um conjunto de princípios fundamentais na formação inicial de professores e uma proposta de estrutura de cursos formação para os diversos perfis profissionais. Finalmente, debruça-se sobre três questões específicas de grande importância: o acesso aos cursos de formação inicial de professores, a formação avançada e a avaliação e acreditação dos cursos, indicando a concluir a importância da estabilização da política educativa nesta matéria e da participação activa da comunidade dos educadores e formadores de professores.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2011-04-27T08:37:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3166
url http://hdl.handle.net/10451/3166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P. (2006). Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores. Revista de Educação, 14(1), 19-36.
0871-3928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DEFCUL
publisher.none.fl_str_mv DEFCUL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134176555827200