Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Diana Isabel Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20836
Resumo: A Pratica Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico,finaliza com um relatório que espelha o percurso formativo da mestrada nos dois níveis educativos para que prepara este mestrado. Evidencia-se,neste sentido,o enquadramento teórico e legal que sustentaram a prática educativa e que permitiram a construção de representações profissionais a partir da práxis. Este processo de construção da identidade profissional requer práticas, pensamento reflexivo crítico e intervenção com intencionalidade pedagógica, pelo que a PES promoveu o desenvolvimento profissional, pessoal e social. Teve como contributo forte uma abordagem metodológica de investigação-ação,pela possibilidade que a mesma acarreta em transformar a prática educativa através da atitude investigativa e crítica na construção do conhecimento profissional.O processo ocorreu em díade de formação com a colaboração da professora cooperante e supervisora institucional. Este metrado contribuiu para evolução da mestranda tanto a nível pessoal como profissional, uma vez que possibilitou o desenvolvimento de aprendizagens significativas aquando do processo de formação inicial docente, caracterizando-se pela procura constante de novos saberes visando a transformação da prática, de modo a colocar a criança no centro da ação Ribeiro,D. (2021/2022).
id RCAP_0482db9c9c9888324a64efdd7409c2ba
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20836
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva LemosFormação Inicial docenteInvestigação-açãoPrática educativa supervisionadaIdentidade profissional docentePreschool educationPrimary educationReflective teacherPedagogical practiceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Pratica Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico,finaliza com um relatório que espelha o percurso formativo da mestrada nos dois níveis educativos para que prepara este mestrado. Evidencia-se,neste sentido,o enquadramento teórico e legal que sustentaram a prática educativa e que permitiram a construção de representações profissionais a partir da práxis. Este processo de construção da identidade profissional requer práticas, pensamento reflexivo crítico e intervenção com intencionalidade pedagógica, pelo que a PES promoveu o desenvolvimento profissional, pessoal e social. Teve como contributo forte uma abordagem metodológica de investigação-ação,pela possibilidade que a mesma acarreta em transformar a prática educativa através da atitude investigativa e crítica na construção do conhecimento profissional.O processo ocorreu em díade de formação com a colaboração da professora cooperante e supervisora institucional. Este metrado contribuiu para evolução da mestranda tanto a nível pessoal como profissional, uma vez que possibilitou o desenvolvimento de aprendizagens significativas aquando do processo de formação inicial docente, caracterizando-se pela procura constante de novos saberes visando a transformação da prática, de modo a colocar a criança no centro da ação Ribeiro,D. (2021/2022).Supervised Educational Practice, integrated in the Master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of BásicO Education,concludes with a report that reflects the formative path of the road at the two educationallevels for which it prepares this master's degree. ln this sense,the theoretical and legal framework that sustained the educationalpractice and that allowed the construction of professional representations from praxis is evidenced. This process of construction of professional identity requires practices, criticai reflexive thinking and intervention with pedagogical intention, so PES promoted professional, personal and social development. lts strong contribution was a methodologicalapproach to actionresearch,dueto the possibility that it entails transforming educational practice through an investigative and criticai attitude in the construction of professional knowledge. The process took place in a dyad of formation with the collaboration of the cooperative teacher and institutional supervisor. This metrado contributed to the evolution of the master's student both personally and professionally, since it allowed the development of significant learning during the initial teacher training process,characterized by the constant search for new knowledge aimed at transforming the practice,in order to place the child at the center of the action.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deTeixeira, Maria Cândida da MotaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLemos, Diana Isabel Silva2022-09-08T10:12:20Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20836TID:203287045porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:54.266138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos
title Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos
spellingShingle Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos
Lemos, Diana Isabel Silva
Formação Inicial docente
Investigação-ação
Prática educativa supervisionada
Identidade profissional docente
Preschool education
Primary education
Reflective teacher
Pedagogical practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos
title_full Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos
title_fullStr Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos
title_sort Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos
author Lemos, Diana Isabel Silva
author_facet Lemos, Diana Isabel Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Teixeira, Maria Cândida da Mota
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Diana Isabel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial docente
Investigação-ação
Prática educativa supervisionada
Identidade profissional docente
Preschool education
Primary education
Reflective teacher
Pedagogical practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação Inicial docente
Investigação-ação
Prática educativa supervisionada
Identidade profissional docente
Preschool education
Primary education
Reflective teacher
Pedagogical practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Pratica Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico,finaliza com um relatório que espelha o percurso formativo da mestrada nos dois níveis educativos para que prepara este mestrado. Evidencia-se,neste sentido,o enquadramento teórico e legal que sustentaram a prática educativa e que permitiram a construção de representações profissionais a partir da práxis. Este processo de construção da identidade profissional requer práticas, pensamento reflexivo crítico e intervenção com intencionalidade pedagógica, pelo que a PES promoveu o desenvolvimento profissional, pessoal e social. Teve como contributo forte uma abordagem metodológica de investigação-ação,pela possibilidade que a mesma acarreta em transformar a prática educativa através da atitude investigativa e crítica na construção do conhecimento profissional.O processo ocorreu em díade de formação com a colaboração da professora cooperante e supervisora institucional. Este metrado contribuiu para evolução da mestranda tanto a nível pessoal como profissional, uma vez que possibilitou o desenvolvimento de aprendizagens significativas aquando do processo de formação inicial docente, caracterizando-se pela procura constante de novos saberes visando a transformação da prática, de modo a colocar a criança no centro da ação Ribeiro,D. (2021/2022).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-08T10:12:20Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20836
TID:203287045
url http://hdl.handle.net/10400.22/20836
identifier_str_mv TID:203287045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131497167323136