Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20836 |
Resumo: | A Pratica Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico,finaliza com um relatório que espelha o percurso formativo da mestrada nos dois níveis educativos para que prepara este mestrado. Evidencia-se,neste sentido,o enquadramento teórico e legal que sustentaram a prática educativa e que permitiram a construção de representações profissionais a partir da práxis. Este processo de construção da identidade profissional requer práticas, pensamento reflexivo crítico e intervenção com intencionalidade pedagógica, pelo que a PES promoveu o desenvolvimento profissional, pessoal e social. Teve como contributo forte uma abordagem metodológica de investigação-ação,pela possibilidade que a mesma acarreta em transformar a prática educativa através da atitude investigativa e crítica na construção do conhecimento profissional.O processo ocorreu em díade de formação com a colaboração da professora cooperante e supervisora institucional. Este metrado contribuiu para evolução da mestranda tanto a nível pessoal como profissional, uma vez que possibilitou o desenvolvimento de aprendizagens significativas aquando do processo de formação inicial docente, caracterizando-se pela procura constante de novos saberes visando a transformação da prática, de modo a colocar a criança no centro da ação Ribeiro,D. (2021/2022). |
id |
RCAP_0482db9c9c9888324a64efdd7409c2ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20836 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva LemosFormação Inicial docenteInvestigação-açãoPrática educativa supervisionadaIdentidade profissional docentePreschool educationPrimary educationReflective teacherPedagogical practiceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Pratica Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico,finaliza com um relatório que espelha o percurso formativo da mestrada nos dois níveis educativos para que prepara este mestrado. Evidencia-se,neste sentido,o enquadramento teórico e legal que sustentaram a prática educativa e que permitiram a construção de representações profissionais a partir da práxis. Este processo de construção da identidade profissional requer práticas, pensamento reflexivo crítico e intervenção com intencionalidade pedagógica, pelo que a PES promoveu o desenvolvimento profissional, pessoal e social. Teve como contributo forte uma abordagem metodológica de investigação-ação,pela possibilidade que a mesma acarreta em transformar a prática educativa através da atitude investigativa e crítica na construção do conhecimento profissional.O processo ocorreu em díade de formação com a colaboração da professora cooperante e supervisora institucional. Este metrado contribuiu para evolução da mestranda tanto a nível pessoal como profissional, uma vez que possibilitou o desenvolvimento de aprendizagens significativas aquando do processo de formação inicial docente, caracterizando-se pela procura constante de novos saberes visando a transformação da prática, de modo a colocar a criança no centro da ação Ribeiro,D. (2021/2022).Supervised Educational Practice, integrated in the Master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of BásicO Education,concludes with a report that reflects the formative path of the road at the two educationallevels for which it prepares this master's degree. ln this sense,the theoretical and legal framework that sustained the educationalpractice and that allowed the construction of professional representations from praxis is evidenced. This process of construction of professional identity requires practices, criticai reflexive thinking and intervention with pedagogical intention, so PES promoted professional, personal and social development. lts strong contribution was a methodologicalapproach to actionresearch,dueto the possibility that it entails transforming educational practice through an investigative and criticai attitude in the construction of professional knowledge. The process took place in a dyad of formation with the collaboration of the cooperative teacher and institutional supervisor. This metrado contributed to the evolution of the master's student both personally and professionally, since it allowed the development of significant learning during the initial teacher training process,characterized by the constant search for new knowledge aimed at transforming the practice,in order to place the child at the center of the action.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deTeixeira, Maria Cândida da MotaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLemos, Diana Isabel Silva2022-09-08T10:12:20Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20836TID:203287045porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:54.266138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos |
title |
Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos |
spellingShingle |
Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos Lemos, Diana Isabel Silva Formação Inicial docente Investigação-ação Prática educativa supervisionada Identidade profissional docente Preschool education Primary education Reflective teacher Pedagogical practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos |
title_full |
Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos |
title_fullStr |
Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos |
title_sort |
Relatório de Estágio de Diana Isabel Silva Lemos |
author |
Lemos, Diana Isabel Silva |
author_facet |
Lemos, Diana Isabel Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Teixeira, Maria Cândida da Mota Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Diana Isabel Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial docente Investigação-ação Prática educativa supervisionada Identidade profissional docente Preschool education Primary education Reflective teacher Pedagogical practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação Inicial docente Investigação-ação Prática educativa supervisionada Identidade profissional docente Preschool education Primary education Reflective teacher Pedagogical practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A Pratica Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico,finaliza com um relatório que espelha o percurso formativo da mestrada nos dois níveis educativos para que prepara este mestrado. Evidencia-se,neste sentido,o enquadramento teórico e legal que sustentaram a prática educativa e que permitiram a construção de representações profissionais a partir da práxis. Este processo de construção da identidade profissional requer práticas, pensamento reflexivo crítico e intervenção com intencionalidade pedagógica, pelo que a PES promoveu o desenvolvimento profissional, pessoal e social. Teve como contributo forte uma abordagem metodológica de investigação-ação,pela possibilidade que a mesma acarreta em transformar a prática educativa através da atitude investigativa e crítica na construção do conhecimento profissional.O processo ocorreu em díade de formação com a colaboração da professora cooperante e supervisora institucional. Este metrado contribuiu para evolução da mestranda tanto a nível pessoal como profissional, uma vez que possibilitou o desenvolvimento de aprendizagens significativas aquando do processo de formação inicial docente, caracterizando-se pela procura constante de novos saberes visando a transformação da prática, de modo a colocar a criança no centro da ação Ribeiro,D. (2021/2022). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-08T10:12:20Z 2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/20836 TID:203287045 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/20836 |
identifier_str_mv |
TID:203287045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131497167323136 |