Relatório de Estágio de Ana Raquel Barros Pinto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20833 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (U.C) Prática Educativa Supervisionada (PES), desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, consistindo no desenvolvimento holístico para a qualificação profissional. Este documento contem assim uma componente descritiva e reflexiva consistente, acompanhada dos documentos orientadores que regulam a prática docente, bem como as suas metodologias e estratégias que possibilitaram a sua concretização e os resultados obtidos, durante o percurso vivenciado e efetuado pela futura profissional de educação ao longo do ano letivo 2021/2022, nos dois contextos enunciados. Pela observação crítica e reflexiva, pode definir-se o que é relevante considerar em termos de ensino-aprendizagem, sempre apoiada na evolução de um pensamento prático ou sobre a ação. Quer-se com isto dizer que, além do professor se preocupar com o desenvolvimento dos alunos em geral, deve ver-se a prática pedagógica como uma oportunidade para continuar a construir o próprio conhecimento e, por conseguinte, a formação. É neste sentido que ser professor é, acima de tudo, saber dar. O professor tem de ter conhecimentos gerais, pois a profissão assim o exige, sendo necessário que a sua formação seja de carácter contínuo. Para além do conhecimento científico, o professor não se deve esquecer da vertente humana. A PES foi, por isso, um momento privilegiado de ensino-aprendizagem e de crescente crescimento pessoal e profissional. |
id |
RCAP_3e52904ffec8b619fa0ade492a098731 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20833 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio de Ana Raquel Barros PintoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoDocente reflexivoPrática pedagógicaPreschool educationPrimary educationReflective teacherPedagogical practiceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (U.C) Prática Educativa Supervisionada (PES), desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, consistindo no desenvolvimento holístico para a qualificação profissional. Este documento contem assim uma componente descritiva e reflexiva consistente, acompanhada dos documentos orientadores que regulam a prática docente, bem como as suas metodologias e estratégias que possibilitaram a sua concretização e os resultados obtidos, durante o percurso vivenciado e efetuado pela futura profissional de educação ao longo do ano letivo 2021/2022, nos dois contextos enunciados. Pela observação crítica e reflexiva, pode definir-se o que é relevante considerar em termos de ensino-aprendizagem, sempre apoiada na evolução de um pensamento prático ou sobre a ação. Quer-se com isto dizer que, além do professor se preocupar com o desenvolvimento dos alunos em geral, deve ver-se a prática pedagógica como uma oportunidade para continuar a construir o próprio conhecimento e, por conseguinte, a formação. É neste sentido que ser professor é, acima de tudo, saber dar. O professor tem de ter conhecimentos gerais, pois a profissão assim o exige, sendo necessário que a sua formação seja de carácter contínuo. Para além do conhecimento científico, o professor não se deve esquecer da vertente humana. A PES foi, por isso, um momento privilegiado de ensino-aprendizagem e de crescente crescimento pessoal e profissional.The present work was elaborated on the behalf of the Curricular Unit (U.C.) Supervised Educational Practice (PES), developed on Preschool Education (EPE) and Primary Education (CEB), part of Preschool and Primary School Education masters of Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, consisting on the holistic development for professional qualification. This document contains a consistent descriptive and reflective component, accompanied by the guiding documents that regulate the teaching practice, as well as their methodologies and strategies that made it possible to achieve it and the results obtained, during the lived journey and carried out by the future education professional during the academic year 2021/2022, in the two mentioned contexts. Through critical observation and reflection, we can define what is relevant to consider in teaching and learning terms, always supported by the evolution of practical thinking or action. This meaning that, in addition to the teacher caring for students’ development in general, pedagogical practice should be seen as an opportunity to continue building, their own knowledge and, therefore, their training. With this in mind being a teacher is, above all, knowing how to give. A teacher must have general knowledge, as the profession requires, and their training must be continuous. In addition to scientific knowledge, a teacher should not forget the human aspect. The PES was, therefore, a privileged moment of teaching and learning as well as a personal and professional growth.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoTeixeira, Maria Cândida da MotaQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinto, Ana Raquel Barros2022-09-08T10:10:22Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20833TID:203200926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:21Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:54.032962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio de Ana Raquel Barros Pinto |
title |
Relatório de Estágio de Ana Raquel Barros Pinto |
spellingShingle |
Relatório de Estágio de Ana Raquel Barros Pinto Pinto, Ana Raquel Barros Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Docente reflexivo Prática pedagógica Preschool education Primary education Reflective teacher Pedagogical practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio de Ana Raquel Barros Pinto |
title_full |
Relatório de Estágio de Ana Raquel Barros Pinto |
title_fullStr |
Relatório de Estágio de Ana Raquel Barros Pinto |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio de Ana Raquel Barros Pinto |
title_sort |
Relatório de Estágio de Ana Raquel Barros Pinto |
author |
Pinto, Ana Raquel Barros |
author_facet |
Pinto, Ana Raquel Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Cândida da Mota Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Ana Raquel Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Docente reflexivo Prática pedagógica Preschool education Primary education Reflective teacher Pedagogical practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Docente reflexivo Prática pedagógica Preschool education Primary education Reflective teacher Pedagogical practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (U.C) Prática Educativa Supervisionada (PES), desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, consistindo no desenvolvimento holístico para a qualificação profissional. Este documento contem assim uma componente descritiva e reflexiva consistente, acompanhada dos documentos orientadores que regulam a prática docente, bem como as suas metodologias e estratégias que possibilitaram a sua concretização e os resultados obtidos, durante o percurso vivenciado e efetuado pela futura profissional de educação ao longo do ano letivo 2021/2022, nos dois contextos enunciados. Pela observação crítica e reflexiva, pode definir-se o que é relevante considerar em termos de ensino-aprendizagem, sempre apoiada na evolução de um pensamento prático ou sobre a ação. Quer-se com isto dizer que, além do professor se preocupar com o desenvolvimento dos alunos em geral, deve ver-se a prática pedagógica como uma oportunidade para continuar a construir o próprio conhecimento e, por conseguinte, a formação. É neste sentido que ser professor é, acima de tudo, saber dar. O professor tem de ter conhecimentos gerais, pois a profissão assim o exige, sendo necessário que a sua formação seja de carácter contínuo. Para além do conhecimento científico, o professor não se deve esquecer da vertente humana. A PES foi, por isso, um momento privilegiado de ensino-aprendizagem e de crescente crescimento pessoal e profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-08T10:10:22Z 2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/20833 TID:203200926 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/20833 |
identifier_str_mv |
TID:203200926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131497157885952 |