O Scratch Promotor do Pensamento Computacional no Processo de Ensino - Aprendizagem da Geometria no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Ana de Fátima Lourenço
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2487
Resumo: A integração gradual e crescente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no currículo de Matemática tem provocado mudanças que exigem abordagens complexas e integradoras. Deste modo, pretendeu-se estudar o potencial da utilização da linguagem de programação, Scratch, no ensino da geometria, de forma a intensificar a abstração necessária à compreensão das propriedades das figuras geométricas. O foco da investigação passa pelo reconhecimento das características dos polígonos regulares, no que concerne ao número de lados e à amplitude dos ângulos. Assim, o estudo assumiu uma abordagem mista, não privilegiando qualquer das componentes qualitativa ou quantitativa. Para a recolha de dados, o uso de notas de campo possibilitou aferir os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, e a elaboração de um inquérito por questionário, permitiu uma análise estatística descritiva do grau de satisfação dos estudantes sobre o recurso usado. Estes dois instrumentos contribuíram para que os dados recolhidos fossem bastante descritivos. A investigação envolveu uma turma de 20 estudantes, do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), 2º ano de escolaridade, de uma escola de ensino privado do Porto. A opção metodológica resultou num modelo instrutivo de trabalho de projeto, trabalho de pares. Previamente foi instalada a aplicação e, de forma livre, todos exploraram os blocos, acompanhando as explicações. De seguida, foram distribuídas as atividades a realizar em sala de aula. Posteriormente, os estudantes expuseram oralmente as suas conclusões, aprimorando a linguagem matemática. A manipulação da ferramenta educativa, Scratch, permitiu uma melhor compreensão dos conteúdos, intensificando o pensamento computacional. Os estudantes experimentaram, formularam hipóteses para corrigir os erros e, a partir de uma análise reflexiva, alteraram o projeto inicial, comprometendo o seu conhecimento numa aprendizagem facilitadora, consciente e direcionada para a aplicação prática.
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