As tecnologias da informação e comunicação como recursos no Ensino Secundário : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1771 |
Resumo: | Tentando corresponder aos desafios da escola do século XXI, com este trabalho pretende-se conhecer as condições de acessibilidade dos alunos às TIC, o papel motivador destes e outros recursos, dando especial atenção à disciplina de Matemática. O trabalho apresentado resulta de um estudo de caso, desenvolvido através de um inquérito, distribuído a 97 alunos, de quatro turmas, de uma Escola Secundária (no 10º e 11º ano) do norte de Portugal. Como principais resultados e conclusões destaca-se que: o acesso aos computadores e à Internet está bastante generalizado; os alunos não se encontram de uma forma geral desmotivados para os assuntos escolares; atribuem, inclusive, importância à Matemática na sua formação e consideram a utilização da Internet elemento motivador no processo de ensino-aprendizagem. A utilização dos computadores não constitui condição para que se goste da disciplina e nela haja sucesso. Contudo, gostariam de poder estudar mais pela Internet do que pelos livros e pensam que se aplicariam mais se os trabalhos fossem elaborados com o computador. |
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As tecnologias da informação e comunicação como recursos no Ensino Secundário : um estudo de casoEDUCAÇÃOTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOENSINO DA MATEMÁTICAAPRENDIZAGEMMATEMÁTICAENSINO SECUNDÁRIOEDUCATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESMATHEMATICS TEACHINGSECONDARY EDUCATIONLEARNINGMATHEMATICSPORTUGALTentando corresponder aos desafios da escola do século XXI, com este trabalho pretende-se conhecer as condições de acessibilidade dos alunos às TIC, o papel motivador destes e outros recursos, dando especial atenção à disciplina de Matemática. O trabalho apresentado resulta de um estudo de caso, desenvolvido através de um inquérito, distribuído a 97 alunos, de quatro turmas, de uma Escola Secundária (no 10º e 11º ano) do norte de Portugal. Como principais resultados e conclusões destaca-se que: o acesso aos computadores e à Internet está bastante generalizado; os alunos não se encontram de uma forma geral desmotivados para os assuntos escolares; atribuem, inclusive, importância à Matemática na sua formação e consideram a utilização da Internet elemento motivador no processo de ensino-aprendizagem. A utilização dos computadores não constitui condição para que se goste da disciplina e nela haja sucesso. Contudo, gostariam de poder estudar mais pela Internet do que pelos livros e pensam que se aplicariam mais se os trabalhos fossem elaborados com o computador.Trying to correspond to the challenges of the school of the 21st century, with this work it is intended to know the conditions of accessibility of the pupils to the ICT, the motivador role of these and other resources, giving special attention to Mathematics. The presented work results of case study developed through an inquiry, handed to 97 pupils of four groups of a secondary school (in 10th and 11th grades) of the north of Portugal. The main results and conclusions are: the access to the computers and to the Internet is sufficiently generalized; pupils are motivated to study and even consider the importance of Mathematics in their formation; they consider the use of the Internet a motivator element in the teach-learning process. The use of the computers does not necessarily contribute to their success. However, they would like to be able to study more through the Internet then for books and they think they would work harder if their projects could be done with the help of computers.Edições Universitárias Lusófonas2012-03-13T14:47:14Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1771por1646-401XRicoy, María CarmenCouto, Maria João Valenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T01:32:24Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:25.557310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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