Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borralho, António
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Latas, Joana, Barbosa, Elsa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13064
Resumo: Este artigo retrata um estudo investigativo com o propósito de melhorar as competências dos alunos santomenses na disciplina de Matemática no ensino secundário. A opção metodológica assentou no paradigma interpretativo, com recurso a uma abordagem qualitativa, uma vez que envolveu a análise de um determinado contexto educativo com base na interpretação discursiva, observacional e documental. Os resultados sugeriram desafios que se colocam ao sistema educativo santomense a nível de uma ação concertada e sustentável de componentes relacionados com o currículo, os professores, os alunos e a escola. Palavras chave: ensino secundário; São Tomé e Príncipe; matemática; sistema educativo.
id RCAP_288872fa54e6091cdecc4f7ed1c5f330
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13064
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradoraEDUCAÇÃOENSINO DA MATEMÁTICAENSINO SECUNDÁRIOSÃO TOMÉ E PRÍNCIPEMATHEMATICS TEACHINGSECONDARY EDUCATIONSAO TOMÉ AND PRINCIPEEDUCATIONEste artigo retrata um estudo investigativo com o propósito de melhorar as competências dos alunos santomenses na disciplina de Matemática no ensino secundário. A opção metodológica assentou no paradigma interpretativo, com recurso a uma abordagem qualitativa, uma vez que envolveu a análise de um determinado contexto educativo com base na interpretação discursiva, observacional e documental. Os resultados sugeriram desafios que se colocam ao sistema educativo santomense a nível de uma ação concertada e sustentável de componentes relacionados com o currículo, os professores, os alunos e a escola. Palavras chave: ensino secundário; São Tomé e Príncipe; matemática; sistema educativo.Paper based on an investigative study aimed to improving São Tomean secondary students’ mathematical skills. The methodological option considered an interpretative paradigm, with a qualitative approach, once a path analysis was performed for a given educational context, namely in what concerns discursive, observational, and documentary interpretation. The results hinted challenges to the educational system in São Tomé and Príncipe in what concerns a concerted and sustainable action of essential components of curricula, teachers, students, and schoolCet article décrit une étude d’investigation qui vise à améliorer les compétences des élèves de São Tomé et Príncipe dans la discipline de Mathématique, à l’enseignement secondaire. L’option méthodologique s’inscrit dans le paradigme interprétatif, en utilisant une approche qualitative, puisque cet étude implique l’analyse d’un contexte éducatif donné à partir d’une interprétation discursive, observationnelle et documentaire. Les résultats suggèrent des défis pour le système éducatif santoméen en termes d’action concertée et durable des composantes liées au programme, aux enseignants, aux élèves et à l’école.Este artículo muestra un estudio investigativo con el propósito de mejorar las competencias de los alumnos de la enseñanza secundária de San Tomé y Príncipe en la asignatura de Matemáticas. La opción metodológica se asentó en el paradigma interpretativo, con recurso a un abordaje cualitativo, ya que implica el análisis de un determinado contexto educativo con base en la interpretación discursiva, observacional y documental. Los resultados sugieren desafios que se proponen al sistema educativo de São Tomé e Príncipe a nivel de una acción concertada y sostenible de componentes relacionados con el currículo, los profesores, los alumnos y la escuela.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-14T10:41:33Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13064por1645-7250Borralho, AntónioLatas, JoanaBarbosa, Elsainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:08Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13064Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:57.482586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
title Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
spellingShingle Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
Borralho, António
EDUCAÇÃO
ENSINO DA MATEMÁTICA
ENSINO SECUNDÁRIO
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
MATHEMATICS TEACHING
SECONDARY EDUCATION
SAO TOMÉ AND PRINCIPE
EDUCATION
title_short Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
title_full Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
title_fullStr Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
title_full_unstemmed Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
title_sort Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
author Borralho, António
author_facet Borralho, António
Latas, Joana
Barbosa, Elsa
author_role author
author2 Latas, Joana
Barbosa, Elsa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borralho, António
Latas, Joana
Barbosa, Elsa
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO DA MATEMÁTICA
ENSINO SECUNDÁRIO
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
MATHEMATICS TEACHING
SECONDARY EDUCATION
SAO TOMÉ AND PRINCIPE
EDUCATION
topic EDUCAÇÃO
ENSINO DA MATEMÁTICA
ENSINO SECUNDÁRIO
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
MATHEMATICS TEACHING
SECONDARY EDUCATION
SAO TOMÉ AND PRINCIPE
EDUCATION
description Este artigo retrata um estudo investigativo com o propósito de melhorar as competências dos alunos santomenses na disciplina de Matemática no ensino secundário. A opção metodológica assentou no paradigma interpretativo, com recurso a uma abordagem qualitativa, uma vez que envolveu a análise de um determinado contexto educativo com base na interpretação discursiva, observacional e documental. Os resultados sugeriram desafios que se colocam ao sistema educativo santomense a nível de uma ação concertada e sustentável de componentes relacionados com o currículo, os professores, os alunos e a escola. Palavras chave: ensino secundário; São Tomé e Príncipe; matemática; sistema educativo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-07-14T10:41:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13064
url http://hdl.handle.net/10437/13064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131226374668288