A gestão da satisfação e motivação em equipas multiculturais : uma observação participante numa empresa de retenção e vendas on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gulbino, Kassiane Franceschi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14465
Resumo: A partir da intensa globalização, as conceções e práticas adotadas pelos Recursos Humanos bem como as configurações das equipas modificaram-se e adaptaram-se à conjuntura atual da qual nos inserimos. O capital humano torna-se peça fulcral no desenvolvimento das atividades operacionais e competitividade organizacional. Ocorrem mudanças percetíveis no que tange a motivação e satisfação de equipas multiculturais. Assim, estudiosos procuram identificar as melhores práticas de gestão para impulsionar a motivação e satisfação dos colaboradores multiculturais a fim de suscitar maior produtividade, bem como ambientes de trabalho sadios e co participativos. Nesse sentido, pretendeu-se nesta investigação explorar os conceitos das variantes da satisfação e motivação dentro de organizações, em específico as compostas por equipas multiculturais, com o propósito de explorar a dinâmica entre a cultura e gestão de equipas. Trata-se de uma abordagem de pendor qualitativo e de caráter fenomenológico, tendo aplicação exploratória numa empresa do setor de retenção e vendas on-line. Não se pretende, com a utilização do instrumento observação participante com auxílio de entrevistas extrapolar os resultados obtidos para nenhuma outra realidade. Só se representam a si mesmos, enquadrando se num estudo não probabilístico. Como resultados, concluiu-se que uma eficiente gestão multicultural isolada, não é capaz de elevar a produtividade. Quando contextualizada, outros fatores externos como melhores condições de trabalho, qualidade de vida e remuneração salarial se sobressaíram e foram capazes de minar os esforços inclusivos para motivar a organização. Palavras-chave: Motivação, Satisfação, Gestão, Equipas multiculturais
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spelling A gestão da satisfação e motivação em equipas multiculturais : uma observação participante numa empresa de retenção e vendas on-lineMESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSGESTÃOGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSGESTÃO DE EQUIPASMULTICULTURALISMOMOTIVAÇÃOSATISFAÇÃO PROFISSIONALMANAGEMENTHUMAN RESOURCES MANAGEMENTTEAM MANAGEMENTMULTICULTURALISMMOTIVATIONPROFESSIONAL SATISFACTIONA partir da intensa globalização, as conceções e práticas adotadas pelos Recursos Humanos bem como as configurações das equipas modificaram-se e adaptaram-se à conjuntura atual da qual nos inserimos. O capital humano torna-se peça fulcral no desenvolvimento das atividades operacionais e competitividade organizacional. Ocorrem mudanças percetíveis no que tange a motivação e satisfação de equipas multiculturais. Assim, estudiosos procuram identificar as melhores práticas de gestão para impulsionar a motivação e satisfação dos colaboradores multiculturais a fim de suscitar maior produtividade, bem como ambientes de trabalho sadios e co participativos. Nesse sentido, pretendeu-se nesta investigação explorar os conceitos das variantes da satisfação e motivação dentro de organizações, em específico as compostas por equipas multiculturais, com o propósito de explorar a dinâmica entre a cultura e gestão de equipas. Trata-se de uma abordagem de pendor qualitativo e de caráter fenomenológico, tendo aplicação exploratória numa empresa do setor de retenção e vendas on-line. Não se pretende, com a utilização do instrumento observação participante com auxílio de entrevistas extrapolar os resultados obtidos para nenhuma outra realidade. Só se representam a si mesmos, enquadrando se num estudo não probabilístico. Como resultados, concluiu-se que uma eficiente gestão multicultural isolada, não é capaz de elevar a produtividade. Quando contextualizada, outros fatores externos como melhores condições de trabalho, qualidade de vida e remuneração salarial se sobressaíram e foram capazes de minar os esforços inclusivos para motivar a organização. Palavras-chave: Motivação, Satisfação, Gestão, Equipas multiculturaisAs a result of intense globalization, the concepts and practices adopted by Human Resources, as well as team configurations, have changed and adapted to the current situation in which we find ourselves. Human capital has become central to the development of operational activities and organizational competitiveness. There have been noticeable changes in the motivation and satisfaction of multicultural teams. Thus, scholars are trying to identify the best management practices to boost the motivation and satisfaction of multicultural employees in order to bring about greater productivity, as well as healthy and co-participatory working environments. In this sense, the aim of this research was to explore the concepts of the variants of satisfaction and motivation within organizations, specifically those made up of multicultural teams, with the aim of exploring the dynamics between culture and team management. his is a qualitative, phenomenological approach, with exploratory application in a company in the online sales and retention sector. The use of participant observation with the aid of interviews is not intended to extrapolate the results obtained to any other reality. They only represent themselves, making this a non-probabilistic study. As a result, it was concluded that efficient multicultural management alone is not capable of increasing productivity. When put into context, other external factors such as better working conditions, quality of life and salary compensation stood out and were able to undermine inclusive efforts to motivate the organization. Keywords: Motivation, Satisfaction, Management, Multicultural teams.2024-01-30T13:23:41Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14465TID:203491980porGulbino, Kassiane Franceschiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:36Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:37.669320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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