Prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10973 |
Resumo: | Este relatório reporta-se à unidade curricular que se intitula de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no 2º ciclo do Curso em Ensino de Português e do Espanhol para os Ensinos Básico e Secundário, e mostra a nossa atividade profissional na Escola E. B. 2,3 Professor Fernandes Pratas, de Samora Correia, no decorrer do ano letivo 2010/2011, tendo como orientador o Professor Doutor Paulo Jaime Lampreia Costa. Após a realização de uma licenciatura em Ensino de Português e Francês e decorridos treze anos de experiência profissional no Ensino público, esta experiência reportada nesta unidade curricular evidenciou-se como uma possibilidade de crescimento e desenvolvimento profissional, que nos permitiu demonstrar criticamente o que foi a nossa prática letiva e como é o nosso perfil de professor. Sempre apoiados pelo orientador, tentámos investir nos nossos pontos fortes e superar as nossas fraquezas; *** ABSTRACT: Supervised Teaching Practice in the area of specialization of the Masters in the Teaching of Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and the Teaching of Spanish in Basic and Secondary Education This report refers to the curricular unit which is entitled Supervised Teaching Practice, set in the 2nd cycle of the Course in the Teaching of Spanish and Portuguese for Primary and Secondary Education, and shows our professional activity in School E.B. 2, 3 Professor Fernandes Pratas in Samora Correia, during the school year of 2010/2011, with Dr. Paulo Jaime Lampreia Costa as supervisor. After achieving a degree in the Teaching of French and Portuguese and having carried out thirteen years of professional expertise in public education, the experience reported in this curricular unit was viewed as an opportunity for professional growth and development, which allowed us to critically demonstrate what was our teaching practice and our profile as teachers. Always supported by the supervisor, we tried to develop our strengths and overcome our weaknesses. |
id |
RCAP_04bb50411dd64e7c3f6023f0842775ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10973 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundárioEste relatório reporta-se à unidade curricular que se intitula de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no 2º ciclo do Curso em Ensino de Português e do Espanhol para os Ensinos Básico e Secundário, e mostra a nossa atividade profissional na Escola E. B. 2,3 Professor Fernandes Pratas, de Samora Correia, no decorrer do ano letivo 2010/2011, tendo como orientador o Professor Doutor Paulo Jaime Lampreia Costa. Após a realização de uma licenciatura em Ensino de Português e Francês e decorridos treze anos de experiência profissional no Ensino público, esta experiência reportada nesta unidade curricular evidenciou-se como uma possibilidade de crescimento e desenvolvimento profissional, que nos permitiu demonstrar criticamente o que foi a nossa prática letiva e como é o nosso perfil de professor. Sempre apoiados pelo orientador, tentámos investir nos nossos pontos fortes e superar as nossas fraquezas; *** ABSTRACT: Supervised Teaching Practice in the area of specialization of the Masters in the Teaching of Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and the Teaching of Spanish in Basic and Secondary Education This report refers to the curricular unit which is entitled Supervised Teaching Practice, set in the 2nd cycle of the Course in the Teaching of Spanish and Portuguese for Primary and Secondary Education, and shows our professional activity in School E.B. 2, 3 Professor Fernandes Pratas in Samora Correia, during the school year of 2010/2011, with Dr. Paulo Jaime Lampreia Costa as supervisor. After achieving a degree in the Teaching of French and Portuguese and having carried out thirteen years of professional expertise in public education, the experience reported in this curricular unit was viewed as an opportunity for professional growth and development, which allowed us to critically demonstrate what was our teaching practice and our profile as teachers. Always supported by the supervisor, we tried to develop our strengths and overcome our weaknesses.Universidade de Évora2014-06-03T14:37:01Z2014-06-032014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10973http://hdl.handle.net/10174/10973TID:201232820porEscola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educaçãomasadias@iol.pt672Malta, Marta Susana Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:55.835797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title |
Prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário Malta, Marta Susana Dias |
title_short |
Prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_full |
Prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
author |
Malta, Marta Susana Dias |
author_facet |
Malta, Marta Susana Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malta, Marta Susana Dias |
description |
Este relatório reporta-se à unidade curricular que se intitula de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no 2º ciclo do Curso em Ensino de Português e do Espanhol para os Ensinos Básico e Secundário, e mostra a nossa atividade profissional na Escola E. B. 2,3 Professor Fernandes Pratas, de Samora Correia, no decorrer do ano letivo 2010/2011, tendo como orientador o Professor Doutor Paulo Jaime Lampreia Costa. Após a realização de uma licenciatura em Ensino de Português e Francês e decorridos treze anos de experiência profissional no Ensino público, esta experiência reportada nesta unidade curricular evidenciou-se como uma possibilidade de crescimento e desenvolvimento profissional, que nos permitiu demonstrar criticamente o que foi a nossa prática letiva e como é o nosso perfil de professor. Sempre apoiados pelo orientador, tentámos investir nos nossos pontos fortes e superar as nossas fraquezas; *** ABSTRACT: Supervised Teaching Practice in the area of specialization of the Masters in the Teaching of Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and the Teaching of Spanish in Basic and Secondary Education This report refers to the curricular unit which is entitled Supervised Teaching Practice, set in the 2nd cycle of the Course in the Teaching of Spanish and Portuguese for Primary and Secondary Education, and shows our professional activity in School E.B. 2, 3 Professor Fernandes Pratas in Samora Correia, during the school year of 2010/2011, with Dr. Paulo Jaime Lampreia Costa as supervisor. After achieving a degree in the Teaching of French and Portuguese and having carried out thirteen years of professional expertise in public education, the experience reported in this curricular unit was viewed as an opportunity for professional growth and development, which allowed us to critically demonstrate what was our teaching practice and our profile as teachers. Always supported by the supervisor, we tried to develop our strengths and overcome our weaknesses. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-03T14:37:01Z 2014-06-03 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10973 http://hdl.handle.net/10174/10973 TID:201232820 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10973 |
identifier_str_mv |
TID:201232820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Escola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educação masadias@iol.pt 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553939192610816 |