Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardador, Sónia Fialho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14159
Resumo: Actualmente, o ensino das línguas estrangeiras apresenta desafios cada vez maiores aos professores. Em particular, o ensino de ELE, por se tratar do ensino de uma língua tão próxima da Língua Portuguesa, leva a que o professor se preocupe em utilizar estratégias e metodologias centradas nos alunos e que conduzam este às suas aprendizagens. Com base em toda a documentação e legislação actual, é feita uma reflexão sobre a experiência de um ano de leccionação de ELE, resultados obtidos e mudanças a operacionalizar futuramente; ABSTRACT: – At present, teaching foreign languages represents an increasing challenge to the teachers. Teaching ELE (Spanish as a foreign language) can be a particularly defying process, because of its proximity to Portuguese language, leading the teacher to adopt strategies and methodologies, focused in the students, aiming for a more effective and significant learning process. Based on all official documents regulating the teaching of ELE and other relevant legislation, we present a reflective view on the experience of a year of teaching ELE, our main achievements and future operational changes.
id RCAP_354052ba68a2fd20f06be4fafb78a6f9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundárioActualmente, o ensino das línguas estrangeiras apresenta desafios cada vez maiores aos professores. Em particular, o ensino de ELE, por se tratar do ensino de uma língua tão próxima da Língua Portuguesa, leva a que o professor se preocupe em utilizar estratégias e metodologias centradas nos alunos e que conduzam este às suas aprendizagens. Com base em toda a documentação e legislação actual, é feita uma reflexão sobre a experiência de um ano de leccionação de ELE, resultados obtidos e mudanças a operacionalizar futuramente; ABSTRACT: – At present, teaching foreign languages represents an increasing challenge to the teachers. Teaching ELE (Spanish as a foreign language) can be a particularly defying process, because of its proximity to Portuguese language, leading the teacher to adopt strategies and methodologies, focused in the students, aiming for a more effective and significant learning process. Based on all official documents regulating the teaching of ELE and other relevant legislation, we present a reflective view on the experience of a year of teaching ELE, our main achievements and future operational changes.Universidade de Évora2015-04-20T17:08:39Z2015-04-202010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14159http://hdl.handle.net/10174/14159porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Cardador, Sónia Fialhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:59.398882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
Cardador, Sónia Fialho
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
author Cardador, Sónia Fialho
author_facet Cardador, Sónia Fialho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardador, Sónia Fialho
description Actualmente, o ensino das línguas estrangeiras apresenta desafios cada vez maiores aos professores. Em particular, o ensino de ELE, por se tratar do ensino de uma língua tão próxima da Língua Portuguesa, leva a que o professor se preocupe em utilizar estratégias e metodologias centradas nos alunos e que conduzam este às suas aprendizagens. Com base em toda a documentação e legislação actual, é feita uma reflexão sobre a experiência de um ano de leccionação de ELE, resultados obtidos e mudanças a operacionalizar futuramente; ABSTRACT: – At present, teaching foreign languages represents an increasing challenge to the teachers. Teaching ELE (Spanish as a foreign language) can be a particularly defying process, because of its proximity to Portuguese language, leading the teacher to adopt strategies and methodologies, focused in the students, aiming for a more effective and significant learning process. Based on all official documents regulating the teaching of ELE and other relevant legislation, we present a reflective view on the experience of a year of teaching ELE, our main achievements and future operational changes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2015-04-20T17:08:39Z
2015-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14159
http://hdl.handle.net/10174/14159
url http://hdl.handle.net/10174/14159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136544797229056