Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14159 |
Resumo: | Actualmente, o ensino das línguas estrangeiras apresenta desafios cada vez maiores aos professores. Em particular, o ensino de ELE, por se tratar do ensino de uma língua tão próxima da Língua Portuguesa, leva a que o professor se preocupe em utilizar estratégias e metodologias centradas nos alunos e que conduzam este às suas aprendizagens. Com base em toda a documentação e legislação actual, é feita uma reflexão sobre a experiência de um ano de leccionação de ELE, resultados obtidos e mudanças a operacionalizar futuramente; ABSTRACT: – At present, teaching foreign languages represents an increasing challenge to the teachers. Teaching ELE (Spanish as a foreign language) can be a particularly defying process, because of its proximity to Portuguese language, leading the teacher to adopt strategies and methodologies, focused in the students, aiming for a more effective and significant learning process. Based on all official documents regulating the teaching of ELE and other relevant legislation, we present a reflective view on the experience of a year of teaching ELE, our main achievements and future operational changes. |
id |
RCAP_354052ba68a2fd20f06be4fafb78a6f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14159 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundárioActualmente, o ensino das línguas estrangeiras apresenta desafios cada vez maiores aos professores. Em particular, o ensino de ELE, por se tratar do ensino de uma língua tão próxima da Língua Portuguesa, leva a que o professor se preocupe em utilizar estratégias e metodologias centradas nos alunos e que conduzam este às suas aprendizagens. Com base em toda a documentação e legislação actual, é feita uma reflexão sobre a experiência de um ano de leccionação de ELE, resultados obtidos e mudanças a operacionalizar futuramente; ABSTRACT: – At present, teaching foreign languages represents an increasing challenge to the teachers. Teaching ELE (Spanish as a foreign language) can be a particularly defying process, because of its proximity to Portuguese language, leading the teacher to adopt strategies and methodologies, focused in the students, aiming for a more effective and significant learning process. Based on all official documents regulating the teaching of ELE and other relevant legislation, we present a reflective view on the experience of a year of teaching ELE, our main achievements and future operational changes.Universidade de Évora2015-04-20T17:08:39Z2015-04-202010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14159http://hdl.handle.net/10174/14159porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Cardador, Sónia Fialhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:59.398882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário Cardador, Sónia Fialho |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
author |
Cardador, Sónia Fialho |
author_facet |
Cardador, Sónia Fialho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardador, Sónia Fialho |
description |
Actualmente, o ensino das línguas estrangeiras apresenta desafios cada vez maiores aos professores. Em particular, o ensino de ELE, por se tratar do ensino de uma língua tão próxima da Língua Portuguesa, leva a que o professor se preocupe em utilizar estratégias e metodologias centradas nos alunos e que conduzam este às suas aprendizagens. Com base em toda a documentação e legislação actual, é feita uma reflexão sobre a experiência de um ano de leccionação de ELE, resultados obtidos e mudanças a operacionalizar futuramente; ABSTRACT: – At present, teaching foreign languages represents an increasing challenge to the teachers. Teaching ELE (Spanish as a foreign language) can be a particularly defying process, because of its proximity to Portuguese language, leading the teacher to adopt strategies and methodologies, focused in the students, aiming for a more effective and significant learning process. Based on all official documents regulating the teaching of ELE and other relevant legislation, we present a reflective view on the experience of a year of teaching ELE, our main achievements and future operational changes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2015-04-20T17:08:39Z 2015-04-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14159 http://hdl.handle.net/10174/14159 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136544797229056 |