A inserção de músicas populares no repertório didático para guitarra clássica no ensino especializado da música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/29436 |
Resumo: | O presente documento é constituído por duas partes distintas, sendo que a primeira centra-se no Relatório Final sobre a Prática de Ensino Supervisionado que apresenta uma análise reflexiva sobre o processo de ensino-aprendizagem de instrumento, bem como uma descrição das atividades desenvolvidas durante o estágio realizado na Academia de Música de Óbidos. A segunda parte é dedicada a um Projeto de Investigação que tem como finalidade contribuir para a atualização dos conteúdos programáticos do ensino especializado da guitarra clássica em Portugal. Considerando os objetivos e critérios de escolha do repertório regularmente trabalhado neste contexto, foram propostos arranjos e transcrições de músicas populares como repertório didático, oferecendo assim mais flexibilidade na escolha de conteúdos. Tendo como base uma filosofia de ensino que é acompanhada pela prática deliberada, desenvolvida e atualizada com o objetivo primordial de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos, esta investigação procurou contornar algumas das preocupações existentes e problemas inerentes à democratização do ensino da música. Esta proposta visa aproximar o ensino à identidade musical da maioria dos alunos inscritos no ensino articulado. Por conseguinte, foi desenvolvido um trabalho de investigação-ação, com o intuito de responder à seguinte pergunta: Será que podemos motivar os alunos para a aprendizagem da guitarra clássica recorrendo a repertório que não seja erudito e que faz parte da sua identidade musical, sem abandonar os objetivos de desenvolvimento técnico e aquisição de competências necessárias para uma eventual formação profissional? |
id |
RCAP_04eb6747b271857c57df190bc8c51329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29436 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A inserção de músicas populares no repertório didático para guitarra clássica no ensino especializado da músicaEnsino especializado da músicaGuitarra clássicaArranjos de músicas popularesRepertório didático flexívelIdentidade musicalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento é constituído por duas partes distintas, sendo que a primeira centra-se no Relatório Final sobre a Prática de Ensino Supervisionado que apresenta uma análise reflexiva sobre o processo de ensino-aprendizagem de instrumento, bem como uma descrição das atividades desenvolvidas durante o estágio realizado na Academia de Música de Óbidos. A segunda parte é dedicada a um Projeto de Investigação que tem como finalidade contribuir para a atualização dos conteúdos programáticos do ensino especializado da guitarra clássica em Portugal. Considerando os objetivos e critérios de escolha do repertório regularmente trabalhado neste contexto, foram propostos arranjos e transcrições de músicas populares como repertório didático, oferecendo assim mais flexibilidade na escolha de conteúdos. Tendo como base uma filosofia de ensino que é acompanhada pela prática deliberada, desenvolvida e atualizada com o objetivo primordial de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos, esta investigação procurou contornar algumas das preocupações existentes e problemas inerentes à democratização do ensino da música. Esta proposta visa aproximar o ensino à identidade musical da maioria dos alunos inscritos no ensino articulado. Por conseguinte, foi desenvolvido um trabalho de investigação-ação, com o intuito de responder à seguinte pergunta: Será que podemos motivar os alunos para a aprendizagem da guitarra clássica recorrendo a repertório que não seja erudito e que faz parte da sua identidade musical, sem abandonar os objetivos de desenvolvimento técnico e aquisição de competências necessárias para uma eventual formação profissional?Dória, PaulaRepositório ComumBeja, Abel2019-07-31T15:09:26Z2018-01-222018-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29436TID:202268691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:15.609206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção de músicas populares no repertório didático para guitarra clássica no ensino especializado da música |
title |
A inserção de músicas populares no repertório didático para guitarra clássica no ensino especializado da música |
spellingShingle |
A inserção de músicas populares no repertório didático para guitarra clássica no ensino especializado da música Beja, Abel Ensino especializado da música Guitarra clássica Arranjos de músicas populares Repertório didático flexível Identidade musical Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A inserção de músicas populares no repertório didático para guitarra clássica no ensino especializado da música |
title_full |
A inserção de músicas populares no repertório didático para guitarra clássica no ensino especializado da música |
title_fullStr |
A inserção de músicas populares no repertório didático para guitarra clássica no ensino especializado da música |
title_full_unstemmed |
A inserção de músicas populares no repertório didático para guitarra clássica no ensino especializado da música |
title_sort |
A inserção de músicas populares no repertório didático para guitarra clássica no ensino especializado da música |
author |
Beja, Abel |
author_facet |
Beja, Abel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dória, Paula Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beja, Abel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino especializado da música Guitarra clássica Arranjos de músicas populares Repertório didático flexível Identidade musical Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino especializado da música Guitarra clássica Arranjos de músicas populares Repertório didático flexível Identidade musical Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente documento é constituído por duas partes distintas, sendo que a primeira centra-se no Relatório Final sobre a Prática de Ensino Supervisionado que apresenta uma análise reflexiva sobre o processo de ensino-aprendizagem de instrumento, bem como uma descrição das atividades desenvolvidas durante o estágio realizado na Academia de Música de Óbidos. A segunda parte é dedicada a um Projeto de Investigação que tem como finalidade contribuir para a atualização dos conteúdos programáticos do ensino especializado da guitarra clássica em Portugal. Considerando os objetivos e critérios de escolha do repertório regularmente trabalhado neste contexto, foram propostos arranjos e transcrições de músicas populares como repertório didático, oferecendo assim mais flexibilidade na escolha de conteúdos. Tendo como base uma filosofia de ensino que é acompanhada pela prática deliberada, desenvolvida e atualizada com o objetivo primordial de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos, esta investigação procurou contornar algumas das preocupações existentes e problemas inerentes à democratização do ensino da música. Esta proposta visa aproximar o ensino à identidade musical da maioria dos alunos inscritos no ensino articulado. Por conseguinte, foi desenvolvido um trabalho de investigação-ação, com o intuito de responder à seguinte pergunta: Será que podemos motivar os alunos para a aprendizagem da guitarra clássica recorrendo a repertório que não seja erudito e que faz parte da sua identidade musical, sem abandonar os objetivos de desenvolvimento técnico e aquisição de competências necessárias para uma eventual formação profissional? |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-22 2018-01-22T00:00:00Z 2019-07-31T15:09:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/29436 TID:202268691 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/29436 |
identifier_str_mv |
TID:202268691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134916575756288 |