A inserção de músicas populares no repertório didático para guitarra clássica no ensino especializado da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beja, Abel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29436
Resumo: O presente documento é constituído por duas partes distintas, sendo que a primeira centra-se no Relatório Final sobre a Prática de Ensino Supervisionado que apresenta uma análise reflexiva sobre o processo de ensino-aprendizagem de instrumento, bem como uma descrição das atividades desenvolvidas durante o estágio realizado na Academia de Música de Óbidos. A segunda parte é dedicada a um Projeto de Investigação que tem como finalidade contribuir para a atualização dos conteúdos programáticos do ensino especializado da guitarra clássica em Portugal. Considerando os objetivos e critérios de escolha do repertório regularmente trabalhado neste contexto, foram propostos arranjos e transcrições de músicas populares como repertório didático, oferecendo assim mais flexibilidade na escolha de conteúdos. Tendo como base uma filosofia de ensino que é acompanhada pela prática deliberada, desenvolvida e atualizada com o objetivo primordial de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos, esta investigação procurou contornar algumas das preocupações existentes e problemas inerentes à democratização do ensino da música. Esta proposta visa aproximar o ensino à identidade musical da maioria dos alunos inscritos no ensino articulado. Por conseguinte, foi desenvolvido um trabalho de investigação-ação, com o intuito de responder à seguinte pergunta: Será que podemos motivar os alunos para a aprendizagem da guitarra clássica recorrendo a repertório que não seja erudito e que faz parte da sua identidade musical, sem abandonar os objetivos de desenvolvimento técnico e aquisição de competências necessárias para uma eventual formação profissional?
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