Ensino de sistemas operativos com recurso à virtualização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52248 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_04ef1ed0350dd628538b13a38c0f1812 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52248 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino de sistemas operativos com recurso à virtualizaçãoSistemas operativos (Computadores)Ensino à distânciaInformática - Estudo e ensinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente relatório tem como objetivo descrever, analisar e refletir sobre o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito da unidade didática de Iniciação à Prática Profissional IV, do Mestrado em Ensino de Informática, realizado numa turma do 11º ano do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação em Sistemas Informáticos na Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa. Foram lecionadas doze aulas através das plataformas Zoom (trabalho síncrono) e MS Teams (trabalho assíncrono), no Módulo 3 – Sistema Operativo Servidor, da disciplina de Sistemas Operativos e, com recurso à virtualização, os alunos puderam instalar, configurar e resolver problemas de um sistema operativo servidor a partir de pequenos problemas e tarefas propostas de acordo com os objetivos e conteúdos presentes no módulo. Durante a intervenção foi utilizada a metodologia baseada em projeto (PjBL) e aula invertida contribuindo para o desenvolvimento de competências ao nível da autonomia, responsabilidade, gestão de tempo, comunicação e organização e, permitindo-lhes a construção do próprio conhecimento e o desenvolvimento das suas aprendizagens, de uma forma mais significativa. No decorrer da intervenção pretendia estudar o contributo da virtualização para a aprendizagem. Para isso formulei o seguinte objetivo: analisar de que forma a virtualização contribui para a aprendizagem de sistema operativo servidor. E as questões: 1) De que modo a virtualização é potenciador das aprendizagens? 2) De que forma é que a virtualização altera os comportamentos face ao ensino de sistemas operativos? e, 3) Quais as dificuldades que os alunos enfrentam na utilização de sistema operativo servidor? Após um período inicial de observação e análise do contexto foram criados os conteúdos e tarefas para suportar o estudo. Ao longo da intervenção e, numa perspetiva reflexiva, apoiada por revisão bibliográfica observei que a virtualização funcionou como uma boa estratégia permitindo que os conteúdos da disciplina fossem abordados e que os alunos os adquirissem de uma forma motivadora. Verifiquei que os alunos demoraram mais tempo a realizar as tarefas do que o planeado. Mas destaco como mais relevante a dinâmica criada assim como as competências trabalhadas para o processo de ensino e aprendizagem na resolução de problemas.The present report aims to describe, analyze and reflect on the work developed in supervised teaching practice, within the framework of the didactic unit of Initiation to Professional Practice IV, of the Master's degree in Computer Teaching, held in a class of the 11th year of the professional course of Management and Programming Technician in Computer Systems at Secondary School Padre António Vieira, in Lisbon. Twelve classes were taught through the Zoom (synchronous work) and MS Teams (asynchronous work) platforms, in Module 3 - Server Operating System, of operating systems discipline and, using virtualization, students were able to install, configure and solve problems of a server operating system from small problems and tasks proposed according to the objectives and contents present in the module. During the intervention, the project-based methodology (PjBL) and inverted class were used, contributing to the development of competencies in terms of autonomy, responsibility, time management, communication and organization, allowing them to build their own knowledge and develop their learning, in a more significant way. In the course of the intervention, I wanted to study the contribution of virtualization to learning. To do this, I formulated the following objective: analyze how virtualization contributes to server operating system learning. And the questions: 1) How is virtualization a learning enhancer? 2) How does virtualization change behaviour stemming from the teaching of operating systems? and, 3) What difficulties do students face in using server operating system? After an initial period of observation and context analysis, the contents and tasks were created to support the study. Throughout the intervention and, from a reflexive perspective, supported by bibliographic review, I observed that virtualization functioned as a good strategy allowing the contents of the discipline to be addressed and students to acquire them in a motivating way. I noticed that the students took longer to perform the tasks than planned. But I point out as more relevant the dynamics created as well as the skills worked for the teaching and learning process in problem solving.Piedade, JoãoCalha, Mário João BarataRepositório da Universidade de LisboaMorais, Almerindo Domingues Bogas2022-04-07T13:55:40Z20212021-06-212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52248porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:24.453510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de sistemas operativos com recurso à virtualização |
title |
Ensino de sistemas operativos com recurso à virtualização |
spellingShingle |
Ensino de sistemas operativos com recurso à virtualização Morais, Almerindo Domingues Bogas Sistemas operativos (Computadores) Ensino à distância Informática - Estudo e ensino Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ensino de sistemas operativos com recurso à virtualização |
title_full |
Ensino de sistemas operativos com recurso à virtualização |
title_fullStr |
Ensino de sistemas operativos com recurso à virtualização |
title_full_unstemmed |
Ensino de sistemas operativos com recurso à virtualização |
title_sort |
Ensino de sistemas operativos com recurso à virtualização |
author |
Morais, Almerindo Domingues Bogas |
author_facet |
Morais, Almerindo Domingues Bogas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piedade, João Calha, Mário João Barata Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Almerindo Domingues Bogas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas operativos (Computadores) Ensino à distância Informática - Estudo e ensino Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Sistemas operativos (Computadores) Ensino à distância Informática - Estudo e ensino Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-06-21 2021-01-01T00:00:00Z 2022-04-07T13:55:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52248 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134584467619840 |