Desafios para o Ensino da Enfermagem, em Contexto de Ensino Clínico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, P
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.17/649
Resumo: O ensino da enfermagem em contexto de ensino clínico, nos últimos anos tem dado um maior protagonismo aos enfermeiros das unidades prestadoras de cuidados, na supervisão pedagógica dos alunos. Este facto conduziu ao estabelecimento de parcerias entre as instituições escolares e as unidades prestadoras de cuidados. Contudo, no decorrer deste processo verificou-se a existência de diversas dificuldades e constrangimentos que urge contrariar. É sobre este facto que este artigo pretende reflectir, avançando, simultaneamente, com algumas propostas concretas.
id RCAP_04f2ee63071d47c88875e4d85fbc6dd0
oai_identifier_str oai:repositorio.chlc.min-saude.pt:10400.17/649
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios para o Ensino da Enfermagem, em Contexto de Ensino ClínicoEnsinoEnfermagemO ensino da enfermagem em contexto de ensino clínico, nos últimos anos tem dado um maior protagonismo aos enfermeiros das unidades prestadoras de cuidados, na supervisão pedagógica dos alunos. Este facto conduziu ao estabelecimento de parcerias entre as instituições escolares e as unidades prestadoras de cuidados. Contudo, no decorrer deste processo verificou-se a existência de diversas dificuldades e constrangimentos que urge contrariar. É sobre este facto que este artigo pretende reflectir, avançando, simultaneamente, com algumas propostas concretas.Associação Científica dos EnfermeirosRepositório do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPEFerreira, P2012-10-09T11:52:11Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.17/649porEnformação 2006 Mar; (4): 12-13info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-10T09:27:33Zoai:repositorio.chlc.min-saude.pt:10400.17/649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:18:23.359514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios para o Ensino da Enfermagem, em Contexto de Ensino Clínico
title Desafios para o Ensino da Enfermagem, em Contexto de Ensino Clínico
spellingShingle Desafios para o Ensino da Enfermagem, em Contexto de Ensino Clínico
Ferreira, P
Ensino
Enfermagem
title_short Desafios para o Ensino da Enfermagem, em Contexto de Ensino Clínico
title_full Desafios para o Ensino da Enfermagem, em Contexto de Ensino Clínico
title_fullStr Desafios para o Ensino da Enfermagem, em Contexto de Ensino Clínico
title_full_unstemmed Desafios para o Ensino da Enfermagem, em Contexto de Ensino Clínico
title_sort Desafios para o Ensino da Enfermagem, em Contexto de Ensino Clínico
author Ferreira, P
author_facet Ferreira, P
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, P
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Enfermagem
topic Ensino
Enfermagem
description O ensino da enfermagem em contexto de ensino clínico, nos últimos anos tem dado um maior protagonismo aos enfermeiros das unidades prestadoras de cuidados, na supervisão pedagógica dos alunos. Este facto conduziu ao estabelecimento de parcerias entre as instituições escolares e as unidades prestadoras de cuidados. Contudo, no decorrer deste processo verificou-se a existência de diversas dificuldades e constrangimentos que urge contrariar. É sobre este facto que este artigo pretende reflectir, avançando, simultaneamente, com algumas propostas concretas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2012-10-09T11:52:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.17/649
url http://hdl.handle.net/10400.17/649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Enformação 2006 Mar; (4): 12-13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Científica dos Enfermeiros
publisher.none.fl_str_mv Associação Científica dos Enfermeiros
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131280400449536