O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Carla Regina de Souza
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Kusumota,Luciana, Braga,Fernanda Titareli Merizio Martins, Gaioso,Vanessa Pirani, Santos,Cláudia Benedita dos, Silva,Vivian Libório de Sousa e, Carvalho,Emilia Campos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000500024
Resumo: OBJETIVO: avaliar o uso de simulador no ensino da avaliação clínica dos olhos. MATERIAL E MÉTODO: estudo experimental, randomizado, controlado com 31 alunos do 2º ano de Graduação em Enfermagem de uma escola do interior paulista. A coleta dedados ocorreu de setembro a outubro de 2009, com dois instrumentos previamente validados, após autorização do Comitê de Ética. Os sujeitos foram divididos em Grupo 1 (ensino tradicional e o uso do simulador de baixa fidelidade) e Grupo 2 (ensino tradicional) para a avaliação dos olhos. RESULTADOS: houve aumento de acertos pelos sujeitos nas questões teóricas após a aula expositiva dialogada. Na avaliação prática clínica dos olhos a média percentual de acertos foi de 76±7 (Grupo 1) e 21±11 (Grupo 2) (p < 0,01). CONCLUSÃO: o uso do simulador mostrou ser estratégia facilitadora no processo ensino-aprendizagem
id UFSC-17_1d74cc0cd776bdbb28c017733c9ac7f3
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072011000500024
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagemEnsinoMateriais de ensinoEnfermagemOBJETIVO: avaliar o uso de simulador no ensino da avaliação clínica dos olhos. MATERIAL E MÉTODO: estudo experimental, randomizado, controlado com 31 alunos do 2º ano de Graduação em Enfermagem de uma escola do interior paulista. A coleta dedados ocorreu de setembro a outubro de 2009, com dois instrumentos previamente validados, após autorização do Comitê de Ética. Os sujeitos foram divididos em Grupo 1 (ensino tradicional e o uso do simulador de baixa fidelidade) e Grupo 2 (ensino tradicional) para a avaliação dos olhos. RESULTADOS: houve aumento de acertos pelos sujeitos nas questões teóricas após a aula expositiva dialogada. Na avaliação prática clínica dos olhos a média percentual de acertos foi de 76±7 (Grupo 1) e 21±11 (Grupo 2) (p < 0,01). CONCLUSÃO: o uso do simulador mostrou ser estratégia facilitadora no processo ensino-aprendizagemUniversidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000500024Texto &amp; Contexto - Enfermagem v.20 n.spe 2011reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072011000500024info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Carla Regina de SouzaKusumota,LucianaBraga,Fernanda Titareli Merizio MartinsGaioso,Vanessa PiraniSantos,Cláudia Benedita dosSilva,Vivian Libório de Sousa eCarvalho,Emilia Campos depor2011-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072011000500024Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2011-12-02T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagem
title O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagem
spellingShingle O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagem
Teixeira,Carla Regina de Souza
Ensino
Materiais de ensino
Enfermagem
title_short O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagem
title_full O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagem
title_fullStr O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagem
title_full_unstemmed O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagem
title_sort O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagem
author Teixeira,Carla Regina de Souza
author_facet Teixeira,Carla Regina de Souza
Kusumota,Luciana
Braga,Fernanda Titareli Merizio Martins
Gaioso,Vanessa Pirani
Santos,Cláudia Benedita dos
Silva,Vivian Libório de Sousa e
Carvalho,Emilia Campos de
author_role author
author2 Kusumota,Luciana
Braga,Fernanda Titareli Merizio Martins
Gaioso,Vanessa Pirani
Santos,Cláudia Benedita dos
Silva,Vivian Libório de Sousa e
Carvalho,Emilia Campos de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira,Carla Regina de Souza
Kusumota,Luciana
Braga,Fernanda Titareli Merizio Martins
Gaioso,Vanessa Pirani
Santos,Cláudia Benedita dos
Silva,Vivian Libório de Sousa e
Carvalho,Emilia Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Materiais de ensino
Enfermagem
topic Ensino
Materiais de ensino
Enfermagem
description OBJETIVO: avaliar o uso de simulador no ensino da avaliação clínica dos olhos. MATERIAL E MÉTODO: estudo experimental, randomizado, controlado com 31 alunos do 2º ano de Graduação em Enfermagem de uma escola do interior paulista. A coleta dedados ocorreu de setembro a outubro de 2009, com dois instrumentos previamente validados, após autorização do Comitê de Ética. Os sujeitos foram divididos em Grupo 1 (ensino tradicional e o uso do simulador de baixa fidelidade) e Grupo 2 (ensino tradicional) para a avaliação dos olhos. RESULTADOS: houve aumento de acertos pelos sujeitos nas questões teóricas após a aula expositiva dialogada. Na avaliação prática clínica dos olhos a média percentual de acertos foi de 76±7 (Grupo 1) e 21±11 (Grupo 2) (p < 0,01). CONCLUSÃO: o uso do simulador mostrou ser estratégia facilitadora no processo ensino-aprendizagem
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000500024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000500024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072011000500024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto &amp; Contexto - Enfermagem v.20 n.spe 2011
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118390706470912