A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Catarina Isabel Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1515
Resumo: Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
id RCAP_05923c8f341bf54b63d8d5cf38e86e2c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1515
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e criançasmotivação para a leituracriançaseducadorprofessormotivation for readingchildreneducatorteacherRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoNuma primeira parte, o presente relatório pretende demonstrar e caraterizar o meu percurso pelos três estágios (jardim-de-infância, 1.º ciclo e creche) realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. Numa segunda parte do trabalho, apresenta-se a investigação desenvolvida em torno da questão “Como motivar as crianças para a leitura na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico?”. Esta questão surgiu da prática de estágio em 1.º ciclo do ensino básico. Os objetivos da investigação foram conhecer as conceções de professores e educadores sobre a motivação para a leitura, tentando perceber como é que estes trabalham essa motivação e que estratégias utilizam. Por outro lado, tive também objetivos conhecer os hábitos e as perspetivas das crianças acerca da leitura, assim como identificar fatores que influenciam a sua motivação para esta atividade. A investigação a que a questão referida foi sujeita é de natureza qualitativa, tendo-se recorrido a entrevistas a duas professoras e a duas educadoras de infância, bem como a questionários a trinta e dois alunos do 1.º ciclo do ensino básico. A análise dos dados permitiu concluir que as educadoras e as professoras trabalham a motivação para a leitura com frequência, adotando algumas estratégias semelhantes. As crianças, na sua maioria, parecem estar motivadas e terem alguns hábitos de leitura.In the first part, this report aims to demonstrate and characterize my journey through the three stages (kindergarten , primary school and day care center) carried out under the master in education. The second part of this paper presents research developed on the issue “How to motivate children to read on kindergarten and primiary school?”. This issue appeared during the stage in primary school. The aims of the research was know the conceptions of teachers and educators about the motivation for reading, trying to understand how they work this motivation and strategies use. On the other hand, also had as aims to know the habits and perspectives of children about reading and to identify factors that influence their motivation for this activity. The mentioned research is of qualitative nature and it was based on interviews to two teachers and two educators, as well as a survey to thirty-two students of primary basic education. Data analysis concluded that the educators and teachers work motivation for reading often adopting some similar strategies. The children, in their majority, seem to be motivated and have some reading habits.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRibeiro, Catarina Isabel Mendes2016-06-13T22:40:58Z2015-11-052015-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1515TID:201128748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:10Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:43.408158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças
title A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças
spellingShingle A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças
Ribeiro, Catarina Isabel Mendes
motivação para a leitura
crianças
educador
professor
motivation for reading
children
educator
teacher
title_short A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças
title_full A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças
title_fullStr A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças
title_full_unstemmed A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças
title_sort A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e crianças
author Ribeiro, Catarina Isabel Mendes
author_facet Ribeiro, Catarina Isabel Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uva, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Catarina Isabel Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv motivação para a leitura
crianças
educador
professor
motivation for reading
children
educator
teacher
topic motivação para a leitura
crianças
educador
professor
motivation for reading
children
educator
teacher
description Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-05
2015-11-05T00:00:00Z
2016-06-13T22:40:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1515
TID:201128748
url http://hdl.handle.net/10400.15/1515
identifier_str_mv TID:201128748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137027641311232