Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cepa, Joana L A
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1308
Resumo: A elaboração deste relatório tem como propósito a realização de uma reflexão crítica, consistente e fundamentada de toda a experiência profissional durante a Prática de Ensino Supervisionada. A PES visa a integração do estudante estagiário no exercício da vida profissional de forma progressiva e orientada, em contexto real, desenvolvendo competências profissionais que promovam um desempenho crítico e reflexivo, tem como finalidade formar professores/educadores promotores de um ensino de qualidade. O presente relatório encontra-se organizado em três capítulos. O primeiro referente ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”, em que a primeira parte remete para a organização do sistema educativo e os aspetos a ter em conta, como as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e o Currículo, Orientações e Programas para o 1º CEB. A segunda parte diz respeito à Caraterização Socioeconómica e Psicopedagógica da turma. No que concerne ao segundo capítulo, “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”, este integra a experiência de ensino/aprendizagem no Pré-Escolar e 1º CEB. O terceiro capítulo diz respeito ao aprofundamento do tema escolhido “O Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar” e é apresentada uma prática docente relacionada com a superação do mesmo. Para finalizar este capítulo, foi realizado um inquérito por questionário, em quatro distritos de Portugal (dois no litoral e dois no interior), com o objetivo de recolher informações sobre as conceções de outros educadores de infância relativamente a esta temática. O jogo é fundamental na vida da criança e faz parte do seu quotidiano, quer como atividade espontânea, quer como atividade orientada. É um meio para melhorar as relações, o crescimento e o desenvolvimento das crianças a vários níveis: moral, cognitivo, físico e social. O jogo exerce um papel importante no crescimento da criança em idade pré-escolar e é uma ferramenta fulcral no seu desenvolvimento e cabe ao educador transformá-lo num recurso para que haja uma aprendizagem global da criança, criando um ambiente favorável à imaginação, à criação, à descoberta, à reflexão, à construção do conhecimento e que lhe possibilite um prazer e uma vontade em aprender e querer aprender mais Matemática, porque ao jogarem, as crianças podem experimentar uma forma diferente de adquirir conhecimentos através de atividades interessantes, motivadoras, desafiadoras e prazerosas, como são as utilizadas com o jogo.
id RCAP_e53909ae777fea0cc404a1725836b4ef
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/1308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio da Prática de Ensino SupervisionadaPrática de Ensino Supervisionadajogoseducadores infânciamatemáticaA elaboração deste relatório tem como propósito a realização de uma reflexão crítica, consistente e fundamentada de toda a experiência profissional durante a Prática de Ensino Supervisionada. A PES visa a integração do estudante estagiário no exercício da vida profissional de forma progressiva e orientada, em contexto real, desenvolvendo competências profissionais que promovam um desempenho crítico e reflexivo, tem como finalidade formar professores/educadores promotores de um ensino de qualidade. O presente relatório encontra-se organizado em três capítulos. O primeiro referente ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”, em que a primeira parte remete para a organização do sistema educativo e os aspetos a ter em conta, como as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e o Currículo, Orientações e Programas para o 1º CEB. A segunda parte diz respeito à Caraterização Socioeconómica e Psicopedagógica da turma. No que concerne ao segundo capítulo, “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”, este integra a experiência de ensino/aprendizagem no Pré-Escolar e 1º CEB. O terceiro capítulo diz respeito ao aprofundamento do tema escolhido “O Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar” e é apresentada uma prática docente relacionada com a superação do mesmo. Para finalizar este capítulo, foi realizado um inquérito por questionário, em quatro distritos de Portugal (dois no litoral e dois no interior), com o objetivo de recolher informações sobre as conceções de outros educadores de infância relativamente a esta temática. O jogo é fundamental na vida da criança e faz parte do seu quotidiano, quer como atividade espontânea, quer como atividade orientada. É um meio para melhorar as relações, o crescimento e o desenvolvimento das crianças a vários níveis: moral, cognitivo, físico e social. O jogo exerce um papel importante no crescimento da criança em idade pré-escolar e é uma ferramenta fulcral no seu desenvolvimento e cabe ao educador transformá-lo num recurso para que haja uma aprendizagem global da criança, criando um ambiente favorável à imaginação, à criação, à descoberta, à reflexão, à construção do conhecimento e que lhe possibilite um prazer e uma vontade em aprender e querer aprender mais Matemática, porque ao jogarem, as crianças podem experimentar uma forma diferente de adquirir conhecimentos através de atividades interessantes, motivadoras, desafiadoras e prazerosas, como são as utilizadas com o jogo.Instituto Politécnico da Guarda2013-02-23T14:43:11Z2013-02-232012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/1308http://hdl.handle.net/10314/1308porCepa, Joana L Ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:53:37Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/1308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:18.448445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Cepa, Joana L A
Prática de Ensino Supervisionada
jogos
educadores infância
matemática
title_short Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
author Cepa, Joana L A
author_facet Cepa, Joana L A
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cepa, Joana L A
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada
jogos
educadores infância
matemática
topic Prática de Ensino Supervisionada
jogos
educadores infância
matemática
description A elaboração deste relatório tem como propósito a realização de uma reflexão crítica, consistente e fundamentada de toda a experiência profissional durante a Prática de Ensino Supervisionada. A PES visa a integração do estudante estagiário no exercício da vida profissional de forma progressiva e orientada, em contexto real, desenvolvendo competências profissionais que promovam um desempenho crítico e reflexivo, tem como finalidade formar professores/educadores promotores de um ensino de qualidade. O presente relatório encontra-se organizado em três capítulos. O primeiro referente ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”, em que a primeira parte remete para a organização do sistema educativo e os aspetos a ter em conta, como as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e o Currículo, Orientações e Programas para o 1º CEB. A segunda parte diz respeito à Caraterização Socioeconómica e Psicopedagógica da turma. No que concerne ao segundo capítulo, “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”, este integra a experiência de ensino/aprendizagem no Pré-Escolar e 1º CEB. O terceiro capítulo diz respeito ao aprofundamento do tema escolhido “O Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar” e é apresentada uma prática docente relacionada com a superação do mesmo. Para finalizar este capítulo, foi realizado um inquérito por questionário, em quatro distritos de Portugal (dois no litoral e dois no interior), com o objetivo de recolher informações sobre as conceções de outros educadores de infância relativamente a esta temática. O jogo é fundamental na vida da criança e faz parte do seu quotidiano, quer como atividade espontânea, quer como atividade orientada. É um meio para melhorar as relações, o crescimento e o desenvolvimento das crianças a vários níveis: moral, cognitivo, físico e social. O jogo exerce um papel importante no crescimento da criança em idade pré-escolar e é uma ferramenta fulcral no seu desenvolvimento e cabe ao educador transformá-lo num recurso para que haja uma aprendizagem global da criança, criando um ambiente favorável à imaginação, à criação, à descoberta, à reflexão, à construção do conhecimento e que lhe possibilite um prazer e uma vontade em aprender e querer aprender mais Matemática, porque ao jogarem, as crianças podem experimentar uma forma diferente de adquirir conhecimentos através de atividades interessantes, motivadoras, desafiadoras e prazerosas, como são as utilizadas com o jogo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01T00:00:00Z
2013-02-23T14:43:11Z
2013-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/1308
http://hdl.handle.net/10314/1308
url http://hdl.handle.net/10314/1308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136903130251264