Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1308 |
Resumo: | A elaboração deste relatório tem como propósito a realização de uma reflexão crítica, consistente e fundamentada de toda a experiência profissional durante a Prática de Ensino Supervisionada. A PES visa a integração do estudante estagiário no exercício da vida profissional de forma progressiva e orientada, em contexto real, desenvolvendo competências profissionais que promovam um desempenho crítico e reflexivo, tem como finalidade formar professores/educadores promotores de um ensino de qualidade. O presente relatório encontra-se organizado em três capítulos. O primeiro referente ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”, em que a primeira parte remete para a organização do sistema educativo e os aspetos a ter em conta, como as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e o Currículo, Orientações e Programas para o 1º CEB. A segunda parte diz respeito à Caraterização Socioeconómica e Psicopedagógica da turma. No que concerne ao segundo capítulo, “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”, este integra a experiência de ensino/aprendizagem no Pré-Escolar e 1º CEB. O terceiro capítulo diz respeito ao aprofundamento do tema escolhido “O Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar” e é apresentada uma prática docente relacionada com a superação do mesmo. Para finalizar este capítulo, foi realizado um inquérito por questionário, em quatro distritos de Portugal (dois no litoral e dois no interior), com o objetivo de recolher informações sobre as conceções de outros educadores de infância relativamente a esta temática. O jogo é fundamental na vida da criança e faz parte do seu quotidiano, quer como atividade espontânea, quer como atividade orientada. É um meio para melhorar as relações, o crescimento e o desenvolvimento das crianças a vários níveis: moral, cognitivo, físico e social. O jogo exerce um papel importante no crescimento da criança em idade pré-escolar e é uma ferramenta fulcral no seu desenvolvimento e cabe ao educador transformá-lo num recurso para que haja uma aprendizagem global da criança, criando um ambiente favorável à imaginação, à criação, à descoberta, à reflexão, à construção do conhecimento e que lhe possibilite um prazer e uma vontade em aprender e querer aprender mais Matemática, porque ao jogarem, as crianças podem experimentar uma forma diferente de adquirir conhecimentos através de atividades interessantes, motivadoras, desafiadoras e prazerosas, como são as utilizadas com o jogo. |
id |
RCAP_e53909ae777fea0cc404a1725836b4ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/1308 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino SupervisionadaPrática de Ensino Supervisionadajogoseducadores infânciamatemáticaA elaboração deste relatório tem como propósito a realização de uma reflexão crítica, consistente e fundamentada de toda a experiência profissional durante a Prática de Ensino Supervisionada. A PES visa a integração do estudante estagiário no exercício da vida profissional de forma progressiva e orientada, em contexto real, desenvolvendo competências profissionais que promovam um desempenho crítico e reflexivo, tem como finalidade formar professores/educadores promotores de um ensino de qualidade. O presente relatório encontra-se organizado em três capítulos. O primeiro referente ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”, em que a primeira parte remete para a organização do sistema educativo e os aspetos a ter em conta, como as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e o Currículo, Orientações e Programas para o 1º CEB. A segunda parte diz respeito à Caraterização Socioeconómica e Psicopedagógica da turma. No que concerne ao segundo capítulo, “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”, este integra a experiência de ensino/aprendizagem no Pré-Escolar e 1º CEB. O terceiro capítulo diz respeito ao aprofundamento do tema escolhido “O Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar” e é apresentada uma prática docente relacionada com a superação do mesmo. Para finalizar este capítulo, foi realizado um inquérito por questionário, em quatro distritos de Portugal (dois no litoral e dois no interior), com o objetivo de recolher informações sobre as conceções de outros educadores de infância relativamente a esta temática. O jogo é fundamental na vida da criança e faz parte do seu quotidiano, quer como atividade espontânea, quer como atividade orientada. É um meio para melhorar as relações, o crescimento e o desenvolvimento das crianças a vários níveis: moral, cognitivo, físico e social. O jogo exerce um papel importante no crescimento da criança em idade pré-escolar e é uma ferramenta fulcral no seu desenvolvimento e cabe ao educador transformá-lo num recurso para que haja uma aprendizagem global da criança, criando um ambiente favorável à imaginação, à criação, à descoberta, à reflexão, à construção do conhecimento e que lhe possibilite um prazer e uma vontade em aprender e querer aprender mais Matemática, porque ao jogarem, as crianças podem experimentar uma forma diferente de adquirir conhecimentos através de atividades interessantes, motivadoras, desafiadoras e prazerosas, como são as utilizadas com o jogo.Instituto Politécnico da Guarda2013-02-23T14:43:11Z2013-02-232012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/1308http://hdl.handle.net/10314/1308porCepa, Joana L Ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:53:37Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/1308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:18.448445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada Cepa, Joana L A Prática de Ensino Supervisionada jogos educadores infância matemática |
title_short |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Cepa, Joana L A |
author_facet |
Cepa, Joana L A |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cepa, Joana L A |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada jogos educadores infância matemática |
topic |
Prática de Ensino Supervisionada jogos educadores infância matemática |
description |
A elaboração deste relatório tem como propósito a realização de uma reflexão crítica, consistente e fundamentada de toda a experiência profissional durante a Prática de Ensino Supervisionada. A PES visa a integração do estudante estagiário no exercício da vida profissional de forma progressiva e orientada, em contexto real, desenvolvendo competências profissionais que promovam um desempenho crítico e reflexivo, tem como finalidade formar professores/educadores promotores de um ensino de qualidade. O presente relatório encontra-se organizado em três capítulos. O primeiro referente ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”, em que a primeira parte remete para a organização do sistema educativo e os aspetos a ter em conta, como as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e o Currículo, Orientações e Programas para o 1º CEB. A segunda parte diz respeito à Caraterização Socioeconómica e Psicopedagógica da turma. No que concerne ao segundo capítulo, “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”, este integra a experiência de ensino/aprendizagem no Pré-Escolar e 1º CEB. O terceiro capítulo diz respeito ao aprofundamento do tema escolhido “O Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar” e é apresentada uma prática docente relacionada com a superação do mesmo. Para finalizar este capítulo, foi realizado um inquérito por questionário, em quatro distritos de Portugal (dois no litoral e dois no interior), com o objetivo de recolher informações sobre as conceções de outros educadores de infância relativamente a esta temática. O jogo é fundamental na vida da criança e faz parte do seu quotidiano, quer como atividade espontânea, quer como atividade orientada. É um meio para melhorar as relações, o crescimento e o desenvolvimento das crianças a vários níveis: moral, cognitivo, físico e social. O jogo exerce um papel importante no crescimento da criança em idade pré-escolar e é uma ferramenta fulcral no seu desenvolvimento e cabe ao educador transformá-lo num recurso para que haja uma aprendizagem global da criança, criando um ambiente favorável à imaginação, à criação, à descoberta, à reflexão, à construção do conhecimento e que lhe possibilite um prazer e uma vontade em aprender e querer aprender mais Matemática, porque ao jogarem, as crianças podem experimentar uma forma diferente de adquirir conhecimentos através de atividades interessantes, motivadoras, desafiadoras e prazerosas, como são as utilizadas com o jogo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-01T00:00:00Z 2013-02-23T14:43:11Z 2013-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/1308 http://hdl.handle.net/10314/1308 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/1308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136903130251264 |