Análise de causalidade e modelação dos acidentes de trabalho de um estaleiro naval
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/59591 |
Resumo: | A elaboração do presente projeto teve como ponto de partida a ideia de que quase todos os acidentes podem ser prevenidos. Existem modelos teóricos que sustentam esta afirmação e que deram, ao longo das últimas décadas, origem a métodos que visam a investigação e análise dos acidentes. Sabe-se que um estaleiro naval é, por natureza, um local onde os riscos associados à ocorrência de acidentes são elevados. É nestes locais que são construídos, reparados e mantidos navios de grande, médio e pequeno porte sendo portanto realizadas atividades de cariz industrial que envolvem uma quantidade avultada de fatores de risco. O objetivo primário deste estudo foi analisar a causalidade dos acidentes de trabalho ocorridos num estaleiro naval português durante dois anos, em 2014 e 2015. Esta análise identificou, não só as causas imediatas, mas também as causas latentes ao nível organizacional, de modo a identificar as oportunidades de melhoria para reduzir a sinistralidade de três Serviços mais críticos da empresa. Como objetivo secundário pretendeu-se modelar e simular o sistema estudado do ponto de vista causal, para a qual se utilizaram redes Bayesianas. Para a consecução do primeiro objetivo foi aplicado o método RIAAT – Registo, Investigação e Análise de Acidentes de Trabalho. Este apresenta, comparativamente a outros métodos, uma estrutura mais completa onde são estudados os acidentes de forma aprofundada, recorrendo a um “impresso-padrão” e à realização de entrevistas com os trabalhadores sinistrados. Com os resultados da primeira parte do estudo foi possível caracterizar os “acidentes típicos” (os mais frequentes), que foram, “pancada por objetos” (25%), “esmagamentos/quedas” (21%) e “constrangimentos físicos do corpo” (19%). O estudo aprofundado permitiu também identificar os seus principais fatores de causalidade (falhas ativas e latentes). Com este conhecimento foi proposto um plano de ação concreto, que identificou três tipos de medidas para a prevenção dos acidentes e melhoria da segurança: medidas de Engenharia, medidas de Formação e Sensibilização e medidas de Gestão e Controlo. Por outro lado a modelação com redes Bayesianas evidenciou as ligações causais dos “acidentes típicos” e permitiu concluir que esta técnica constitui um bom complemento à análise tradicional dos acidentes, principalmente porque se conseguem simular vários cenários com base em dados reais. |
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