O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Sara Lopes Corveira dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6359
Resumo: O presente relatório tem como objetivo expor as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular realizado na empresa Area Casa, integrado no mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. Este estágio teve a duração de 6 meses e foi realizado ao abrigo do programa Erasmus na empresa Area Casa, dedicada à mediação imobiliária na cidade de Barcelona, Espanha. O objetivo primordial para a realização do estágio nestas circunstâncias nasce do desejo de adquirir conhecimentos a nível prático na área do marketing num ambiente diferente da realidade nacional revestindo esta experiência de outros matizes de aprendizagem, nomeadamente um outro idioma e a gestão das relações laborais num contexto multicultural. O relatório divide-se em 5 capítulos nos quais se pretende demonstrar de que forma é que esta experiência se desenvolveu, o suporte teórico que a norteou e as aprendizagens adquiridas. Ao longo deste trabalho é possível encontrar um enquadramento teórico do marketing no setor imobiliário, como diferentes dimensões deste como o marketing digital, o marketing interno ou o marketing de conteúdo podem ser trabalhadas para este setor. Entrando no tema do estágio, é apresentada uma caracterização da empresa e do contexto em que desenvolve a sua atividade para depois, com mais pormenor, se descrever as atividades que em concreto compuseram o período de estágio, como a relação com portais imobiliários e redes sociais. Na parte final do relatório é feita uma apreciação crítica do período de estágio, enunciando as aprendizagens adquiridas e os pontos positivos e negativos desta experiência, assim como, sugestões de alterações a implementar de forma a impulsionar a empresa no futuro.
id RCAP_05b8805568ce1cee21cbf27d2f5dac34
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6359
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor ImobiliárioMarketing imobiliárioPortais imobiliáriosCRMPlaneamento estratégicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente relatório tem como objetivo expor as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular realizado na empresa Area Casa, integrado no mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. Este estágio teve a duração de 6 meses e foi realizado ao abrigo do programa Erasmus na empresa Area Casa, dedicada à mediação imobiliária na cidade de Barcelona, Espanha. O objetivo primordial para a realização do estágio nestas circunstâncias nasce do desejo de adquirir conhecimentos a nível prático na área do marketing num ambiente diferente da realidade nacional revestindo esta experiência de outros matizes de aprendizagem, nomeadamente um outro idioma e a gestão das relações laborais num contexto multicultural. O relatório divide-se em 5 capítulos nos quais se pretende demonstrar de que forma é que esta experiência se desenvolveu, o suporte teórico que a norteou e as aprendizagens adquiridas. Ao longo deste trabalho é possível encontrar um enquadramento teórico do marketing no setor imobiliário, como diferentes dimensões deste como o marketing digital, o marketing interno ou o marketing de conteúdo podem ser trabalhadas para este setor. Entrando no tema do estágio, é apresentada uma caracterização da empresa e do contexto em que desenvolve a sua atividade para depois, com mais pormenor, se descrever as atividades que em concreto compuseram o período de estágio, como a relação com portais imobiliários e redes sociais. Na parte final do relatório é feita uma apreciação crítica do período de estágio, enunciando as aprendizagens adquiridas e os pontos positivos e negativos desta experiência, assim como, sugestões de alterações a implementar de forma a impulsionar a empresa no futuro.ABSTRACT: The main goal of the following report is to describe the tasks performed during the curricular internship in Area Casa company embedded in the Marketing master lectured by the Polytechnic Institute of Viseu. This internship took place during 6 months, supported by the Erasmus program in Area Casa, a company dedicated to the real estate sector in Barcelona, Spain. The main goal that made the internship take place in this context arouse from the desire to acquire working experience in the marketing field in a different environment than the one that was being experienced at a national context, which made this experience more complete with lessons about working in another language and the management of multicultural working relations. The report is divided in 5 chapters in which this experience is described, the theoretical framework that supported it and the knowledge gained. This report has a theoretical framework addressing real estate marketing and how digital marketing, internal marketing and content marketing can be managed in this sector. It describes the activities performed during the internship period, such as the work conducted with the real estate websites and social media. The report ends with critical view of the internship, with the lessons learned and the ups and downs of this experience. More, it contains recommendations that Area Casa could consider in the future.Amaro, Suzanne FonsecaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Ana Sara Lopes Corveira dos2020-09-07T14:07:09Z2020-07-162020-06-152020-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6359TID:202511162porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:36Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:16.900984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário
title O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário
spellingShingle O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário
Santos, Ana Sara Lopes Corveira dos
Marketing imobiliário
Portais imobiliários
CRM
Planeamento estratégico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário
title_full O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário
title_fullStr O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário
title_full_unstemmed O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário
title_sort O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário
author Santos, Ana Sara Lopes Corveira dos
author_facet Santos, Ana Sara Lopes Corveira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaro, Suzanne Fonseca
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Sara Lopes Corveira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing imobiliário
Portais imobiliários
CRM
Planeamento estratégico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing imobiliário
Portais imobiliários
CRM
Planeamento estratégico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O presente relatório tem como objetivo expor as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular realizado na empresa Area Casa, integrado no mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. Este estágio teve a duração de 6 meses e foi realizado ao abrigo do programa Erasmus na empresa Area Casa, dedicada à mediação imobiliária na cidade de Barcelona, Espanha. O objetivo primordial para a realização do estágio nestas circunstâncias nasce do desejo de adquirir conhecimentos a nível prático na área do marketing num ambiente diferente da realidade nacional revestindo esta experiência de outros matizes de aprendizagem, nomeadamente um outro idioma e a gestão das relações laborais num contexto multicultural. O relatório divide-se em 5 capítulos nos quais se pretende demonstrar de que forma é que esta experiência se desenvolveu, o suporte teórico que a norteou e as aprendizagens adquiridas. Ao longo deste trabalho é possível encontrar um enquadramento teórico do marketing no setor imobiliário, como diferentes dimensões deste como o marketing digital, o marketing interno ou o marketing de conteúdo podem ser trabalhadas para este setor. Entrando no tema do estágio, é apresentada uma caracterização da empresa e do contexto em que desenvolve a sua atividade para depois, com mais pormenor, se descrever as atividades que em concreto compuseram o período de estágio, como a relação com portais imobiliários e redes sociais. Na parte final do relatório é feita uma apreciação crítica do período de estágio, enunciando as aprendizagens adquiridas e os pontos positivos e negativos desta experiência, assim como, sugestões de alterações a implementar de forma a impulsionar a empresa no futuro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-07T14:07:09Z
2020-07-16
2020-06-15
2020-07-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6359
TID:202511162
url http://hdl.handle.net/10400.19/6359
identifier_str_mv TID:202511162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130913641070592