O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6359 |
Resumo: | O presente relatório tem como objetivo expor as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular realizado na empresa Area Casa, integrado no mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. Este estágio teve a duração de 6 meses e foi realizado ao abrigo do programa Erasmus na empresa Area Casa, dedicada à mediação imobiliária na cidade de Barcelona, Espanha. O objetivo primordial para a realização do estágio nestas circunstâncias nasce do desejo de adquirir conhecimentos a nível prático na área do marketing num ambiente diferente da realidade nacional revestindo esta experiência de outros matizes de aprendizagem, nomeadamente um outro idioma e a gestão das relações laborais num contexto multicultural. O relatório divide-se em 5 capítulos nos quais se pretende demonstrar de que forma é que esta experiência se desenvolveu, o suporte teórico que a norteou e as aprendizagens adquiridas. Ao longo deste trabalho é possível encontrar um enquadramento teórico do marketing no setor imobiliário, como diferentes dimensões deste como o marketing digital, o marketing interno ou o marketing de conteúdo podem ser trabalhadas para este setor. Entrando no tema do estágio, é apresentada uma caracterização da empresa e do contexto em que desenvolve a sua atividade para depois, com mais pormenor, se descrever as atividades que em concreto compuseram o período de estágio, como a relação com portais imobiliários e redes sociais. Na parte final do relatório é feita uma apreciação crítica do período de estágio, enunciando as aprendizagens adquiridas e os pontos positivos e negativos desta experiência, assim como, sugestões de alterações a implementar de forma a impulsionar a empresa no futuro. |
id |
RCAP_05b8805568ce1cee21cbf27d2f5dac34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6359 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor ImobiliárioMarketing imobiliárioPortais imobiliáriosCRMPlaneamento estratégicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente relatório tem como objetivo expor as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular realizado na empresa Area Casa, integrado no mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. Este estágio teve a duração de 6 meses e foi realizado ao abrigo do programa Erasmus na empresa Area Casa, dedicada à mediação imobiliária na cidade de Barcelona, Espanha. O objetivo primordial para a realização do estágio nestas circunstâncias nasce do desejo de adquirir conhecimentos a nível prático na área do marketing num ambiente diferente da realidade nacional revestindo esta experiência de outros matizes de aprendizagem, nomeadamente um outro idioma e a gestão das relações laborais num contexto multicultural. O relatório divide-se em 5 capítulos nos quais se pretende demonstrar de que forma é que esta experiência se desenvolveu, o suporte teórico que a norteou e as aprendizagens adquiridas. Ao longo deste trabalho é possível encontrar um enquadramento teórico do marketing no setor imobiliário, como diferentes dimensões deste como o marketing digital, o marketing interno ou o marketing de conteúdo podem ser trabalhadas para este setor. Entrando no tema do estágio, é apresentada uma caracterização da empresa e do contexto em que desenvolve a sua atividade para depois, com mais pormenor, se descrever as atividades que em concreto compuseram o período de estágio, como a relação com portais imobiliários e redes sociais. Na parte final do relatório é feita uma apreciação crítica do período de estágio, enunciando as aprendizagens adquiridas e os pontos positivos e negativos desta experiência, assim como, sugestões de alterações a implementar de forma a impulsionar a empresa no futuro.ABSTRACT: The main goal of the following report is to describe the tasks performed during the curricular internship in Area Casa company embedded in the Marketing master lectured by the Polytechnic Institute of Viseu. This internship took place during 6 months, supported by the Erasmus program in Area Casa, a company dedicated to the real estate sector in Barcelona, Spain. The main goal that made the internship take place in this context arouse from the desire to acquire working experience in the marketing field in a different environment than the one that was being experienced at a national context, which made this experience more complete with lessons about working in another language and the management of multicultural working relations. The report is divided in 5 chapters in which this experience is described, the theoretical framework that supported it and the knowledge gained. This report has a theoretical framework addressing real estate marketing and how digital marketing, internal marketing and content marketing can be managed in this sector. It describes the activities performed during the internship period, such as the work conducted with the real estate websites and social media. The report ends with critical view of the internship, with the lessons learned and the ups and downs of this experience. More, it contains recommendations that Area Casa could consider in the future.Amaro, Suzanne FonsecaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSantos, Ana Sara Lopes Corveira dos2020-09-07T14:07:09Z2020-07-162020-06-152020-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6359TID:202511162porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:36Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:16.900984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário |
title |
O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário |
spellingShingle |
O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário Santos, Ana Sara Lopes Corveira dos Marketing imobiliário Portais imobiliários CRM Planeamento estratégico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário |
title_full |
O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário |
title_fullStr |
O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário |
title_full_unstemmed |
O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário |
title_sort |
O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor Imobiliário |
author |
Santos, Ana Sara Lopes Corveira dos |
author_facet |
Santos, Ana Sara Lopes Corveira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaro, Suzanne Fonseca Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Sara Lopes Corveira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing imobiliário Portais imobiliários CRM Planeamento estratégico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Marketing imobiliário Portais imobiliários CRM Planeamento estratégico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
O presente relatório tem como objetivo expor as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular realizado na empresa Area Casa, integrado no mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. Este estágio teve a duração de 6 meses e foi realizado ao abrigo do programa Erasmus na empresa Area Casa, dedicada à mediação imobiliária na cidade de Barcelona, Espanha. O objetivo primordial para a realização do estágio nestas circunstâncias nasce do desejo de adquirir conhecimentos a nível prático na área do marketing num ambiente diferente da realidade nacional revestindo esta experiência de outros matizes de aprendizagem, nomeadamente um outro idioma e a gestão das relações laborais num contexto multicultural. O relatório divide-se em 5 capítulos nos quais se pretende demonstrar de que forma é que esta experiência se desenvolveu, o suporte teórico que a norteou e as aprendizagens adquiridas. Ao longo deste trabalho é possível encontrar um enquadramento teórico do marketing no setor imobiliário, como diferentes dimensões deste como o marketing digital, o marketing interno ou o marketing de conteúdo podem ser trabalhadas para este setor. Entrando no tema do estágio, é apresentada uma caracterização da empresa e do contexto em que desenvolve a sua atividade para depois, com mais pormenor, se descrever as atividades que em concreto compuseram o período de estágio, como a relação com portais imobiliários e redes sociais. Na parte final do relatório é feita uma apreciação crítica do período de estágio, enunciando as aprendizagens adquiridas e os pontos positivos e negativos desta experiência, assim como, sugestões de alterações a implementar de forma a impulsionar a empresa no futuro. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-07T14:07:09Z 2020-07-16 2020-06-15 2020-07-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6359 TID:202511162 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6359 |
identifier_str_mv |
TID:202511162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130913641070592 |