Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/25147 |
Resumo: | O presente documento insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, surgindo com um culminar do percurso formativo de formação inicial, vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Destarte, visa refletir as competências e aprendizagens adquiridas, resultantes da articulação entre os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, os documentos orientadores e a ação educativa desempenhada. Por conseguinte, urge destacar que a importância atribuída a este processo de articulação, possibilitou o desenvolvimento de práticas pedagógicas refletidas a partir de uma observação e reflexão contínua dos contextos educativos, através de grelhas de observação e do diário de formação. Assim, potencializou uma análise das ações desenvolvidas de forma mais crítica e analítica, originando uma ação contextualizada, numa perspetiva de constante atualização e construção da identidade profissional, enquanto futura docente de perfil duplo. Importa salientar que todas as práticas implementadas foram desenvolvidas em torno da abordagem cíclica e dinâmica da metodologia de investigação-ação. O presente relatório espelha o trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e alunos dos dois contextos e as supervisoras institucionais, alvitrando no sentido da implementação de práticas inovadoras e diferenciadas. |
id |
RCAP_05f7a3843feed705065af22a4f1d549e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25147 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto VarelaPrática educativa supervisionadaMetodologia de investigação-açãoIdentidade profissionalTrabalho colaborativoSupervised educational practiceResearch-action methodologyProfessional identityCollaborative workCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, surgindo com um culminar do percurso formativo de formação inicial, vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Destarte, visa refletir as competências e aprendizagens adquiridas, resultantes da articulação entre os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, os documentos orientadores e a ação educativa desempenhada. Por conseguinte, urge destacar que a importância atribuída a este processo de articulação, possibilitou o desenvolvimento de práticas pedagógicas refletidas a partir de uma observação e reflexão contínua dos contextos educativos, através de grelhas de observação e do diário de formação. Assim, potencializou uma análise das ações desenvolvidas de forma mais crítica e analítica, originando uma ação contextualizada, numa perspetiva de constante atualização e construção da identidade profissional, enquanto futura docente de perfil duplo. Importa salientar que todas as práticas implementadas foram desenvolvidas em torno da abordagem cíclica e dinâmica da metodologia de investigação-ação. O presente relatório espelha o trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e alunos dos dois contextos e as supervisoras institucionais, alvitrando no sentido da implementação de práticas inovadoras e diferenciadas.This report is part of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, resulting from the initial training path, experienced in the contexts of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. Thus, it seeks to mirror the skills and learning acquired, resulting from the articulation between scientific and didactic knowledge, normative documents and the educational action performed. Consequently, it is important to highlight that it was the articulation process that enabled the development of pedagogic practices through a continuous observation and reflection of the educative contexts, using tools such as daily observation grids and training diaries. This method has allowed a critical analysis of the developed actions, contextualizing them in the setting of continuous improvement and construction of the professional identity, consistent with the profile of a future multifaceted teacher. It should be noted that all the implemented practices were developed with the cyclic approach and the investigationaction methodology in mind. This document translates the collaborative work developed between the dyad, the cooperative teachers, the children, and the institutional supervisors, advocating the development of innovative and differentiated practices.Marta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesGraça, Vânia Gabriela DiasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVarela, Inês Filipe Pissarra Correia Pinto2024-03-11T15:36:25Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25147porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-13T01:48:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:30.930796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela |
title |
Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela |
spellingShingle |
Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela Varela, Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Prática educativa supervisionada Metodologia de investigação-ação Identidade profissional Trabalho colaborativo Supervised educational practice Research-action methodology Professional identity Collaborative work Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela |
title_full |
Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela |
title_fullStr |
Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela |
title_sort |
Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela |
author |
Varela, Inês Filipe Pissarra Correia Pinto |
author_facet |
Varela, Inês Filipe Pissarra Correia Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves Graça, Vânia Gabriela Dias Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varela, Inês Filipe Pissarra Correia Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa supervisionada Metodologia de investigação-ação Identidade profissional Trabalho colaborativo Supervised educational practice Research-action methodology Professional identity Collaborative work Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática educativa supervisionada Metodologia de investigação-ação Identidade profissional Trabalho colaborativo Supervised educational practice Research-action methodology Professional identity Collaborative work Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente documento insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, surgindo com um culminar do percurso formativo de formação inicial, vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Destarte, visa refletir as competências e aprendizagens adquiridas, resultantes da articulação entre os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, os documentos orientadores e a ação educativa desempenhada. Por conseguinte, urge destacar que a importância atribuída a este processo de articulação, possibilitou o desenvolvimento de práticas pedagógicas refletidas a partir de uma observação e reflexão contínua dos contextos educativos, através de grelhas de observação e do diário de formação. Assim, potencializou uma análise das ações desenvolvidas de forma mais crítica e analítica, originando uma ação contextualizada, numa perspetiva de constante atualização e construção da identidade profissional, enquanto futura docente de perfil duplo. Importa salientar que todas as práticas implementadas foram desenvolvidas em torno da abordagem cíclica e dinâmica da metodologia de investigação-ação. O presente relatório espelha o trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e alunos dos dois contextos e as supervisoras institucionais, alvitrando no sentido da implementação de práticas inovadoras e diferenciadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z 2024-03-11T15:36:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/25147 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/25147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138180912381952 |