Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Inês Filipe Pissarra Correia Pinto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/25147
Resumo: O presente documento insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, surgindo com um culminar do percurso formativo de formação inicial, vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Destarte, visa refletir as competências e aprendizagens adquiridas, resultantes da articulação entre os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, os documentos orientadores e a ação educativa desempenhada. Por conseguinte, urge destacar que a importância atribuída a este processo de articulação, possibilitou o desenvolvimento de práticas pedagógicas refletidas a partir de uma observação e reflexão contínua dos contextos educativos, através de grelhas de observação e do diário de formação. Assim, potencializou uma análise das ações desenvolvidas de forma mais crítica e analítica, originando uma ação contextualizada, numa perspetiva de constante atualização e construção da identidade profissional, enquanto futura docente de perfil duplo. Importa salientar que todas as práticas implementadas foram desenvolvidas em torno da abordagem cíclica e dinâmica da metodologia de investigação-ação. O presente relatório espelha o trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e alunos dos dois contextos e as supervisoras institucionais, alvitrando no sentido da implementação de práticas inovadoras e diferenciadas.
id RCAP_05f7a3843feed705065af22a4f1d549e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25147
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto VarelaPrática educativa supervisionadaMetodologia de investigação-açãoIdentidade profissionalTrabalho colaborativoSupervised educational practiceResearch-action methodologyProfessional identityCollaborative workCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, surgindo com um culminar do percurso formativo de formação inicial, vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Destarte, visa refletir as competências e aprendizagens adquiridas, resultantes da articulação entre os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, os documentos orientadores e a ação educativa desempenhada. Por conseguinte, urge destacar que a importância atribuída a este processo de articulação, possibilitou o desenvolvimento de práticas pedagógicas refletidas a partir de uma observação e reflexão contínua dos contextos educativos, através de grelhas de observação e do diário de formação. Assim, potencializou uma análise das ações desenvolvidas de forma mais crítica e analítica, originando uma ação contextualizada, numa perspetiva de constante atualização e construção da identidade profissional, enquanto futura docente de perfil duplo. Importa salientar que todas as práticas implementadas foram desenvolvidas em torno da abordagem cíclica e dinâmica da metodologia de investigação-ação. O presente relatório espelha o trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e alunos dos dois contextos e as supervisoras institucionais, alvitrando no sentido da implementação de práticas inovadoras e diferenciadas.This report is part of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, resulting from the initial training path, experienced in the contexts of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. Thus, it seeks to mirror the skills and learning acquired, resulting from the articulation between scientific and didactic knowledge, normative documents and the educational action performed. Consequently, it is important to highlight that it was the articulation process that enabled the development of pedagogic practices through a continuous observation and reflection of the educative contexts, using tools such as daily observation grids and training diaries. This method has allowed a critical analysis of the developed actions, contextualizing them in the setting of continuous improvement and construction of the professional identity, consistent with the profile of a future multifaceted teacher. It should be noted that all the implemented practices were developed with the cyclic approach and the investigationaction methodology in mind. This document translates the collaborative work developed between the dyad, the cooperative teachers, the children, and the institutional supervisors, advocating the development of innovative and differentiated practices.Marta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesGraça, Vânia Gabriela DiasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVarela, Inês Filipe Pissarra Correia Pinto2024-03-11T15:36:25Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25147porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-13T01:48:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:30.930796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela
title Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela
spellingShingle Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela
Varela, Inês Filipe Pissarra Correia Pinto
Prática educativa supervisionada
Metodologia de investigação-ação
Identidade profissional
Trabalho colaborativo
Supervised educational practice
Research-action methodology
Professional identity
Collaborative work
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela
title_full Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela
title_fullStr Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela
title_sort Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela
author Varela, Inês Filipe Pissarra Correia Pinto
author_facet Varela, Inês Filipe Pissarra Correia Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
Graça, Vânia Gabriela Dias
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela, Inês Filipe Pissarra Correia Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Metodologia de investigação-ação
Identidade profissional
Trabalho colaborativo
Supervised educational practice
Research-action methodology
Professional identity
Collaborative work
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Metodologia de investigação-ação
Identidade profissional
Trabalho colaborativo
Supervised educational practice
Research-action methodology
Professional identity
Collaborative work
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente documento insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, surgindo com um culminar do percurso formativo de formação inicial, vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Destarte, visa refletir as competências e aprendizagens adquiridas, resultantes da articulação entre os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, os documentos orientadores e a ação educativa desempenhada. Por conseguinte, urge destacar que a importância atribuída a este processo de articulação, possibilitou o desenvolvimento de práticas pedagógicas refletidas a partir de uma observação e reflexão contínua dos contextos educativos, através de grelhas de observação e do diário de formação. Assim, potencializou uma análise das ações desenvolvidas de forma mais crítica e analítica, originando uma ação contextualizada, numa perspetiva de constante atualização e construção da identidade profissional, enquanto futura docente de perfil duplo. Importa salientar que todas as práticas implementadas foram desenvolvidas em torno da abordagem cíclica e dinâmica da metodologia de investigação-ação. O presente relatório espelha o trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e alunos dos dois contextos e as supervisoras institucionais, alvitrando no sentido da implementação de práticas inovadoras e diferenciadas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
2024-03-11T15:36:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/25147
url http://hdl.handle.net/10400.22/25147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138180912381952