Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Margarida Adelaide Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/25150
Resumo: O presente relatório de estágio apresenta um conjunto de aprendizagens e práticas desenvolvidas, durante a Prática Educativa Supervisionada, experienciada nos contextos da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva reflexiva e crítica em relação ao desempenho e construção da identidade de um profissional de educação com perfil duplo. Ao longo de todo o percurso de formação inicial a práxis alicerçou-se nos referentes teóricos e legais, da construção de saberes da prática, através das particularidades dos contextos educativos e das crianças, prevendo o seu desenvolvimento a nível global. Neste documento dá-se conta que ao longo da Prática Educativa Supervisionada a criança/o aluno foi colocada/o no centro da aprendizagem, sendo ela/e um indivíduo ativo na construção do seu conhecimento, como na valorização dos seus conhecimentos, interesses e necessidades, proporcionando uma prática coerente e integradora. Ainda neste seguimento, a Metodologia de Investigação-Ação, no seu processo cíclico de observação-planificação-ação-avaliação, possibilitou transformar e melhorar a prática educativa, tal como tornar a futura profissional de educação mais observadora, reflexiva e crítica, desenvolvendo competências que proporciona um crescimento tanto a nível pessoal como profissional.
id RCAP_f84983d20ce2b4f53be070d70e9535a6
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25150
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro CorreiaMetodologia de investigação-açãoCriançaIdentidade profissionalPrática supervisionadaAction Research MethodologyChildProfessional identitySupervised practiceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio apresenta um conjunto de aprendizagens e práticas desenvolvidas, durante a Prática Educativa Supervisionada, experienciada nos contextos da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva reflexiva e crítica em relação ao desempenho e construção da identidade de um profissional de educação com perfil duplo. Ao longo de todo o percurso de formação inicial a práxis alicerçou-se nos referentes teóricos e legais, da construção de saberes da prática, através das particularidades dos contextos educativos e das crianças, prevendo o seu desenvolvimento a nível global. Neste documento dá-se conta que ao longo da Prática Educativa Supervisionada a criança/o aluno foi colocada/o no centro da aprendizagem, sendo ela/e um indivíduo ativo na construção do seu conhecimento, como na valorização dos seus conhecimentos, interesses e necessidades, proporcionando uma prática coerente e integradora. Ainda neste seguimento, a Metodologia de Investigação-Ação, no seu processo cíclico de observação-planificação-ação-avaliação, possibilitou transformar e melhorar a prática educativa, tal como tornar a futura profissional de educação mais observadora, reflexiva e crítica, desenvolvendo competências que proporciona um crescimento tanto a nível pessoal como profissional.This internship report presents a set of learning and practices developed during supervised educational practice, experienced in the contexts of Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education in a reflexive and critical perspective in relation to the performance and construction of the identity of an education professional with a double profile. Throughout the course of initial training praxis was based on theoretical and legal references, the construction of knowledge of practice, through the particularities of educational contexts and children, predicting their development at the global level. In this document it is realized that throughout the Supervised Educational Practice the child/student was placed at the center of learning, being she/and an active individual in the construction of their knowledge, as in valuing their knowledge, interests and needs, providing a coherent and integrative practice. Also in this follow-up, the Action Research Methodology, in its cyclical process of observation-planning-action-evaluation, made it possible to transform and improve educational practice, as well as make the future education professional more observant, reflective and critical, developing skills that provide growth both at the personal and professional levels.Teixeira, Maria Cândida MotaQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesFérias, Ana Rita MoutinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCorreia, Margarida Adelaide Ribeiro2024-03-11T16:27:26Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-13T01:48:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:31.073610Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia
title Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia
spellingShingle Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia
Correia, Margarida Adelaide Ribeiro
Metodologia de investigação-ação
Criança
Identidade profissional
Prática supervisionada
Action Research Methodology
Child
Professional identity
Supervised practice
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia
title_full Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia
title_fullStr Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia
title_sort Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia
author Correia, Margarida Adelaide Ribeiro
author_facet Correia, Margarida Adelaide Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Cândida Mota
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
Férias, Ana Rita Moutinho
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Margarida Adelaide Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de investigação-ação
Criança
Identidade profissional
Prática supervisionada
Action Research Methodology
Child
Professional identity
Supervised practice
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Metodologia de investigação-ação
Criança
Identidade profissional
Prática supervisionada
Action Research Methodology
Child
Professional identity
Supervised practice
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio apresenta um conjunto de aprendizagens e práticas desenvolvidas, durante a Prática Educativa Supervisionada, experienciada nos contextos da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva reflexiva e crítica em relação ao desempenho e construção da identidade de um profissional de educação com perfil duplo. Ao longo de todo o percurso de formação inicial a práxis alicerçou-se nos referentes teóricos e legais, da construção de saberes da prática, através das particularidades dos contextos educativos e das crianças, prevendo o seu desenvolvimento a nível global. Neste documento dá-se conta que ao longo da Prática Educativa Supervisionada a criança/o aluno foi colocada/o no centro da aprendizagem, sendo ela/e um indivíduo ativo na construção do seu conhecimento, como na valorização dos seus conhecimentos, interesses e necessidades, proporcionando uma prática coerente e integradora. Ainda neste seguimento, a Metodologia de Investigação-Ação, no seu processo cíclico de observação-planificação-ação-avaliação, possibilitou transformar e melhorar a prática educativa, tal como tornar a futura profissional de educação mais observadora, reflexiva e crítica, desenvolvendo competências que proporciona um crescimento tanto a nível pessoal como profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
2024-03-11T16:27:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/25150
url http://hdl.handle.net/10400.22/25150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138180918673408