E-Learning: uma avaliação da sua utilização como instrumento para a progressão funcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Cristina Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/24809
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo avaliar a utilização do e-Learning como instrumento para a progressão funcional dos profissionais enfermeiros do Hospital Geral do Estado de Alagoas. Para tanto, foi realizado um estudo sobre a temática, educação a distância e planos de cargos e carreiras com base na literatura existente, assim como, foi analisada a carreira da saúde, nomeadamente, carreira de técnico superior de saúde, a fim de explicar as regras vigentes sobre a progressão funcional dos enfermeiros, categoria profissional, objeto deste estudo. A carreira em questão, estabelece critérios para a progressão horizontal (mudança de classe) quais sejam: Comprovação do grau de formação mais titulação ou cursos de capacitação com carga horária mínima determinada e o cumprimento do interstício de 05 (cinco) anos de uma classe para outra. O presente estudo, é uma pesquisa analítico-descritiva com abordagem quantitativa através de um inquérito por questionário estruturado, uma vez que pretendeu-se, não tão somente, descrever as variáveis, mas principalmente, analisar suas relações, visando instituir relações de causa e efeito ou delimitar fatores de risco e de proteção. Após a análise dos dados coletados pôde-se inferir que os cursos em EaD vem contribuindo para o desenvolvimento profissional dos enfermeiros, bem como para sua progressão funcional. É importante ressaltar que se não fosse a flexibilidade desta modalidade de ensino, provavelmente não se teria um número significativo de progressões funcionais na categoria estudada.
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