A comunicação no âmbito do marketing verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Rosa Maria Marques
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1321
Resumo: A aposta por parte das empresas em estratégias de protecção ambiental, integradas nas estratégias globais de marketing e comunicação, que se traduzem na adopção de políticas e processos organizativos assentes numa cultura de sustentabilidade, poderá ser uma oportunidade para reduzir custos através da poupança de matéria-prima, eficiência na produção e tratamento de resíduos e para melhorar a imagem. Tal traduzir-se-á no aumento do valor da empresa, mantendo a competitividade e aproveitando a preferência dos consumidores pelo “verde”, o que possibilitará a longo prazo ganhar credibilidade e aproveitar as oportunidades que este novo mercado apresenta. Este mercado é constituído por um tipo de consumidor que está mais atento aos problemas sociais e ambientais que o rodeiam, pelo que as empresas que optam por ser mais sustentáveis acompanham esta evolução transmitindo ao consumidor, através da comunicação, que se preocupam com questões que vão para além das vendas e da imagem. O marketing, a comunicação e o desenvolvimento sustentável são o motor da mudança dos valores e hábitos de consumo, pelo que urge direccionar as necessidades e os desejos de consumo para produtos menos nocivos para o ambiente. Havendo um enorme desconhecimento, confusão e cepticismo em relação aos produtos/empresas amigas do ambiente é essencial que se comunique de forma honesta, precisa, imparcial, que se transmita ao público confiança na mensagem que é transmitida, a qual cria notoriedade e molda a imagem de um produto com efeitos duradouros. A dificuldade está precisamente em encontrar o “tom” adequado para comunicar o verde sem defraudar as expectativas do consumidor. Neste sentido, o que se pretende com o presente trabalho é aprofundar o conhecimento do perfil dos consumidores portugueses no que respeita às questões ambientais e identificar a forma como se relacionam com a comunicação verde.
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