MAKETING VERDE E COMPRA DOS CONSUMIDORES: ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO EM SUPERMERCADOS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/8156 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo compreender o envolvimento do marketing verde na escolha de compra dos consumidores. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa em três supermercados locais. Os procedimentos utilizados para coleta de dados foi o método da entrevista semiestruturada e da observação indireta, não participante. E como método de análise de dados, foi utilizado o estudo de caso múltiplo. Constatou-se que o consumo de produtos sustentáveis está, aos poucos, se tornando uma realidade, mas a relação existente entre consumidores e produtos sustentáveis ainda deixa a desejar, pois as práticas de compras dos consumidores são mais voltadas a produtos básicos. O marketing verde é considerado importante, mas as ações desenvolvidas para essa temática não são realizadas para atrair a atenção dos consumidores. Busca-se com a execução desse trabalho aumentar as fontes relativas ao tema de marketing verde, expondo as escolhas tomadas por consumidores além de enfatizar a importância do produto verde para a sustentabilidade ambiental. A realização dessa pesquisa trouxe como contribuições constatar que a temática ambiental é vista pelos entrevistados como um tema importante e apesar de uma pequena quantidade consumir esses produtos, as pessoas acreditam que o consumo desses produtos é bom para todos, além de contribuir com o meio ambiente. |
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MAKETING VERDE E COMPRA DOS CONSUMIDORES: ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO EM SUPERMERCADOSAdministração; Marketing Verde.Sustentabilidade; Marketing Verde; Consumidores; Produtos Sustentáveis.A presente pesquisa tem como objetivo compreender o envolvimento do marketing verde na escolha de compra dos consumidores. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa em três supermercados locais. Os procedimentos utilizados para coleta de dados foi o método da entrevista semiestruturada e da observação indireta, não participante. E como método de análise de dados, foi utilizado o estudo de caso múltiplo. Constatou-se que o consumo de produtos sustentáveis está, aos poucos, se tornando uma realidade, mas a relação existente entre consumidores e produtos sustentáveis ainda deixa a desejar, pois as práticas de compras dos consumidores são mais voltadas a produtos básicos. O marketing verde é considerado importante, mas as ações desenvolvidas para essa temática não são realizadas para atrair a atenção dos consumidores. Busca-se com a execução desse trabalho aumentar as fontes relativas ao tema de marketing verde, expondo as escolhas tomadas por consumidores além de enfatizar a importância do produto verde para a sustentabilidade ambiental. A realização dessa pesquisa trouxe como contribuições constatar que a temática ambiental é vista pelos entrevistados como um tema importante e apesar de uma pequena quantidade consumir esses produtos, as pessoas acreditam que o consumo desses produtos é bom para todos, além de contribuir com o meio ambiente.Universidade Federal do PiauíCosta, Antonia Claudia dos SantosRibeiro, Henrique César MeloMoreira, Antônia Amanda Alves Pereira2019-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/815610.26694/2358.1735.2019.v6ed18156Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 6, n. 1 (2019): Ed; p. 125-1462358-1735reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/8156/5571Direitos autorais 2019 Revista de Gestão e Contabilidade da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-09T21:18:18Zoai:ojs.10.22.15.19:article/8156Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecontPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/oairodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br2358-17352358-1735opendoar:2019-11-09T21:18:18Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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