MAKETING VERDE E COMPRA DOS CONSUMIDORES: ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO EM SUPERMERCADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Antonia Claudia dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Henrique César Melo, Moreira, Antônia Amanda Alves Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/8156
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender o envolvimento do marketing verde na escolha de compra dos consumidores. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa em três supermercados locais. Os procedimentos utilizados para coleta de dados foi o método da entrevista semiestruturada e da observação indireta, não participante. E como método de análise de dados, foi utilizado o estudo de caso múltiplo. Constatou-se que o consumo de produtos sustentáveis está, aos poucos, se tornando uma realidade, mas a relação existente entre consumidores e produtos sustentáveis ainda deixa a desejar, pois as práticas de compras dos consumidores são mais voltadas a produtos básicos. O marketing verde é considerado importante, mas as ações desenvolvidas para essa temática não são realizadas para atrair a atenção dos consumidores. Busca-se com a execução desse trabalho aumentar as fontes relativas ao tema de marketing verde, expondo as escolhas tomadas por consumidores além de enfatizar a importância do produto verde para a sustentabilidade ambiental. A realização dessa pesquisa trouxe como contribuições constatar que a temática ambiental é vista pelos entrevistados como um tema importante e apesar de uma pequena quantidade consumir esses produtos, as pessoas acreditam que o consumo desses produtos é bom para todos, além de contribuir com o meio ambiente.
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