Barreiras culturais nas relações empresariais além fronteira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/2793 |
Resumo: | Tomando em consideração que, numa era de crescente globalização, conhecer diferentes línguas e culturas pode ser determinante para o sucesso das negociações e das empresas, o presente trabalho tem como objectivo identificar barreiras linguísticas e culturais na comunicação entre empresas em diferentes países europeus. A dissertação é composta por quatro partes: na primeira parte é feita a apresentação de conceitos ligados à temática em apreciação; seguindo-se uma revisão da literatura sobre o tema: comunicação intercultural; na terça parte encontramos a apresentação um estudo de campo baseado na análise de duas empresas ligadas ao sector automóvel e no levantamento de informação através de questionários; e finalmente, apresenta-se um levantamento e apreciação de várias soluções encontradas para ultrapassar as barreiras culturais nas relações empresariais além fronteira. ABSTRACT: The aim of this dissertation is to shed light on the role and importance of cultural barriers in international business relations. The dissertation comprises four main parts: first, an overview of the main concepts and processes related to the main theme of the study; second, a review of the theoretical principles underlying the field of intercultural relations; third, a presentation of field work carried out in two companies in the automobile sector which contributed with their knowledge and experiences to this project; and finally, a section which brings together some important aspects to be taken into account in dealings with companies from other countries. |
id |
RCAP_06103f3da305d7e3cd9e446aff9ddc65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/2793 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Barreiras culturais nas relações empresariais além fronteiraComunicação internacionalComunicação interculturalComunicação na empresaComércio internacionalTomando em consideração que, numa era de crescente globalização, conhecer diferentes línguas e culturas pode ser determinante para o sucesso das negociações e das empresas, o presente trabalho tem como objectivo identificar barreiras linguísticas e culturais na comunicação entre empresas em diferentes países europeus. A dissertação é composta por quatro partes: na primeira parte é feita a apresentação de conceitos ligados à temática em apreciação; seguindo-se uma revisão da literatura sobre o tema: comunicação intercultural; na terça parte encontramos a apresentação um estudo de campo baseado na análise de duas empresas ligadas ao sector automóvel e no levantamento de informação através de questionários; e finalmente, apresenta-se um levantamento e apreciação de várias soluções encontradas para ultrapassar as barreiras culturais nas relações empresariais além fronteira. ABSTRACT: The aim of this dissertation is to shed light on the role and importance of cultural barriers in international business relations. The dissertation comprises four main parts: first, an overview of the main concepts and processes related to the main theme of the study; second, a review of the theoretical principles underlying the field of intercultural relations; third, a presentation of field work carried out in two companies in the automobile sector which contributed with their knowledge and experiences to this project; and finally, a section which brings together some important aspects to be taken into account in dealings with companies from other countries.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:28:14Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2793porCorreia, Nathalie Marie-Nelly Fernandes Loussautinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:01:09Zoai:ria.ua.pt:10773/2793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:08.686165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Barreiras culturais nas relações empresariais além fronteira |
title |
Barreiras culturais nas relações empresariais além fronteira |
spellingShingle |
Barreiras culturais nas relações empresariais além fronteira Correia, Nathalie Marie-Nelly Fernandes Loussaut Comunicação internacional Comunicação intercultural Comunicação na empresa Comércio internacional |
title_short |
Barreiras culturais nas relações empresariais além fronteira |
title_full |
Barreiras culturais nas relações empresariais além fronteira |
title_fullStr |
Barreiras culturais nas relações empresariais além fronteira |
title_full_unstemmed |
Barreiras culturais nas relações empresariais além fronteira |
title_sort |
Barreiras culturais nas relações empresariais além fronteira |
author |
Correia, Nathalie Marie-Nelly Fernandes Loussaut |
author_facet |
Correia, Nathalie Marie-Nelly Fernandes Loussaut |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Nathalie Marie-Nelly Fernandes Loussaut |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação internacional Comunicação intercultural Comunicação na empresa Comércio internacional |
topic |
Comunicação internacional Comunicação intercultural Comunicação na empresa Comércio internacional |
description |
Tomando em consideração que, numa era de crescente globalização, conhecer diferentes línguas e culturas pode ser determinante para o sucesso das negociações e das empresas, o presente trabalho tem como objectivo identificar barreiras linguísticas e culturais na comunicação entre empresas em diferentes países europeus. A dissertação é composta por quatro partes: na primeira parte é feita a apresentação de conceitos ligados à temática em apreciação; seguindo-se uma revisão da literatura sobre o tema: comunicação intercultural; na terça parte encontramos a apresentação um estudo de campo baseado na análise de duas empresas ligadas ao sector automóvel e no levantamento de informação através de questionários; e finalmente, apresenta-se um levantamento e apreciação de várias soluções encontradas para ultrapassar as barreiras culturais nas relações empresariais além fronteira. ABSTRACT: The aim of this dissertation is to shed light on the role and importance of cultural barriers in international business relations. The dissertation comprises four main parts: first, an overview of the main concepts and processes related to the main theme of the study; second, a review of the theoretical principles underlying the field of intercultural relations; third, a presentation of field work carried out in two companies in the automobile sector which contributed with their knowledge and experiences to this project; and finally, a section which brings together some important aspects to be taken into account in dealings with companies from other countries. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2011-04-19T14:28:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/2793 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/2793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137459850706944 |