A formação em competência intercultural do estudante de comércio internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Junior, Arlindo Maciel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5725
Resumo: A competitividade dos mercados em nível mundial vêm gerando um movimento na economia do Brasil. Acompanhou-se nos últimos anos, o país despontar como um dos protagonistas entre os principais players mundiais. Nesse fluxo de crescimento dos países emergentes, houve transformações nas maneiras como ocorrem as transações mundiais. Dentre essas práticas, podem ser citadas desenvolvimentos de novos mercados, rodadas de negociações, abertura de centros de distribuição até a funcionários expatriados para atuar no país em que se deseja prosperar. Para isso, é necessário que existam profissionais aptos a lidarem com as diferenças culturais, nuances de costumes, entraves relativos aos diferentes idiomas. Dentre essas habilidades de lidar com os constantes desafios, os acadêmicos denominaram tais características como Competência Intercultural. Logo, este trabalho analisa o conjunto de habilidades em suas diferentes dimensões, para aferir se estudantes do curso de Comércio Internacional da Universidade de Caxias possuem essas competências consigo. Para tanto, buscou-se utilizar uma escala já validada em estudos anteriores e aplicá-la aos alunos em forma de pesquisa. Em termos metodológicos, utilizou-se um questionário quantitativo, de características survey aplicado aos alunos do Curso de Comércio Internacional que se encontram a partir do quarto semestre da graduação para verificação de competência intercultural e proficiência na língua inglesa. Conclui-se que os estudantes respondentes da pesquisa apresentam alta competência cultural e proficiência na língua inglesa considerada como proficiência profissional geral na escala ILR, embasando a ideia que o curso atende aos objetivos propostos no projeto pedagógico. (sic)
id UCS_4371518d3472dbb89077c2d04bf4139f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5725
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Martins Junior, Arlindo MacielVerruck, FábioVieira, Guilherme Bergmann BorgesGonçalves, Roberto Birch2020-04-03T16:16:27Z2020-04-03T16:16:27Z2019-07-092019https://repositorio.ucs.br/11338/5725A competitividade dos mercados em nível mundial vêm gerando um movimento na economia do Brasil. Acompanhou-se nos últimos anos, o país despontar como um dos protagonistas entre os principais players mundiais. Nesse fluxo de crescimento dos países emergentes, houve transformações nas maneiras como ocorrem as transações mundiais. Dentre essas práticas, podem ser citadas desenvolvimentos de novos mercados, rodadas de negociações, abertura de centros de distribuição até a funcionários expatriados para atuar no país em que se deseja prosperar. Para isso, é necessário que existam profissionais aptos a lidarem com as diferenças culturais, nuances de costumes, entraves relativos aos diferentes idiomas. Dentre essas habilidades de lidar com os constantes desafios, os acadêmicos denominaram tais características como Competência Intercultural. Logo, este trabalho analisa o conjunto de habilidades em suas diferentes dimensões, para aferir se estudantes do curso de Comércio Internacional da Universidade de Caxias possuem essas competências consigo. Para tanto, buscou-se utilizar uma escala já validada em estudos anteriores e aplicá-la aos alunos em forma de pesquisa. Em termos metodológicos, utilizou-se um questionário quantitativo, de características survey aplicado aos alunos do Curso de Comércio Internacional que se encontram a partir do quarto semestre da graduação para verificação de competência intercultural e proficiência na língua inglesa. Conclui-se que os estudantes respondentes da pesquisa apresentam alta competência cultural e proficiência na língua inglesa considerada como proficiência profissional geral na escala ILR, embasando a ideia que o curso atende aos objetivos propostos no projeto pedagógico. (sic)The competitiveness of global markets has generated a movement in Brazil's economy. Accompanied in the last sixteen years, the country has emerged as one of the protagonists among the main players worldwide. In this flow of growth in emerging countries, there have been transformations in the ways that global transactions occur. These practices include the development of new markets, rounds of negotiations, the opening of distribution centers to expatriate employees to operate in the country where they wish to thrive. For this, it is necessary that there are professionals able to deal with the cultural differences, nuances of customs, obstacles related to the different languages. Among these abilities to deal with these challenges, academics have called these characteristics Intercultural Competence. "In this way, this work analyzes this set of skills in its different dimensions, to ascertain if students of the International Trade course have these competences with them. , it was sought to use a scale already validated in previous studies and to apply it to the students in the form of research. Methodologically, a quantitative questionnaire was used, with survey characteristics applied to the students of the International Trade Course that are of the fourth semester of graduation to verify intercultural competence and proficiency in the English language. It is concluded that students respondents of the research have high cultural competence and English proficiency considered general professional proficiency, supporting the idea that the course meets the objectives proposed in the project manager logical.(sic)Comércio internacionalLíngua inglesaComunicação interculturalA formação em competência intercultural do estudante de comércio internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciências ContábeisCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Arlindo Maciel Martins Júnior.pdfTCC Arlindo Maciel Martins Júnior.pdfapplication/pdf1478415https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5725/1/TCC%20Arlindo%20Maciel%20Martins%20J%c3%banior.pdfd84ef240d1b521bf242fdee52beb5a01MD51TEXTTCC Arlindo Maciel Martins Júnior.pdf.txtTCC Arlindo Maciel Martins Júnior.pdf.txtExtracted texttext/plain136328https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5725/2/TCC%20Arlindo%20Maciel%20Martins%20J%c3%banior.pdf.txt79d191f8db1c63eb77da3a7a058d7277MD52THUMBNAILTCC Arlindo Maciel Martins Júnior.pdf.jpgTCC Arlindo Maciel Martins Júnior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5725/3/TCC%20Arlindo%20Maciel%20Martins%20J%c3%banior.pdf.jpg08ed15c10a31acac3c80444d2dac172cMD5311338/57252021-03-24 22:20:22.261oai:repositorio.ucs.br:11338/5725Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-03-24T22:20:22Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação em competência intercultural do estudante de comércio internacional
title A formação em competência intercultural do estudante de comércio internacional
spellingShingle A formação em competência intercultural do estudante de comércio internacional
Martins Junior, Arlindo Maciel
Comércio internacional
Língua inglesa
Comunicação intercultural
title_short A formação em competência intercultural do estudante de comércio internacional
title_full A formação em competência intercultural do estudante de comércio internacional
title_fullStr A formação em competência intercultural do estudante de comércio internacional
title_full_unstemmed A formação em competência intercultural do estudante de comércio internacional
title_sort A formação em competência intercultural do estudante de comércio internacional
author Martins Junior, Arlindo Maciel
author_facet Martins Junior, Arlindo Maciel
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Verruck, Fábio
Vieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins Junior, Arlindo Maciel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Roberto Birch
contributor_str_mv Gonçalves, Roberto Birch
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio internacional
Língua inglesa
Comunicação intercultural
topic Comércio internacional
Língua inglesa
Comunicação intercultural
description A competitividade dos mercados em nível mundial vêm gerando um movimento na economia do Brasil. Acompanhou-se nos últimos anos, o país despontar como um dos protagonistas entre os principais players mundiais. Nesse fluxo de crescimento dos países emergentes, houve transformações nas maneiras como ocorrem as transações mundiais. Dentre essas práticas, podem ser citadas desenvolvimentos de novos mercados, rodadas de negociações, abertura de centros de distribuição até a funcionários expatriados para atuar no país em que se deseja prosperar. Para isso, é necessário que existam profissionais aptos a lidarem com as diferenças culturais, nuances de costumes, entraves relativos aos diferentes idiomas. Dentre essas habilidades de lidar com os constantes desafios, os acadêmicos denominaram tais características como Competência Intercultural. Logo, este trabalho analisa o conjunto de habilidades em suas diferentes dimensões, para aferir se estudantes do curso de Comércio Internacional da Universidade de Caxias possuem essas competências consigo. Para tanto, buscou-se utilizar uma escala já validada em estudos anteriores e aplicá-la aos alunos em forma de pesquisa. Em termos metodológicos, utilizou-se um questionário quantitativo, de características survey aplicado aos alunos do Curso de Comércio Internacional que se encontram a partir do quarto semestre da graduação para verificação de competência intercultural e proficiência na língua inglesa. Conclui-se que os estudantes respondentes da pesquisa apresentam alta competência cultural e proficiência na língua inglesa considerada como proficiência profissional geral na escala ILR, embasando a ideia que o curso atende aos objetivos propostos no projeto pedagógico. (sic)
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-03T16:16:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-03T16:16:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5725
url https://repositorio.ucs.br/11338/5725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5725/1/TCC%20Arlindo%20Maciel%20Martins%20J%c3%banior.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5725/2/TCC%20Arlindo%20Maciel%20Martins%20J%c3%banior.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5725/3/TCC%20Arlindo%20Maciel%20Martins%20J%c3%banior.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d84ef240d1b521bf242fdee52beb5a01
79d191f8db1c63eb77da3a7a058d7277
08ed15c10a31acac3c80444d2dac172c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308879916859392