Relatório de estágio desenvolvido na escola EB 2,3-S Dr. Daniel de Matos junto da turma do 9ºB no ano letivo 2014-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Fábio António Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/30318
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_0620bae7a53b8afa65c2a774a2dd7fda
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/30318
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio desenvolvido na escola EB 2,3-S Dr. Daniel de Matos junto da turma do 9ºB no ano letivo 2014-2015ReflexãoDocênciaCompetênciasPratica PedagógicaCoordenação MotoraReflectionLearningTeachingSkillsPedagogical practiceMotor coordinationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, engloba uma componente prática que permite a profissionalização, através do aprofundamento alargado dos conhecimentos de intervenção profissional na área de Educação Física. O presente documento denominado Relatório Final do Estágio Pedagógico, foi produzido com o propósito de descrever todo o processo de aprendizagem realizado ao longo da nossa intervenção pedagógica na Escola Básica 2,3/S Dr. Daniel de Matos - Vila Nova de Poiares, com a turma do 9º B no presente ano letivo. Deste modo, todo este documento contempla um conjunto de tarefas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem que permite a organização, realização, avaliação e reflexão de todo o processo pedagógico. O relatório apresenta-se estruturado de acordo com as atividades desenvolvidas, iniciando com o primeiro capítulo, onde refletimos sobre Expectativas e Opções Iniciais em Relação ao Estágio. Seguimos com a Análise Reflexiva da Prática Pedagógica, mais precisamente no que respeita ao Planeamento; Realização e Avaliação. Passamos para a reflexão da Atitude Ético-Profissional, à Justificação das Opções Tomadas, e uma Síntese Conclusiva no âmbito de toda a nossa intervenção pedagógica. Por último e não menos importante, temos o segundo capítulo, referente ao tema problema - A influência das aulas de educação física no âmbito do programa “Toca a Mexer” na Coordenação Motora de crianças com NEE, que iremos tratar mais adiante. Palavras-chave: Reflexão. Docência. Competências. Pratica Pedagógica. Coordenação Motora. Abstract The Master of Education Physical Education in Elementary and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra, includes a practical component that enables professional, by deepening broadened the professional intervention of knowledge in Physical Education. This document called Final Report of the Teacher Training, was produced for the purpose of describing the whole process of learning done throughout our educational intervention in Primary School 2.3 / S Dr. Daniel de Matos - Vila Nova de Poiares, with 9th class B in this school year. Thus, throughout this document includes a set of tasks of teaching-learning process that allows the organization, implementation, evaluation and reflection of the entire educational process. The report is structured according to the activities, starting with the first chapter, where we reflect on expectations and Start Options in Relation to Stage. We follow with the Reflective Analysis of Teaching Practice, specifically with regard to planning; Achievement and Assessment. We passed to the reflection of Ethical and Professional Attitude, the justification of the options sockets, and a Conclusive Synthesis under all our pedagogical intervention. Last but not least, we have the second chapter, referring to the theme problem - The influence of physical education classes under the program "Play to Stir"on the Motor Coordination of children with SEN, which we will address later.The Master of Education Physical Education in Elementary and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra, includes a practical component that enables professional, by deepening broadened the professional intervention of knowledge in Physical Education. This document called Final Report of the Teacher Training, was produced for the purpose of describing the whole process of learning done throughout our educational intervention in Primary School 2.3 / S Dr. Daniel de Matos - Vila Nova de Poiares, with 9th class B in this school year. Thus, throughout this document includes a set of tasks of teaching-learning process that allows the organization, implementation, evaluation and reflection of the entire educational process. The report is structured according to the activities, starting with the first chapter, where we reflect on expectations and Start Options in Relation to Stage. We follow with the Reflective Analysis of Teaching Practice, specifically with regard to planning; Achievement and Assessment. We passed to the reflection of Ethical and Professional Attitude, the justification of the options sockets, and a Conclusive Synthesis under all our pedagogical intervention. Last but not least, we have the second chapter, referring to the theme problem - The influence of physical education classes under the program "Play to Stir" on the Motor Coordination of children with SEN, which we will address later.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30318http://hdl.handle.net/10316/30318TID:201342626porFernandes, F. (2015). Relatório Final de Estágio Pedagógico. Relatório final de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Fernandes, Fábio António Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-24T10:22:07Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:55.612046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio desenvolvido na escola EB 2,3-S Dr. Daniel de Matos junto da turma do 9ºB no ano letivo 2014-2015
title Relatório de estágio desenvolvido na escola EB 2,3-S Dr. Daniel de Matos junto da turma do 9ºB no ano letivo 2014-2015
spellingShingle Relatório de estágio desenvolvido na escola EB 2,3-S Dr. Daniel de Matos junto da turma do 9ºB no ano letivo 2014-2015
Fernandes, Fábio António Oliveira
Reflexão
Docência
Competências
Pratica Pedagógica
Coordenação Motora
Reflection
Learning
Teaching
Skills
Pedagogical practice
Motor coordination
title_short Relatório de estágio desenvolvido na escola EB 2,3-S Dr. Daniel de Matos junto da turma do 9ºB no ano letivo 2014-2015
title_full Relatório de estágio desenvolvido na escola EB 2,3-S Dr. Daniel de Matos junto da turma do 9ºB no ano letivo 2014-2015
title_fullStr Relatório de estágio desenvolvido na escola EB 2,3-S Dr. Daniel de Matos junto da turma do 9ºB no ano letivo 2014-2015
title_full_unstemmed Relatório de estágio desenvolvido na escola EB 2,3-S Dr. Daniel de Matos junto da turma do 9ºB no ano letivo 2014-2015
title_sort Relatório de estágio desenvolvido na escola EB 2,3-S Dr. Daniel de Matos junto da turma do 9ºB no ano letivo 2014-2015
author Fernandes, Fábio António Oliveira
author_facet Fernandes, Fábio António Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Fábio António Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Docência
Competências
Pratica Pedagógica
Coordenação Motora
Reflection
Learning
Teaching
Skills
Pedagogical practice
Motor coordination
topic Reflexão
Docência
Competências
Pratica Pedagógica
Coordenação Motora
Reflection
Learning
Teaching
Skills
Pedagogical practice
Motor coordination
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/30318
http://hdl.handle.net/10316/30318
TID:201342626
url http://hdl.handle.net/10316/30318
identifier_str_mv TID:201342626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, F. (2015). Relatório Final de Estágio Pedagógico. Relatório final de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133660696281088