Práticas de liderança do(a) director(a) : um estudo em escolas públicas do Distrito de Coimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Bela Elisabete Ferreira Correia de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2016
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_062c325efb160c360a308633498c9dff
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de liderança do(a) director(a) : um estudo em escolas públicas do Distrito de CoimbraPlaneamento e administração da educaçãoDiretoresLiderançaTeoriaGéneroLegislação da educaçãoLeadershipLeadership theoriesPublic schoolGenderLeadership practices inventoryDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaEsta investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Educacional, tendo como tema “PRÁTICAS DE LIDERANÇA DO/A DIRECTOR/A. UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO DE COIMBRA”. O estudo teve como principal objectivo caracterizar e identificar as práticas de liderança mais postas em prática pelos/as Directores/as das Escolas Públicas do distrito de Coimbra, segundo o modelo desenvolvido por Kouzes e Posner (2009). O quadro teórico de referência aborda a liderança (conceito de liderança e de líder; algumas teorias de modelos de liderança; a liderança e o género; a liderança nas organizações escolares; a liderança na perspectiva da avaliação externa), o modelo de Kouzes e Posner e a liderança no contexto normativo educacional (evolução do suporte legislativo que legisla as lideranças escolares). No processo de investigação usou-se a metodologia quantitativa, nomeadamente o inquérito por questionário, tendo respondido a este 35 Directores (num total de 56 possíveis). A análise dos dados recolhidos demonstrou que a prática de liderança mais utilizada pelos/as Directores/as das Escolas Públicas do distrito de Coimbra foi “Permitir que os outros ajam”. Por outro lado, a prática de liderança que apresentou valores mais baixos foi “Desafiar o processo”. Em todas as práticas de liderança, o género masculino obteve resultados mais elevados do que o feminino, embora as diferenças não tenham sido estatisticamente significativas. No que ao tipo de estabelecimento de ensino diz respeito, os Agrupamentos de Escola obtiveram, em todas as variáveis, valores mais elevados nas cinco práticas de liderança, comparativamente às Escolas não agrupadas. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nas práticas de liderança “Mostrar o caminho” e “Encorajar a vontade”. Os resultados apresentaram, também, relevância na prática de liderança “Inspirar uma visão conjunta”. Os/as Directores/as com mais experiência no cargo obtiveram resultados mais elevados que os seus pares com menos experiência, excepto na prática de liderança “Encorajar a vontade”, onde ambos apresentaram o mesmo valor de média. Os/as Directores mais novos/as (36 a 45 anos) apresentam resultados mais elevados em todas as práticas de liderança, quando comparados com os seus pares mais velhos (+45 anos).This research was conducted in the Masters in Educational Administration and Management subordinated to the theme "DIRECTOR’S LEADERSHIP PRACTICES. A STUDY IN PUBLIC SCHOOLS OF THE DISTRICT OF COIMBRA". This study's main objective was to characterize and identify the leadership practices more implemented by Directors of Public Schools in the district of Coimbra. The theoretical framework deals with the leadership (the concept of leadership and leader, some theories of leadership models, leadership and gender, leadership in school organizations, the leadership from the perspective of the external evaluation), the model of Kouzes and Posner and educational leadership in the legal context (evolution of the legislation support which rules school leaderships). In the research process it was applied the quantitative methodology, namely the survey by questionnaire, having responded to this 35 Directors (of 56 possible). The analysis of the collected data showed that the practice of leadership that most Directors applied in the Public Schools in the district of Coimbra was "Allow others to act". On the other hand the practice of leadership that showed lower values was "Challenging the process". In all practices of leadership male gender achieved higher performance results than female gender although the differences were not statistically significant. In what concerns to the type of school, school clusters obtained higher values in the five leadership practices, in all variables, compared to non-grouped schools. There were statistically significant differences in the leadership practices "Show the way" and "Encourage the will." The results also showed significance in the practice of leadership “Inspire a shared vision”. Directors with more experience achieved higher results than their peers with less experience, except in the practice of leadership "Encourage the will", where both presented the same average value. The youngest Directors (36 to 45 years old) showed higher results in all leadership practices when compared to their older peers (over 45 years old).Grave-Resendes, LídiaRepositório AbertoMatos, Bela Elisabete Ferreira Correia de2011-12-26T13:48:25Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2016porMatos, Bela Elisabete Ferreira Correia de - Práticas de liderança do(a) director(a) [Em linha] : um estudo em escolas públicas do Distrito de Coimbra. Lisboa : [s.n.], 2011. [175 ] p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:47:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:38.980123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de liderança do(a) director(a) : um estudo em escolas públicas do Distrito de Coimbra
title Práticas de liderança do(a) director(a) : um estudo em escolas públicas do Distrito de Coimbra
spellingShingle Práticas de liderança do(a) director(a) : um estudo em escolas públicas do Distrito de Coimbra
Matos, Bela Elisabete Ferreira Correia de
Planeamento e administração da educação
Diretores
Liderança
Teoria
Género
Legislação da educação
Leadership
Leadership theories
Public school
Gender
Leadership practices inventory
title_short Práticas de liderança do(a) director(a) : um estudo em escolas públicas do Distrito de Coimbra
title_full Práticas de liderança do(a) director(a) : um estudo em escolas públicas do Distrito de Coimbra
title_fullStr Práticas de liderança do(a) director(a) : um estudo em escolas públicas do Distrito de Coimbra
title_full_unstemmed Práticas de liderança do(a) director(a) : um estudo em escolas públicas do Distrito de Coimbra
title_sort Práticas de liderança do(a) director(a) : um estudo em escolas públicas do Distrito de Coimbra
author Matos, Bela Elisabete Ferreira Correia de
author_facet Matos, Bela Elisabete Ferreira Correia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grave-Resendes, Lídia
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Bela Elisabete Ferreira Correia de
dc.subject.por.fl_str_mv Planeamento e administração da educação
Diretores
Liderança
Teoria
Género
Legislação da educação
Leadership
Leadership theories
Public school
Gender
Leadership practices inventory
topic Planeamento e administração da educação
Diretores
Liderança
Teoria
Género
Legislação da educação
Leadership
Leadership theories
Public school
Gender
Leadership practices inventory
description Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-26T13:48:25Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2016
url http://hdl.handle.net/10400.2/2016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matos, Bela Elisabete Ferreira Correia de - Práticas de liderança do(a) director(a) [Em linha] : um estudo em escolas públicas do Distrito de Coimbra. Lisboa : [s.n.], 2011. [175 ] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135004664528896