Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piteira, Patrícia Isabel Beiçudo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15914
Resumo: O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico tem como finalidade basilar dar a conhecer o meu percurso de intervenção e investigação nesses contextos de ensino, com enfoque para a temática: “Avaliar para aprender”. São os principais objetivos deste relatório: abordar as funções da avaliação na construção da práxis educativa; compreender como é realizada a avaliação das aprendizagens das crianças/alunos inerentes às valências de ensino supracitadas; apresentar possíveis estratégias para que a avaliação assuma um cariz formativo com recurso, por exemplo, ao feedback; assumir a avaliação como elemento regulador do ensino e da aprendizagem e mostrar que tentei assegurar uma avaliação holística e integrada. Para alcançar tais objetivos foram promovidas algumas estratégias que realçassem a avaliação como um elemento integrante do processo de ensinoaprendizagem, assumindo um cariz formativo e garantindo a participação dos diversos elementos da comunidade educativa; Supervised Teaching Practice in a Preschool and Primary School Educational Level: Assessment to learn ABSTRACT: This report of Supervised Teaching Practice (STP) in a Pre-school and Primary School Educational Level is to present the research and personal involvement in these educational contexts, with focus on the theme: "Assessment to Learn." The main objectives of this report are: reviewing the functions of an assessment in the construction of an educational praxis; understanding how the learning assessment of children/students involved in the above teaching skills is perfomed; presenting possible strategies so that the assessment takes a formative nature using, for example, feedback; using the evaluation as regulatory teaching and learning element and ensuring an holistic and integrated review. To achieve these objectives some strategies were promoted that presented an assessment as an integral part of the process of teaching and learning, electing a formative nature and ensuring participation of the various members of the educational community.
id RCAP_065cb3f91610cdf24e07e779b7cab6e8
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprenderPré-escolar1.º ciclo do ensino básicoPrática de ensino supervisionadaAvaliaçãoAprendizagensAvaliação formativaAutoavaliaçãoPre-schoolPrimary school educational levelSupervised teaching practiceAssessmentLearningFormative assessmentSelf-assessmentO presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico tem como finalidade basilar dar a conhecer o meu percurso de intervenção e investigação nesses contextos de ensino, com enfoque para a temática: “Avaliar para aprender”. São os principais objetivos deste relatório: abordar as funções da avaliação na construção da práxis educativa; compreender como é realizada a avaliação das aprendizagens das crianças/alunos inerentes às valências de ensino supracitadas; apresentar possíveis estratégias para que a avaliação assuma um cariz formativo com recurso, por exemplo, ao feedback; assumir a avaliação como elemento regulador do ensino e da aprendizagem e mostrar que tentei assegurar uma avaliação holística e integrada. Para alcançar tais objetivos foram promovidas algumas estratégias que realçassem a avaliação como um elemento integrante do processo de ensinoaprendizagem, assumindo um cariz formativo e garantindo a participação dos diversos elementos da comunidade educativa; Supervised Teaching Practice in a Preschool and Primary School Educational Level: Assessment to learn ABSTRACT: This report of Supervised Teaching Practice (STP) in a Pre-school and Primary School Educational Level is to present the research and personal involvement in these educational contexts, with focus on the theme: "Assessment to Learn." The main objectives of this report are: reviewing the functions of an assessment in the construction of an educational praxis; understanding how the learning assessment of children/students involved in the above teaching skills is perfomed; presenting possible strategies so that the assessment takes a formative nature using, for example, feedback; using the evaluation as regulatory teaching and learning element and ensuring an holistic and integrated review. To achieve these objectives some strategies were promoted that presented an assessment as an integral part of the process of teaching and learning, electing a formative nature and ensuring participation of the various members of the educational community.Universidade de Évora2015-10-06T10:10:45Z2015-10-062015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15914http://hdl.handle.net/10174/15914porDepartamento de Pedagogia e Educaçãopatriciapiteira10@gmail.com6717329544Piteira, Patrícia Isabel Beiçudoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:22.523630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender
Piteira, Patrícia Isabel Beiçudo
Pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
Prática de ensino supervisionada
Avaliação
Aprendizagens
Avaliação formativa
Autoavaliação
Pre-school
Primary school educational level
Supervised teaching practice
Assessment
Learning
Formative assessment
Self-assessment
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: avaliar para aprender
author Piteira, Patrícia Isabel Beiçudo
author_facet Piteira, Patrícia Isabel Beiçudo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piteira, Patrícia Isabel Beiçudo
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
Prática de ensino supervisionada
Avaliação
Aprendizagens
Avaliação formativa
Autoavaliação
Pre-school
Primary school educational level
Supervised teaching practice
Assessment
Learning
Formative assessment
Self-assessment
topic Pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
Prática de ensino supervisionada
Avaliação
Aprendizagens
Avaliação formativa
Autoavaliação
Pre-school
Primary school educational level
Supervised teaching practice
Assessment
Learning
Formative assessment
Self-assessment
description O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico tem como finalidade basilar dar a conhecer o meu percurso de intervenção e investigação nesses contextos de ensino, com enfoque para a temática: “Avaliar para aprender”. São os principais objetivos deste relatório: abordar as funções da avaliação na construção da práxis educativa; compreender como é realizada a avaliação das aprendizagens das crianças/alunos inerentes às valências de ensino supracitadas; apresentar possíveis estratégias para que a avaliação assuma um cariz formativo com recurso, por exemplo, ao feedback; assumir a avaliação como elemento regulador do ensino e da aprendizagem e mostrar que tentei assegurar uma avaliação holística e integrada. Para alcançar tais objetivos foram promovidas algumas estratégias que realçassem a avaliação como um elemento integrante do processo de ensinoaprendizagem, assumindo um cariz formativo e garantindo a participação dos diversos elementos da comunidade educativa; Supervised Teaching Practice in a Preschool and Primary School Educational Level: Assessment to learn ABSTRACT: This report of Supervised Teaching Practice (STP) in a Pre-school and Primary School Educational Level is to present the research and personal involvement in these educational contexts, with focus on the theme: "Assessment to Learn." The main objectives of this report are: reviewing the functions of an assessment in the construction of an educational praxis; understanding how the learning assessment of children/students involved in the above teaching skills is perfomed; presenting possible strategies so that the assessment takes a formative nature using, for example, feedback; using the evaluation as regulatory teaching and learning element and ensuring an holistic and integrated review. To achieve these objectives some strategies were promoted that presented an assessment as an integral part of the process of teaching and learning, electing a formative nature and ensuring participation of the various members of the educational community.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06T10:10:45Z
2015-10-06
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15914
http://hdl.handle.net/10174/15914
url http://hdl.handle.net/10174/15914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
patriciapiteira10@gmail.com
671
7329544
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136567176986624