A língua portuguesa na resolução de problemas no 2º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14357 |
Resumo: | De importância crucial, as disciplinas de Português e Matemática estabelecem entre si uma relação simbiótica esquecida na maioria das vezes, pela comunidade escolar. Nesta relação, destaca-se especificamente o papel da leitura e compreensão dos enunciados matemáticos, na resolução de problemas. Já abordado em diversas investigações, torna-se efetivamente fundamental considerar cada vez mais a natureza linguística inerente ao processo de resolução de problemas uma vez que, segundo Pólya, esta é a primeira etapa pela qual deverão “passar” os alunos de modo a melhor desenvolverem esta capacidade. Assim, o presente estudo pretende precisamente diagnosticar quais as principais dificuldades dos alunos no âmbito da resolução de problemas matemáticos, mais especificamente na leitura e compreensão dos mesmos, refletir sobre elas e apresentar possíveis caminhos de melhoria. Tendo em consideração os principais objetivos apresentados, o presente estudo, algo peculiar devido ao desenvolvimento que tomou, enquadrou-se numa metodologia de Investigação-Ação / Estudo de Caso, uma vez que nas sessões e instrumentos aplicados se encontra subjacente um ciclo investigativo, ainda que complementado pontualmente pela análise de diversas realidades, através da aplicação de testes diagnósticos. Através dos dados e análise inseridas no presente relatório, poder-se-ão, no futuro, desenvolver investigações que comtemplem, não só as restantes etapas propostas por Pólya, mas também a realização de instrumentos e sessões adequadas ao desenvolvimento e melhoria das várias capacidades envolvidas no processo de resolução de problemas. |
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A língua portuguesa na resolução de problemas no 2º CEBEnsino da matemáticaEnsino da matemática - Ensino básico 2º cicloTestes escolares - MatemáticaResolução de problemasInterpretação de textos - Língua portuguesaEstratégias da aprendizagemDe importância crucial, as disciplinas de Português e Matemática estabelecem entre si uma relação simbiótica esquecida na maioria das vezes, pela comunidade escolar. Nesta relação, destaca-se especificamente o papel da leitura e compreensão dos enunciados matemáticos, na resolução de problemas. Já abordado em diversas investigações, torna-se efetivamente fundamental considerar cada vez mais a natureza linguística inerente ao processo de resolução de problemas uma vez que, segundo Pólya, esta é a primeira etapa pela qual deverão “passar” os alunos de modo a melhor desenvolverem esta capacidade. Assim, o presente estudo pretende precisamente diagnosticar quais as principais dificuldades dos alunos no âmbito da resolução de problemas matemáticos, mais especificamente na leitura e compreensão dos mesmos, refletir sobre elas e apresentar possíveis caminhos de melhoria. Tendo em consideração os principais objetivos apresentados, o presente estudo, algo peculiar devido ao desenvolvimento que tomou, enquadrou-se numa metodologia de Investigação-Ação / Estudo de Caso, uma vez que nas sessões e instrumentos aplicados se encontra subjacente um ciclo investigativo, ainda que complementado pontualmente pela análise de diversas realidades, através da aplicação de testes diagnósticos. Através dos dados e análise inseridas no presente relatório, poder-se-ão, no futuro, desenvolver investigações que comtemplem, não só as restantes etapas propostas por Pólya, mas também a realização de instrumentos e sessões adequadas ao desenvolvimento e melhoria das várias capacidades envolvidas no processo de resolução de problemas.Portuguese and Mathematics subjects play a crucial role because they establish a symbiotic relationship often forgotten by the school community. In this relationship, the role of reading and comprehension (understanding) of the Mathematics questions papers stands out in the problems resolution. It has been several times approached in researches, that it is fundamental to consider the importance of linguistic nature in the problem - solving process. According to Pólya, this is the first step students should take in order to develop better this capacity. So, this study wants to diagnose the student’s main difficulties in solving mathematics problems, specifically in reading and understanding them, thinking about the difficulties and showing possible ways of improvement. Considering the main goals presented, this study, a bit peculiar due to its development, fits a work methodology of Researching – action / Case study, since that behind the sessions and instruments used, lies a cycle of investigation, although occasionally supplemented by the analysis of different realities, through the application of diagnostic tests. Through the information and analysis mentioned in this report, it will be able, in future, to develop investigations which concern, not only the remaining steps proposed by Pólya, but also the achievement of appropriate tools and sessions to develop and improve the various skills involved in the problem-solving process.Universidade de Aveiro2015-07-07T14:35:24Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14357TID:201574780porOliveira, Filipa de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:14Zoai:ria.ua.pt:10773/14357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:56.910393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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