A perspetiva da criança sobre o brincar: grupo/individual, interior/exterior e estruturada/semiestruturada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Filipa Bernardes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12884
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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Adicionalmente, refleti acerca das aprendizagens efetuadas; conheci o grupo de crianças e a equipa educativa que o acompanhava, que me auxiliaram no planeamento e dinamização das atividades, e avaliei a minha prática, sendo que todos estes aspetos contribuíram para a construção da minha profissionalidade educativa. Neste relatório é apresentada uma investigação surgida durante o período de estágio, relacionada com a temática do brincar, nomeadamente, com as conceções que as crianças têm relativamente a este ato em diferentes dimensões: social, espacial e estrutural. Neste sentido, procurei fundamentar e justificar, teoricamente, a problemática e, de seguida, apresentar os dados obtidos, através da aplicação de uma tarefa de preferências. Com esta investigação averiguei que as crianças participantes do estudo consideram que o brincar é um ato socialmente praticado em grupo; que espacialmente decorre no exterior e estruturalmente caracteriza-se pelas brincadeiras semiestruturadas. Enquanto futura educadora perspetivo a minha prática educativa baseada na construção de relações de afeto, cooperação e respeito entre mim e os diferentes intervenientes dos contextos socioeducativos (crianças, equipa educativa e famílias); na valorização e promoção das capacidades e aprendizagens das crianças, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento e no reconhecimento da criança como sujeito e agente do processo educativo.ABSTRACT This report aims to present, in a reflexive and substantiate manner, my educational intervention during the whole process of Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), in a context of Kindergarten, more specifically, in a group of children aged between 2 and 5 years old. During the internship period, I had the opportunity to experience and contact with a new educational practice, which allowed me to acquire new knowledge and develop several essential skills for my professional future. Additionally, I reflected on the lessons learned; I met the group of children and the educational team that accompanied them, who helped me in planning and promoting activities and evaluated my practice, all these aspects contributed to the construction of my educational professionality. This report presents an investigation that emerged during the internship period, related to the theme of playing, namely, with the conceptions that children have about this act in different dimensions: social, spatial and structural. In this sense, I seek to substantiate and justify, theoretically, the problem and then present the data obtained through the application of a preferences’ task. With this investigation I found out that the children participating in the study consider that playing is a socially practiced group act; that spatially happens abroad and is structurally characterized by semi-structured games. As a future educator, I prospective my educational practice based on the construction of affectionate relationships, cooperation and respect among myself and the different actors in the socio-educational contexts (children, educational team and families); in the valorization and promotion of children's abilities and learnings, in order to contribute to their development and in the recognition of the child as a subject and agent of the educational process.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaFuertes, MarinaRCIPLMartins, Filipa Bernardes2021-02-18T15:35:09Z2020-06-292020-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12884TID:202628647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:53.690416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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