Um modelo de supervisão da prática pedagógica na formação inicial de professores de Biologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33918 |
Resumo: | Actualmente, os conhecimentos científicos de Biologia e as suas aplicações tecnológicas influenciam profundamente a vida das pessoas e de todos os seres vivos em geral. E urgente que os nossos jovens se tomem cidadãos informados capazes de tomar decisões responsáveis. Estas expectativas e apreensões exigem que o papel da escola e os propósitos do ensino das ciências sejam repensados. Os professores devem ser importantes agentes de mudança. Para tal é preciso que os programas de formação os preparem para esses novos desafios. O estudo que apresentamos situa-se ao nível da componente de prática pedagógica do modelo integrado de formação inicial de professores do ensino Básico (3°ciclo) e Secundário, O seu âmbito específico de intervenção são as práticas do professor orientador de estágio que na escola organiza e acompanha de forma directa as actividades de formação de futuros professores de Biologia. Os objectivos do estudo foram a construção e a validação empírica de um modelo de orientação de estágio fundamentado e articulado com as novas tendências para o ensino das ciências, a formação dos professores e a aprendizagem construtivista dos alunos. A metodologia adoptada foi de natureza qualitativa e o paradigma seguido foi o estudo de caso de tipo investigação-acção (Stenhouse, 1988). O trabalho empírico decorreu ao longo de dez meses (Setembro de 96 a Junho de 97). Estiveram envolvidas quatro professoras estagiárias, alunas do último ano da licenciatura em Ensino de Biologia-Geologia da Universidade de Aveiro. A investigadora foi, também, a orientadora de estágio pelo que contribuiu para o estudo e o desenvolvimento do próprio caso. Foram utilizadas fontes múltiplas de evidência (observação participante, entrevista e análise documental) e processos de triangulação de técnicas e de dados. A recolha dos dados foi acompanhada de análise concomitante o que permitiu a construção e a validação empírica do modelo de orientação de estágio. No final do estudo, para averiguar os efeitos da aplicação do modelo, foi feita uma análise de conteúdo de dados. Concluímos que o programa de formação permitiu às professoras estagiárias a construção de concepções que julgamos favoráveis aos desafios da educação científica e à aprendizagem construtivista dos alunos. |
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O estudo que apresentamos situa-se ao nível da componente de prática pedagógica do modelo integrado de formação inicial de professores do ensino Básico (3°ciclo) e Secundário, O seu âmbito específico de intervenção são as práticas do professor orientador de estágio que na escola organiza e acompanha de forma directa as actividades de formação de futuros professores de Biologia. Os objectivos do estudo foram a construção e a validação empírica de um modelo de orientação de estágio fundamentado e articulado com as novas tendências para o ensino das ciências, a formação dos professores e a aprendizagem construtivista dos alunos. A metodologia adoptada foi de natureza qualitativa e o paradigma seguido foi o estudo de caso de tipo investigação-acção (Stenhouse, 1988). O trabalho empírico decorreu ao longo de dez meses (Setembro de 96 a Junho de 97). Estiveram envolvidas quatro professoras estagiárias, alunas do último ano da licenciatura em Ensino de Biologia-Geologia da Universidade de Aveiro. A investigadora foi, também, a orientadora de estágio pelo que contribuiu para o estudo e o desenvolvimento do próprio caso. Foram utilizadas fontes múltiplas de evidência (observação participante, entrevista e análise documental) e processos de triangulação de técnicas e de dados. A recolha dos dados foi acompanhada de análise concomitante o que permitiu a construção e a validação empírica do modelo de orientação de estágio. No final do estudo, para averiguar os efeitos da aplicação do modelo, foi feita uma análise de conteúdo de dados. Concluímos que o programa de formação permitiu às professoras estagiárias a construção de concepções que julgamos favoráveis aos desafios da educação científica e à aprendizagem construtivista dos alunos.Nowadays the scientific knowledge of Biology and its technological applications influence people's lives and in general all the living being's lives in a profound way. It is urgent that our young people become informed citizens capable of making responsible decisions. These expectations and concerns demand that the role of school and the targets of the science education should be thought over. The teachers should be important agents of changes. In order to achieve this aim the formation programmes must prepare them to those challenges. The study which we are presenting is situated at the level of the pedagogical practice component of the integrated model of the initial formation of the teachers who will be in charge of the secondary education students (13 - 18 years old). Its specific ambit of intervention are the practices of the teacher who at school organises and supervises, in a direct way, the activities of formation of future teachers of Biology. The objectives of the study have been the construction and empirical validation of a supervising model for trainee teachers based on and connected with the new tendencies in the teaching of sciences, teacher education and the students' constructive learning. The adopted methodology has been of qualitative nature and the followed paradigm has been the case study according to the model of action-research (Stenhouse, 1988). The empirical work has lasted for ten months (from September 1996 to June 1997). Four trainee teachers who were in their last year, taking their degree in Biology-Geology teaching in the University of Aveiro have participated. The researcher has also been the supervisor of the trainee teachers, in this way contributing to the study and the development of the case itself Multiple sources of evidence (participant observation, interview and documentary analysis) and triangular process of techniques and data has been used. The collection of data has been accompanied by the simultaneous analysis, which has permitted the construction and the empirical validation of the model of the supervising activities. At the end of this study and in order to check the effects of the applications of the model an analysis of the contents of data has been made. We come to the conclusions that the formation programme has enable the trainee teachers to construct the conceptions which we consider favourable to the challenges of scientific education and to the constructive students' learning.2022-05-18T13:58:39Z1998-01-01T00:00:00Z1998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33918porMendes, Alcina Maria Parrachoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:18Zoai:ria.ua.pt:10773/33918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:17.380076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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