O processo de outsourcing no setor público e privado: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10511 |
Resumo: | Neste trabalho investigámos o outsourcing nos setores público e privado portugueses. Em específico, procurámos compreender como é conduzido o processo de outsourcing em organizações do setor público e privado em Portugal e quais as diferenças na sua implementação. Para este efeito, analisámos cinco dimensões chave do processo de outsourcing, sendo elas: (1) as motivações que levam as organizações públicas e privadas a considerar o outsourcing na gestão das suas atividades; (2) o tipo de atividades que são colocadas em outsourcing; (3) o processo de seleção dos fornecedores externos; (4) o processo de elaboração do contrato de outsourcing; e, por último, (5) os processos de monitorização e de avaliação dos fornecedores. O método empírico utilizado neste trabalho foi o estudo de caso. Em concreto, escolhemos duas organizações portuguesas, uma pública e outra privada com experiência na utilização do outsourcing. A organização privada opera no setor bancário português e a organização pública está inserida no Ministério das Finanças. Em cada organização, entrevistámos 4 sujeitos familiarizados com as etapas de implementação do outsourcing. O teste empírico foi realizado com base nas entrevistas realizadas e através da análise documental. Os resultados da análise efetuada demonstram que a organização privada aqui analisada apresenta um modelo de outsourcing racional e eficiente, enquanto a organização pública apresenta um modelo híbrido baseado numa gestão reativa de curto-prazo. A principal diferença encontrada nas dimensões anteriormente referidas reside no contexto legal. Enquanto a organização privada tem flexibilidade legal para implementar as fases do processo de outsourcing, a organização pública demonstra ser condicionada e influenciada por normativos legais que definem e regulam o modelo de contratação externa. |
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O processo de outsourcing no setor público e privado: um estudo de casoGestão estratégicaContratação externa de serviçosEmpresas públicas: Estudos de caso: Lisboa (Portugal)Empresas privadas: Estudos de caso: Lisboa (Portugal)Neste trabalho investigámos o outsourcing nos setores público e privado portugueses. Em específico, procurámos compreender como é conduzido o processo de outsourcing em organizações do setor público e privado em Portugal e quais as diferenças na sua implementação. Para este efeito, analisámos cinco dimensões chave do processo de outsourcing, sendo elas: (1) as motivações que levam as organizações públicas e privadas a considerar o outsourcing na gestão das suas atividades; (2) o tipo de atividades que são colocadas em outsourcing; (3) o processo de seleção dos fornecedores externos; (4) o processo de elaboração do contrato de outsourcing; e, por último, (5) os processos de monitorização e de avaliação dos fornecedores. O método empírico utilizado neste trabalho foi o estudo de caso. Em concreto, escolhemos duas organizações portuguesas, uma pública e outra privada com experiência na utilização do outsourcing. A organização privada opera no setor bancário português e a organização pública está inserida no Ministério das Finanças. Em cada organização, entrevistámos 4 sujeitos familiarizados com as etapas de implementação do outsourcing. O teste empírico foi realizado com base nas entrevistas realizadas e através da análise documental. Os resultados da análise efetuada demonstram que a organização privada aqui analisada apresenta um modelo de outsourcing racional e eficiente, enquanto a organização pública apresenta um modelo híbrido baseado numa gestão reativa de curto-prazo. A principal diferença encontrada nas dimensões anteriormente referidas reside no contexto legal. Enquanto a organização privada tem flexibilidade legal para implementar as fases do processo de outsourcing, a organização pública demonstra ser condicionada e influenciada por normativos legais que definem e regulam o modelo de contratação externa.In this study we investigated the outsourcing in the Portuguese public and private sectors. Specifically, we sought to understand how the outsourcing process is conducted in public and private sector organizations in Portugal and what the differences in implementation in each one are. For this purpose, we analyzed five keys dimensions of the outsourcing process, namely: (1) the motivations that drive public and private organizations to incorporate outsourcing into the management of its activities; (2) the type of activities that are placed in outsourcing; (3) the selection process of external suppliers; (4) the process of drafting the outsourcing contract; and, finally, (5) procedures for monitoring and evaluating suppliers. The empirical method used in this work was the case study. Specifically, we chose two Portuguese organizations, one public and another private, with experience in the use of outsourcing. The private organization is operating in the Portuguese banking sector and the public organization is embedded in the Ministry of Finance. In each organization, we interviewed four individuals who are familiar with the stages of implementation of outsourcing. The empirical test was based on interviews and through analysis of documents. The results of the analysis performed shows that the private organization analyzed here presents an outsourcing model rational and efficient, while the public organization presents a hybrid model based on reactive management of short-term. The main difference found in the dimensions mentioned above lies in the legal context. While the private organization has the flexibility to implement the statutory stages of outsourcing, the public organization is being conditioned and influenced by legal regulations.Universidade de Aveiro2013-05-29T10:23:16Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10511porGouveia, Daniel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:26Zoai:ria.ua.pt:10773/10511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:05.849442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste trabalho investigámos o outsourcing nos setores público e privado portugueses. Em específico, procurámos compreender como é conduzido o processo de outsourcing em organizações do setor público e privado em Portugal e quais as diferenças na sua implementação. Para este efeito, analisámos cinco dimensões chave do processo de outsourcing, sendo elas: (1) as motivações que levam as organizações públicas e privadas a considerar o outsourcing na gestão das suas atividades; (2) o tipo de atividades que são colocadas em outsourcing; (3) o processo de seleção dos fornecedores externos; (4) o processo de elaboração do contrato de outsourcing; e, por último, (5) os processos de monitorização e de avaliação dos fornecedores. O método empírico utilizado neste trabalho foi o estudo de caso. Em concreto, escolhemos duas organizações portuguesas, uma pública e outra privada com experiência na utilização do outsourcing. A organização privada opera no setor bancário português e a organização pública está inserida no Ministério das Finanças. Em cada organização, entrevistámos 4 sujeitos familiarizados com as etapas de implementação do outsourcing. O teste empírico foi realizado com base nas entrevistas realizadas e através da análise documental. Os resultados da análise efetuada demonstram que a organização privada aqui analisada apresenta um modelo de outsourcing racional e eficiente, enquanto a organização pública apresenta um modelo híbrido baseado numa gestão reativa de curto-prazo. A principal diferença encontrada nas dimensões anteriormente referidas reside no contexto legal. Enquanto a organização privada tem flexibilidade legal para implementar as fases do processo de outsourcing, a organização pública demonstra ser condicionada e influenciada por normativos legais que definem e regulam o modelo de contratação externa. |
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